NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


17 de outubro: Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira

A data é celebrada por conta do voo inaugural do Muniz M-7, em 1935.

Anderson Gabino | Publicada em 17/10/2020 11:33

A Força Aérea Brasileira (FAB) celebra, neste 17 de outubro, o Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira. A data comemora o voo inaugural do Muniz M-7, em 1935.

Projetado em 1934, o monomotor utilizado para treinamento de pilotos era capaz de fazer acrobacias, tinha dois assentos e foi o primeiro modelo de avião a ser fabricado em série no Brasil.

O avanço das tecnologias no setor aéreo tem trazido desenvolvimento para a Indústria Aeronáutica do nosso País.

Atualmente, o caça Gripen NG e o cargueiro KC-390 fazem parte do projeto de reaparelhamento e contribuem para elevar a capacidade operacional da FAB em suas ações de controlar, defender e integrar o Brasil.

Dessa forma, podemos citar como o Brasil é um dos países muito conhecidos por conta de sua Indústria Aeronáutica.

Isso porque a Aeronáutica aqui em nosso país vai muito além do que apenas a Embraer. Em outras palavras, o Brasil abriga dezenas de fabricantes de aeronaves, de mais diversos tipos, formas e setores.

PORTAL AEROIN


Novo caça Gripen é visto pela primeira vez em Brasília voando em formação com um F-5


Da Redação | Publicada em 17/10/2020 21:50

Um vídeo divulgado nas redes sociais neste sábado, 17 de outubro, mostra que o novo e primeiro caça brasileiro SAAB F-39E Gripen foi visto em Brasília voando em formação com um F-5, o atual vetor da Força Aérea Brasileira (FAB) que será substituído pelo moderno jato.

No vídeo que você viu acima, é possível notar a característica silhueta do Gripen, que conta com as asas em formato Delta como os antigos Dassault Mirage que já integraram o arsenal da FAB, além das duas superfícies sustentadoras na seção dianteira da fuselagem, que definem a configuração chamada de “Cannard” do caça de fabricação sueca.

Embora o novo jato brasileiro esteja baseado na unidade de Gavião Peixoto (SP) da Embraer, onde são feitos os ensaios de voo do desenvolvimento do modelo na parceria da fabricante brasileira com a SAAB, o Gripen será oficialmente apresentado na próxima sexta-feira, 23 de outubro, Dia do Aviador, em evento na capital federal.

Assim, o flagra do F-39E voando como ala do F-5 em Brasília possivelmente se relaciona à chegada e preparação de ambos para as exibições do evento.

Além de Brasília, o Gripen já foi visto recentemente em passagem pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP), a casa da Esquadrilha da Fumaça (que também se apresentará no dia 23) e o local onde são iniciados os treinamentos de voo dos pilotos da Força Aérea.

O primeiro exemplar do novo jato da FAB chegou ao Brasil no último dia 20 de setembro em um navio que o desembarcou no porto da cidade de Navegantes (SC), de onde seguiu por transporte terrestre até o aeroporto da mesma localidade, onde foi preparado para voo e partiu no dia 24 de setembro na primeira decolagem da história do Gripen NG no país.

Veja na matéria abaixo, ou clicando aqui, o vídeo divulgado pela FAB com imagens aéreas do primeiro voo.