NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Embraer mostra Gripen E da FAB voando no Brasil com piloto brasileiro


Pedro Viana | Publicada em 07/01/2021 15:14

A Embraer publicou hoje em suas redes sociais um vídeo mostrando o primeiro voo solo decolando do Brasil com um piloto brasileiro no Saab Gripen NG, o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

Isso ocorreu no dia 25 de novembro de 2020, poucas semanas após o Gripen NG desembarcar no Brasil através do Porto de Navegantes, e de algumas apresentações aéreas.

No Brasil, a Embraer é responsável pelo trabalho de desenvolvimento de sistemas, integração, testes de voo e montagem final das aeronaves Gripen, em parceria com a empresa Sueca Saab do Brasil, para atender às demandas da Força Aérea Brasileira Força Aérea Brasileira.

Os testes com o Gripen E continuam a ser realizados em Gavião Peixoto, apesar do caça ter visitado diversas bases aéreas desde que desembarcou no Brasil em setembro de 2020.

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposto) e 8 da versão F (biposto). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais sejam entregues no final de 2021.

DEFESATV


Forças Armadas reforçam ações para reduzir impactos da pandemia

Em ano de pandemia, as Forças Armadas se mobilizaram para ajudar a reduzir os impactos.

Por Agência Brasil | Publicada em 07/01/2021 10:04

Entre as principais ações, está o apoio logístico, com a distribuição de equipamentos e materiais, em conjunto com outros órgãos do governo federal.

Primeiro voo solo de um piloto Embraer no Gripen Brasileiro

Os voos estão sendo realizados no Centro de Ensaios em Voo do Gripen pela Saab, em estreita parceira com a Embraer

Anderson Gabino | Publicada em 07/01/2021 15:55

Em novembro de 2020, os pilotos de provas da Embraer, Eduardo Rodrigues e Carlos Chester, fizeram um voo solo no caça Gripen pela primeira vez na Unidade Gavião Peixoto.

Os voos estão sendo realizados no Centro de Ensaios em Voo do Gripen pela Saab, em estreita parceira com a Embraer, e ambos os pilotos passaram anteriormente por um intenso treinamento em Linköping, na Suécia. Confira!

O voo aconteceu no dia 25 de novembro, mas somente hoje a Embraer e a Saab divulgaram o vídeo deste primeiro voo. Nele pode se ver o Piloto Eduardo Rodrigues realizando seu voo solo na aeronave Saab Gripen E (FAB 4100).

Desta forma, ele se torna o primeiro piloto civil brasileiro a solar o F-39 E em solo brasileiro. Com isto a Embraer passa contar com um piloto seu na campanha de ensaios do F-39E.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL MERCADO E EVENTOS - Embraer produz curta-metragem de animação sobre a trajetória de Ozires Silva


Igor Regis | Publicada em 07/01/2021 16:10

A Embraer celebra amanhã, dia 8, o aniversário de 90 anos do engenheiro Ozires Silva, um dos maiores ícones da indústria aeronáutica brasileira. Entre as ações de comemoração para a data é a estreia do curta-metragem ‘O voo do impossível’, uma animação idealizada e produzida pela Embraer. A exibição acontece a partir do meio-dia, em um ambiente virtual dedicado no website da Embraer (https://embraer.com/br/pt/o-voo-do-impossivel) e também estará disponível nas mídias sociais.

“O engenheiro Ozires Silva faz parte de uma geração de empreendedores brasileiros que transformou a indústria nacional, levando o Brasil a ser respeitado e admirado mundialmente”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Sua visão empreendedora e, principalmente, a sua contagiante paixão pela inovação construíram o caminho para a Embraer se expandir de forma que poucos imaginavam e estar hoje entre os maiores fabricantes de aeronaves do mundo”.

Nascido em 8 de janeiro de 1931, em Bauru – SP, desde criança Ozires Silva sonhava em fabricar aviões no Brasil e encontrou na carreira de oficial aviador o caminho para tornar aquele objetivo uma realidade. Na década de 1960, após a formação em engenharia aeronáutica, no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos – SP, exerceu com entusiasmo liderança sobre o grupo de visionários que desenvolveu o avião Bandeirante e posteriormente criou a Embraer em 1969. Ozires Silva foi o primeiro diretor-superintendente da companhia.

“É com esse mesmo espírito de superação, energia e empreendedorismo que continuamos trabalhando para fazer a nossa companhia alçar voos ainda mais altos no futuro e continuar sendo a referência tecnológica que conhecemos hoje,” complementa Gomes Neto.

Curta-metragem
A história de vida de um menino que sonhava fabricar aviões no Brasil na década de 1940 é o fio condutor desse curta-metragem com duração de 14 minutos. Baseado em fatos reais, a animação revela detalhes da vida do engenheiro Ozires Silva, o oficial da aeronáutica que dedicou sua vida a um ideal de infância e liderou a criação da Embraer, um dos maiores fabricantes de aeronaves do mundo.

No filme são relatadas a cumplicidade de uma amizade; a surpresa ao saber que o Brasil teria uma escola de engenharia aeronáutica; e o papel de um francês que o ajudou a idealizar a máquina voadora mais adequada para levar o desenvolvimento às regiões mais remotas. Repleto de mensagens sobre ousadia, perseverança e entusiasmo, a produção em computação gráfica 3D envolve o público de todas as idades pela narrativa lúdica de que sempre vale a pena perseguir os nossos sonhos.

Curta-metragem: O voo do impossível
Estreia: 8 de janeiro nas mídias sociais e canais oficiais da Embraer

Ozires Silva
Ozires Silva nasceu em 8 de janeiro de 1931, em Bauru, interior de São Paulo. Em 1948 entrou para a Escola da Aeronáutica, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro, onde recebeu sua licença de piloto militar quatro anos depois. Mudou-se para São José dos Campos-SP para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1959, graduando-se em Engenharia Aeronáutica em 1962. Após a graduação, passou a liderar o Departamento de Aeronaves do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA).

Em 1965 iniciou o projeto IPD-6504, que se tornaria depois o avião Bandeirante. Ozires Silva promoveu, ao lado de um grupo de visionários, a criação da Embraer em 1969, vindo a ser o diretor-superintendente da companhia até 1986, quando aceitou a ser presidente da Petrobras. Após dois anos como Ministro da Infraestrutura e Comunicações do governo Collor, Ozires Silva retornou para a Embraer em 1992 e presidiu a companhia até sua privatização em dezembro de 1994.

Ozires Silva assumiu a presidência da Varig em 2000, permanecendo no cargo por dois anos. Em 2003, criou a Pele Nova Biotecnologia, cuja missão estava focada no desenvolvimento de inovações terapêuticas e dermocosméticas a partir da biodiversidade do Brasil. Nas últimas décadas, Ozires se tornou uma voz ativa no país em prol da educação, escrevendo diversos livros e artigos sobre o tema. É hoje Presidente do Conselho Estratégico da Ânima Educação, Chanceler da Universidade São Judas e Patrono dos cursos de Engenharia e Aviação do Ecossistema Ânima.