NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Operação Verde Brasil 2 é prorrogada até abril de 2021

Emprego das Forças Armadas continua na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais da Amazônia Legal

Da Redação | Publicada em 12/11/2020 10:31

Um dia após completar 6 meses de ações preventivas e repressivas contra crimes ambientais na região da Amazônia Legal, a Operação Verde Brasil 2 teve a vigência prorrogada até o dia 30 de abril de 2021.

De acordo com a edição do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12), sob a coordenação do Ministério da Defesa, a operação terá a continuidade do emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 foi deflagrada em 11 de maio de 2020 para o combate aos focos de incêndio, desmatamento e garimpo ilegal na região da Amazônia Legal.

A missão é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio do Comando Conjunto Norte (CCjN), do Comando Conjunto Amazônia (CCjA), do Comando Conjunto Oeste (CCjO) e do Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), da Força Aérea Brasileira (FAB).

A Verde Brasil 2 também é um trabalho integrado com agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional de Segurança Pública, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Além de membros do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio).

MINISTÉRIO DA DEFESA


Exercício de dupla ação com aeronaves na Operação Vitória


Da Redação | Publicada em 13/11/2020 01:47

Durante a Operação Vitória, adestramento avançado da 6ª Divisão de Exército, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) atuou num exercício de dupla ação com a ALA-4 de Santa Maria (Força Aérea Brasileira), com aeronaves de asa fixa A29 e A1, que também estavam realizando adestramento no Exercício Operacional Tínia, executando os procedimentos de ataque aos alvos terrestres.

Essa interação possibilitou o alto nível de adestramento da Turma Radar SABER M60, do Centro de Operações Antiaéreas, das Comunicações e das Unidades de Tiro RBS70, bem como dos pilotos da Força Aérea Brasileira.

 

Forças Armadas atuarão na segurança eleitoral de 602 localidades


Viviane Oliveira | Publicada em 13/11/2020 00:14

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aumentou o emprego das Forças Armadas na segurança das eleições municipais de 2020 para 602 localidades. A ação será executada por meio da Garantia de Votação e Apuração (GVA). Segundo o TSE, outros 14 pontos estão com o pedido em análise: 7 em Alagoas e 7 no Rio Grande do Norte, totalizando 616 solicitações.

O apoio logístico, a partir do deslocamento das urnas eletrônicas e dos agentes eleitorais, acontecerá em 104 localidades. A operação irá assegurar a votação e a apuração dos resultados em locais de difícil acesso, onde geralmente as ferramentas do Poder Judiciário não conseguem alcançar. É o caso de tribos indígenas e populações ribeirinhas, por exemplo.

Até o momento, estão confirmadas as ações de GVA nos seguintes estados: Acre, 20 localidades; Alagoas, 4; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará, 72; Piauí, 169; Rio Grande do Norte, 114; e Tocantins, 11.

Já as ações de apoio logístico serão empregadas em pontos no Acre (AC), 35; no Amazonas (AM), 26; no Amapá (AP), 5; na Bahia (BA), 1; no Mato Grosso (MT), 4; no Mato Grosso do Sul (MS), 4; no Rio de Janeiro (RJ), 2 e em Roraima (RR), 27.

Foram convocados 28 mil militares para a operação no primeiro turno eleitoral, no dia 15 de novembro. As ações de logística somente poderão ser prestadas com o acompanhamento dos servidores da Justiça Eleitoral.

Coordenação

O Centro de Operações Conjuntas (COC) será ativado pelo Ministério da Defesa para a coordenação de todas as informações referentes a GVA e ao apoio logístico.

Os Comandos Militares de Área, das regiões que solicitaram assistência, irão auxiliar os cinco Comandos Conjuntos que atuarão na missão. São eles os Comandos da Amazônia; do Norte; do Nordeste; do Oeste; do Leste e o Comando Militar do Planalto.

O emprego da força federal em operações eleitorais para segurança do processo democrático é uma determinação prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.937/1965, art. 23, inciso XIV) e foi homologada Diretriz Ministerial do Ministério da Defesa.

OUTRAS MÍDIAS


PODER NAVAL - IMAGENS: Operação Poseidon 2020


Da Redação | Publicada em 12/11/2020 19:13

A Marinha do Brasil divulgou no seu Flickr novas imagens da Operação Poseidon 2020, que reuniu pela primeira vez helicópteros das três Forças operando no Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico – A140.

No dia 6 de outubro, helicópteros HM-4 Jaguar do EB, H-36 Caracal da FAB e UH-15 Pégasus da MB realizaram pousos e decolagens no PHM Atlântico.

Foi um marco histórico na interoperabilidade das Forças Armadas brasileiras.

A primeira fase da operação teve início no dia 22 de setembro, com a realização de seminários e adestramentos necessários à qualificação dos pilotos do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), do EB, e do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º GAv), da FAB, na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro.

A segunda fase iniciou em 5 de outubro e terminou no dia 9, com a realização de adestramentos de qualificação e de manutenção operacional dos pilotos das Forças Singulares a bordo do PHM Atlântico, fundeado na Baía de Sepetiba (RJ).

Paralelamente foram realizadas operações conjuntas de infiltração e retirada (terrestres e aquáticas) de Forças de Operações Especiais por helicópteros da MB, do EB e da FAB, partindo do PHM Atlântico, sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp).

 

CAVOK - Saab Colaboração Real 3 – Episódio 12: A escolha da Força Aérea Brasileira


Diego Alves | Publicada em 12/11/2020 13:00

Confira neste último episódio o que levou a Força Aérea Brasileira a escolher o Gripen para ser o novo caça multimissão do Brasil.

Além de cumprir todas as missões de aviação de caça, como defesa aérea, ataque e reconhecimento, o Gripen trouxe consigo um amplo Programa de Transferência de Tecnologia, um dos fatores determinantes que levou a Força Aérea Brasileira escolher o caça sueco.

Todo esse trabalho é fruto de uma parceria de sucesso entre brasileiros e suecos, chamado de Colaboração Real.

A primeira aeronave chegou ao Brasil em setembro de 2020. Esta unidade está equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios em voo, que teve início em agosto de 2019, na Suécia, e ocorre sob a coordenação da Saab.