NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Comandante da Aeronáutica preside cerimônia de reativação de Comandos Aéreos

Comandos Aéreos Leste e Nordeste são reativados

Luiz Padilha | Publicada em 07/07/2020 11:37

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, presidiu, nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), as cerimônias de reativação dos Comandos Aéreos Leste (III COMAR), localizado no Rio de Janeiro (RJ), e Nordeste (II COMAR), em Recife (PE). O Comandante foi recebido pelo Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

O Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros e o Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães assumiram os cargos de Comandante do III COMAR e do II COMAR, respectivamente.

“É importante termos em mente a continuidade do Aprimoramento Operacional e Gerencial, com disposição e coragem para conduzir os ajustes necessários para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de nossa Força Aérea Brasileira [FAB]. O Comando vai ter suas ações sempre baseadas nesse tripé: a representação regional, o apoio administrativo, por meio de suas organizações subordinadas e o suporte à atividade-fim da Força, o preparo e o emprego”, afirmou o Major-Brigadeiro Medeiros, em seu discurso.

Estavam presentes nos eventos, ainda, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira; o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues; o Chefe de Logística e Mobilização do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini; o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica, dentre outras autoridades.

O Brigadeiro Cesar, ao assumir o novo cargo, falou sobre o trabalho a ser desenvolvido. “Está sendo reativado o Comando Aéreo Nordeste – II COMAR, com uma visão holística, que permitirá exercer a supervisão das Organizações Militares (OMs) subordinadas, baseadas em indicadores de desempenho, bem como retomar a representatividade do Comando da Aeronáutica na região Nordeste.”

Os Comandos Aéreos terão suas atividades focadas na supervisão, coordenação e controle, na sua área de jurisdição, bem como na gestão administrativa das OMs subordinadas, por meio de indicadores de desempenho regionais e de tendência, de maneira a mensurar o alcance dos objetivos estratégicos e metas correspondentes.

O Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre a importância da reativação das Organizações Militares, subordinadas à Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. “Nós iniciamos hoje a efetivação, execução e materialização dos ditames da Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica, que identificou a necessidade de nós voltarmos a ter um binômio de referência e de representação, territorialmente”, explanou o Oficial-General.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Bermudez, destacou a relevância do Projeto Piloto. “Iniciamos o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER), tão importante e necessário para a Força, que visa, entre outros aspectos, resgatar a referência e a representatividade da Instituição no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB”.

Projeto Piloto – DCA 19-5/2020

Após a publicação da Diretriz para o Aprimoramento da Reestruturação do Comando da Aeronáutica (COMAER) – Projeto Piloto DCA 19-5/2020, em maio, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou a Fase 1 do processo, que consiste na implantação do Projeto Piloto nos Comandos Aéreos Leste e Nordeste. A iniciativa é fruto de um estudo realizado pelo EMAER, que apontou para a necessidade de resgatar a referência e a representatividade do COMAER no nível regional, além da separação efetiva das atividades operacionais e administrativas das Organizações da FAB.

JORNAL FOLHA DE PERNAMBUCO


Banda de militares do Comando Conjunto Nordeste realiza apresentação no Hospital Otávio de Freitas


Marjourie Corrêa | Publicada em 07/07/2020 08:45

A Banda de Música do Comando Conjunto Nordeste (CMNE), composta por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, realizou uma apresentação no Hospital Otávio de Freitas, no bairro de Tejipió, no Recife, na manhã desta terça-feira (7).

De acordo com o CMNE, o objetivo da ação é amenizar o clima tenso, que já é presente nos hospitais, mas que aumentou devido à pandemia. Sob a regência do Sub-tenente Alexandre, mestre da banda, os nove músicos realizaram uma apresentação de meia hora.

"Trouxemos nove pessoas para que, apesar da ação, não houvesse aglomeração, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m", disse Alexandre. O regente destacou ainda que todos os instrumentos foram higienizados com álcool em gel e serão higienizados após a apresentação.

A superintendente de enfermagem do Hospital, Maria Betânia Costa, contou que ficou muito feliz com a iniciativa. Segundo ela, é uma das formas de valorizar o trabalho árduo que vem sendo desenvolvido pelos profissionais de saúde. "Nesse momento de dedicação quase que exclusiva ao trabalho, nós, profissionais de saúde, nos sentimos muito homenageados com essa ação. É mais um ânimo para continuar nessa carga exaustiva de trabalho, que recompensa quando salvamos vidas", afirmou.

OUTRAS MÍDIAS


AEROMAGAZINE - Saab inicia a produção do primeiro caça Gripen E no Brasil

Componentes destinados aos aviões brasileiros começaram a ser montados em São Bernardo do Campo

Por Redação | Publicada em 07/07/2020 10:11

A Saab iniciou a produção do Gripen no Brasil, dando prosseguimento no desenvolvimento do caça encomendado pela força aérea brasileira, que deverá ser entregue no próximo ano. O cone de cauda e a fuselagem dianteira do Gripen E são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na Saab Aeronáutica Montagens (SAM), localizada em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo.

No local, serão construídas seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto, e em Linköping, na Suécia. A produção local de parte dos componentes faz parte do contrato assinado entre a Saab e o governo brasileiro em 2014.

O Brasil adquiriu 36 unidades do Gripen NG, sendo trinta da versão monoposto (Gripen E) e seis do biposto (Gripen F), que serão destinados a reequipar a principal linha de defesa da FAB. Os caças de geração 4++ são considerados um dos mais modernos do mundo e serão operados pelo Brasil e Suécia.

Segundo a Saab, a SAM ainda deverá produzir e montar os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para o Gripen F (encomendado apenas pelo Brasil).

“Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia”, diz Jonas Hjelm, head da área de negócios da Saab Aeronautics.

Segundo a SAM, a empresa conta atualmente com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando de um intercambio na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

PORTAL BETO RIBEIRO - Emirados Árabes doam 10 toneladas de materiais de saúde ao Brasil


Da Redação | Publicada em 07/07/2020 18:56

O governo brasileiro recebeu na segunda-feira (06) 10 toneladas de materiais de saúde para combate a covid-19, doados pelos Emirados Árabes Unidosa. A aeronave com os insumos, que incluem máscaras, testes rápidos, luvas e roupas médicas, pousou no início da manhã, na Base Aérea de Brasília.

A ação aconteceu por meio dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.

“Essa ajuda humanitária prestada pelo governo dos Emirados Árabes Unidos representa o sentido mais profundo da cooperação que rege as relações entre os dois países”, disse o secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut, em mensagem nas redes sociais.

Ele acrescentou que “essa ação concreta é resultado de um canal de comunicação que foi aberto entre o Ministério da Defesa e o governo dos Emirados Árabes Unidos, que resultou na doação de 10 toneladas de materiais para ser usado no combate à epidemia”. “Então, nossa preocupação sempre é produzir resultados concretos em benefício da sociedade brasileira”.