NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Em três meses, projeto da UFRGS distribui 278 mil protetores faciais para 470 cidades do RS

Iniciativa atendeu profissionais da saúde e também colaboradores que atuam em serviços considerados essenciais. Outros estados brasileiros também receberam os equipamentos.

Por G1 Rs | Publicada em 17/07/2020 15:15

O Projeto GRU da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), produziu e distribuiu 278 mil unidades de protetores faciais para profissionais da saúde que atuam no combate ao coronavírus, além de atender também trabalhadores de serviços considerados essenciais no estado.

Nesses três meses, 470 cidades gaúchas receberam os equipamentos do projeto, o que corresponde a 95% do RS.


"Também foram realizadas doações para outros estados brasileiros mais críticos, como São Paulo, Alagoas, Amazonas, Amapá, Roraima e Paraná", lembra a professora Carla Ten Caten, vice-diretora da Escola de Engenharia da UFRGS.

A iniciativa surgiu no fim de março e tinha como demanda inicial produzir pelo menos 2 mil equipamentos de proteção individual.

"Com a ajuda das forças armadas e da Força Aérea Brasileira, foi possível realizar essa operação. No Rio Grande do Sul, entregamos com a colaboração da Defesa Civil e Secretaria Estadual de Saúde. São mais de 498 instituições alcançadas", explica o coordenador do projeto Alexandre Duarte.

A parceria com empresas possibilitou ao projeto atingir uma escala maior de produção, já que o método utilizado passou a ser o de injeção. Enquanto no processo de impressão 3D, utilizado pela universidade, eram fabricados dois protetores por hora, no processo de injeção, foi possível produzir 200 unidades ao mesmo tempo.

Até chegar ao modelo que foi doado, o item passou por ajustes e adaptações.

"A impressão era de modelos comerciais, mas não eram confortáveis. Foram desenvolvidos então novos protótipos, e fizemos testes de usabilidade em hospitais. Com o retorno desses testes, o modelo GRU-19 foi otimizado", lembra a professora.

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica recebe Procurador-Geral de Justiça Militar


Tenente Letícia Faria | Publicada em 17/07/2020 10:10

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta quarta-feira (15), em Brasília (DF), a visita do Procurador-Geral de Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte. O objetivo do encontro foi ratificar o bom relacionamento entre as Instituições.

De acordo com o Tenente-Brigadeiro Bermudez, a reunião foi de grande importância, visto que o Procurador assumiu o cargo recentemente. “Conversamos sobre os trabalhos que envolvem a Força Aérea Brasileira e o Ministério Público Militar, e nos colocamos a disposição para atender às diversas demandas”, afirma.

O Procurador-Geral de Justiça Militar destacou que esta foi uma visita de cortesia ao Comandante da Aeronáutica. “Demonstramos o nosso intuito de continuar contribuindo para o aprimoramento institucional da Força Aérea e para o cumprimento da sua missão constitucional”, detalhou.

Participaram do encontro, ainda, o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic; o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto; e o Assessor de Relações Institucionais do Ministério Público Militar, Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Alves Coutinho.