NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DEFESA - Militares transportaram servidores da Justiça Eleitoral e 12,4 mil kg de equipamentos


Lane Barreto - Ministério Da Defesa | Publicada em 14/11/2020 18:23

Aproximadamente 28 mil militares das Forças Armadas apoiam o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no reforço da segurança e atuam na logística das eleições municipais neste domingo (15).

Para garantir o livre exercício do voto a todos os brasileiros, as Forças Armadas transportaram 564 pessoas e 12,4 mil quilos de material, entre urnas eletrônicas e outros itens para a Justiça Eleitoral, até o momento. Para execução das atividades, ocorreu emprego de 92 navios e embarcações, 577 viaturas e 15 aeronaves, somando-se 102 horas de voo, até sexta-feira (13).

Até o momento, para o apoio ao primeiro turno das eleições, o TSE aprovou o envio de tropas para Garantia da Votação e Apuração (GVA) em 630 localidades de 11 estados da Federação. A distribuição ocorreu da seguinte forma: no Acre, 20 localidades; Alagoas,21; Amazonas, 41; Ceará, 31; Maranhão, 98; Mato Grosso, 34; Mato Grosso do Sul, 8; Pará, 72; Piauí, 173; Rio Grande do Norte, 121; e Tocantins, 11.

As operações de GVA consistem no apoio das Forças Armadas para assegurar a segurança do pleito.

Transporte de urnas e de pessoal

Os militares das Forças Singulares também atuam no apoio logístico à Justiça Eleitoral, com o transporte de pessoal e de urnas. Essa atividade conta com o emprego de aeronaves e de embarcações das Forças Armadas e é essencial para assegurar o acesso dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) às comunidades remotas, como as indígenas e as ribeirinhas. 

Esse apoio beneficiará oito estados: Acre (AC), 35; no Amazonas (AM), 26; Amapá (AP), 5; Bahia (BA), 1; Mato Grosso (MT), 4; Mato Grosso doSul (MS), 4; Rio de Janeiro (RJ), 2 e Roraima (RR), 27.

As solicitações de emprego das Forças Armadas para GVA e apoio logístico são formuladas pelos Tribunais Regionais Eleitorais ao TSE. O último é responsável por aprovar os pedidos e remeter ao Ministério da Defesa.

“Com as demandas, acionamos os oito Comandos Conjuntos ativados para que possam realizar o planejamento com o emprego de tropas para GVA ou apoio logístico utilizando meios aéreos, navais e fluviais”, esclarece o Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira.

Comandos conjuntos


Na sexta-feira (13), o Ministério da Defesa ativou o Centro de Operações Conjuntas (COC) para coordenar as atividades de GVA e de apoio logístico. Integram a estrutura do COC os Comandos Conjuntos da Amazônia, do Norte, do Nordeste, do Oeste, do Sul, do Sudeste, do Leste e o Comando Conjunto Planalto, Comando de Operações Aeroespaciais, bem como representantes do TSE e da Polícia Federal.

O emprego de tropas em operações eleitorais para segurança do processo democrático é previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.937/1965, art. 23, inciso XIV) e foi homologada pela Diretriz Ministerial nº 15 de 2020 do Ministério da Defesa.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DEFESA - EMAER realiza Seminário de Empresas Aeroespaciais para futuros Adidos - Defesa


Agência Força Aérea | Publicada em 14/11/2020 10:19

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) realizou, nesta sexta-feira (13), em Brasília (DF), o Seminário de Empresas Aeroespaciais para Adidos 2021-2022. O objetivo do encontro, que ocorre anualmente, foi apresentar empresas e oportunidades de negócios do Setor Aeroespacial Brasileiro, bem como abrir um canal de comunicação com as Adidâncias e Embaixadas, visando facilitar o contato entre as empresas e as Forças Armadas do País.

O seminário contou com a participação do Chefe da Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo Laux e do Chefe da Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Rodrigo Fernandes Santos, bem como a presença de Oficiais designados para atuarem nas Adidâncias da Argentina, África do Sul, Bolívia, China, Colômbia, Índia, Rússia, Suécia e Uruguai. Participaram, ainda, os  representantes das empresas Parque Tecnológico SJC, EMBRAER, ATECH, SAVIS, AVIBRÁS, AEL, AKAER/OPTO, DESAER, HELIBRÁS, ORBITAL, IACIT, SIATT, MACJEE e EZUTE.

O Brigadeiro Laux destacou a importância do seminário. “Esta é uma oportunidade em que reunimos os Adidos e os representantes das empresas que atuam no setor aeroespacial, para orientar sobre as possibilidades de suas interações junto aos países que estão designados para serem os representantes da Força Aérea”, destacou o Oficial-General. 

Já o Brigadeiro Rodrigo desejou a todos sucesso na missão. “O seminário tem, também, a finalidade de alinhar as ações juntos aos Adidos, seus adjuntos e auxiliares para que possam melhor contribuir para os objetivos do setor aeroespacial nacional no desempenho de suas funções”, salientou.

Para o Coronel de Infantaria Paulo Cesar Milaré, designado para ser Adido Militar na Colômbia, a participação no seminário foi importante para a integração entre os miitares. “Tivemos acesso a informações fundamentais para o desempenho da nossa função, juntamente com a participação de nossos auxiliares e familiares, tendo assim um momento de integração muito importante”, finalizou o Oficial.