NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Nota Oficial


Md | Publicada em 07/07/2021 19:49

Brasília, 07/07/2021 - O Ministro de Estado da Defesa e os Comandantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira repudiam veementemente as declarações do Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito, Senador Omar Aziz, no dia 07 de julho de 2021, desrespeitando as Forças Armadas e generalizando esquemas de corrupção.

Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável.

A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos.

Por fim, as Forças Armadas do Brasil, ciosas de se constituírem fator essencial da estabilidade do País, pautam-se pela fiel observância da Lei e, acima de tudo, pelo equilíbrio, ponderação e comprometidas, desde o início da pandemia Covid-19, em preservar e salvar vidas.

As Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às Instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

Alte Esq Almir Garnier Santos
Comandante da Marinha

Gen Ex Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
Comandante do Exército

Ten Brig Ar Carlos de Almeida Baptista Junior
Comandante da Aeronáutica

PORTAL DEFESANET


Comandante do Comando Aéreo Sul visita instituições em Florianópolis

Compromissos visam aumentar a representatividade do Comando da Aeronáutica na região sul do País

Da Redação | Publicada em 07/07/2021 09:08

O Comandante do Comando Aéreo Sul (V COMAR), Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, visitou a Base Aérea de Florianópolis (BAFL), no dia 29 de junho. Na ocasião, o Oficial-General explanou sobre a concepção do Comando Aéreo Sul, sobre a Guarnição de Aeronáutica de Florianópolis (GUARNAE-FL) e visitou setores da BAFL e do Esquadrão de Saúde de Florianópolis (ES-FL). O Comandante da BAFL, Tenente-Coronel Aviador Ricardo Felzcky, recepcionou a comitiva.

O Oficial-General visitou, ainda, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). O compromisso faz parte da proposta de apresentar a nova estrutura organizacional e fortalecer laços institucionais do Comando da Aeronáutica (COMAER) na região sul do País.

Para o Vice-Presidente da FIESC e Presidente do Comitê da Indústria de Defesa (COMDEFESA-SC), Cesar Augusto Olsen, este encontro foi de grande importância para intensificar os laços com a Força Aérea. “Ficamos à disposição para apresentar e fomentar soluções que a FAB sinalize, podendo até mesmo serem aproveitadas pelas demais Forças”, disse.

Para o Comandante do V COMAR, Brigadeiro Bellintani, as visitas foram muito proveitosas. “Além de apresentar ao efetivo da BAFL a nova estrutura organizacional e os seus respectivos Chefes de Coordenadorias e Assessorias, foi possível incrementar a representatividade do COMAER nesta região País como parte do processo de Aprimoramento da Reestruturação da FAB, estreitando os laços com a base industrial de defesa de Santa Catarina”, declarou.

 

Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva realizou três semanas de treinamento no Congo


Agência Verde-oliva | Publicada em 07/07/2021 10:10

Em 23 de junho de 2021, a Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva (JWMTT, acrônimo em inglês) na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizou a Cerimônia de Entrega de Certificados de Conclusão para as Tropas de Ação Rápida da Tanzânia (TANZQRF) e militar do Batalhão da África do Sul.

Este módulo foi composto de 03 (três) semanas de treinamento, onde foram ministradas instruções de Caracterização do Ambiente de Selva, Navegação Diurna e Noturna através Selva, Rastreamento e Contra Rastreamento, Movimento Tático, Reação ao Contato, Técnicas de Ação no Objetivo, Normas de Comando e Patrulha através Selva, Técnicas Aeromóveis, Técnicas de Ação Imediata, Tiro, dentre outras.

Esse treinamento visou incrementar o adestramento das tropas da Brigada de Intervenção (FIB – Force Intervention Brigade) da MONUSCO, para que otimizem o cumprimento do Mandato, especialmente na proteção de civis e combate aos grupos armados no interior da floresta. No total foram 25 (vinte e cinco) militares da Tanzânia e 01 (uma) militar da África do Sul, a Sergeant Major Isaacs, que treinaram com a equipe brasileira no nordeste congolês na modalidade ToT (Treinando os Treinadores).

A Equipe brasileira é composta por 13 Oficiais e Sargentos Guerreiros de Selva, sendo 11 do Exército Brasileiro, 1 da Marinha do Brasil e 1 da Força Aérea Brasileira.

Fonte: Equipe Móvel de Treinamento Especializado em Selva (JWMTT, acrônimo em inglês)

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Base Aérea de Porto Velho apoia vacinação contra a COVID-19


Da Redação | Publicada em 07/07/2021 12:54

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) realizou, nesse domingo (4), a vacinação na modalidade drive-thru destinada aos cidadãos civis na faixa etária acima dos 38 anos. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Porto Velho (SEMUSA). Foram vacinadas, aproximadamente, 3.000 pessoas.

Mais de 300 militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram nas atividades de segurança, controle de trânsito, cadastramento e aplicação das vacinas, além da atuação de profissionais e voluntários, sob coordenação da SEMUSA. “Os militares prestam importante contribuição nos pontos de vacinação, organizando e mantendo a ordem para que o fluxo de pessoas siga normalmente”, destacou a Secretária de Saúde de Porto Velho, Eliana Pasini.

A Tenente Enfermeira Michele Dantas, que participou da ação, comentou sobre sua atuação, como voluntária, na campanha de vacinação. ” Como militar, o sentimento que trago é gratidão por estar cumprindo essa missão, levando a dose de esperança para a população”, comentou.

Esta foi mais uma das diversas ações em prol do Estado e do Município que já foram realizadas pela FAB desde o início da pandemia do novo Coronavírus. Algumas delas foram o transporte de mais de 10 toneladas de insumos e 135 milhões de litros de oxigênio, remoção de 60 pacientes para outras localidades, além de campanhas de doação de sangue e de cestas básicas às populações carentes de Porto Velho.