NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas cooperam para a redução dos impactos do apagão no Amapá


Viviane Oliveira | Publicada em 18/11/2020 19:13

As Forças Armadas estão empenhadas em reduzir os impactos causados pela interrupção de energia elétrica no estado do Amapá. No momento, 39 militares da área da saúde prestam atendimento médico aos amapaenses. As ações ocorrem no âmbito da Operação Amapá, sob coordenação do Ministério da Defesa.

O apoio hospitalar feito por médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, farmacêuticos e nutricionistas teve início em 11 de novembro e prossegue até o sábado (21), de 8h às 18h. Especialistas em radiologia, patologia clínica e tecnólogos de enfermagem reforçam o atendimento.

A população é atendida no Centro de Triagem anexo ao Hospital de Emergência do município de Santana. Até o momento, a equipe de saúde da Marinha, do Exército e da Aeronáutica efetuaram mais de 470 procedimentos de enfermagem e mais de 740 serviços em clínica médica e pediátrica.

As instalações médicas dos Navios Auxiliar Pará e Doca Multipropósito “Bahia” foram disponibilizadas para apoio à população. São ao todo 49 leitos, dois centros cirúrgicos, um laboratório de análises clínicas e um consultório odontológico.

Os militares estão atentos quanto à prevenção e o combate ao novo coronavírus com a descontaminação tanto das instalações da unidade de saúde quanto das embarcações. A atividade é executada pela Equipe de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas.

Na terça-feira (17), o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, pelo 4º Distrito Naval e pela Ala 9, contribuiu para a normalização do sistema elétrico. Foram convocados 50 militares do Comando Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva para auxiliar no restabelecimento de energia nos centros médicos. Os geradores das instituições de saúde da capital, Macapá e do município de Santana foram reabastecidos.

Em 13 de novembro, a aeronave C-130 Hércules da Aeronáutica transportou dois geradores adicionais de Manaus (AM) para Macapá. A 22ª Brigada de Infantaria de Selva ajudou no desembarque e deslocamento para a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) da capital amapaense.

Os equipamentos permanecem auxiliando no restabelecimento de água da estação. Isso permitiu a normalização do sistema de abastecimento de água da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (CAESA). Cerca de 1,5 megawatts, antes direcionados para a EEAT, foram liberados para distribuição aos municípios.

Suprimentos

As Forças Armadas atuam ainda na distribuição de água e mantimentos. Os navios da Marinha foram usados no transporte de alimentos, água potável e combustível. O Comando Fronteira Amapá/34º Batalhão de Infantaria de Selva foi encarregado pela distribuição dos suprimentos para à Secretaria de Ação Social do município de Tartarugalzinho; para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itaubal e de Santana e para a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC) de Santana.

A Força Aérea Brasileira transportou 83 toneladas de carga e equipamentos, entre purificadores, geradores de energia, alimentos e água potável.

OUTRAS MÍDIAS


AGÊNCIA DEFESA - Atletas da FAB se destacam em competições nacional e internacional


Da Redação | Publicada em 18/11/2020 13:03

Na segunda (16), a Sargento Jhennifer Alves quebrou o recorde da prova de 50 metros peito durante a disputa da Semifinal 2 da Liga Internacional de Natação (International Swimming League – ISL), em Budapeste (Hungria). A militar, que representa a Força Aérea Brasileira (FAB) por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), estabeleceu o novo recorde Sul-Americano, com o tempo de 29s91 e, com isso, destacou-se por ser a primeira mulher Sul-Americana a nadar a prova em menos de 30 segundos.

A própria atleta era a detentora do atual recorde Sul-Americano da prova, conquistado no Troféu José Finkel 2018, com o tempo de 30s. Na semifinal da ISL foi a terceira vez consecutiva que a Sargento bateu a marca continental dos 50 metros peito em piscina curta. Com tempo de 30s51, a atleta também foi recordista da prova durante o Torneio Open CBDA Correios, realizado no Centro Olímpico de Treinamento da Aeronáutica (COTA), situado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), em 2017.

A ISL é uma liga profissional de natação de realização anual, criada em 2019. Baseada na disputa entre clubes, possui um formato de competição realizada em etapas dinâmicas e rápidas. A temporada é dividida em duas fases: um campeonato regular (fase classificatória), com característica eliminatória, e uma Partida Final. A relação das equipes que disputarão a final dos 50 metros peito feminino ainda não está definida.

Preparação para o NBB

Atletas da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), por meio do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), participaram do Campeonato Gaúcho de Basquete Masculino, entre os dias 20 de outubro e 14 de novembro. A competição aconteceu nas cidades de Santa Rosa (RS), Caxias do Sul (RS) e Santa Cruz do Sul (RS) e contou com a participação de seis clubes gaúchos, dentre eles, o Sojão Basquete e o Caxias do Sul Basquete, representados pelo Sargento Leonardo Waszkiewicz e pelo Sargento Pedro Lima, respectivamente.

Depois da disputa entre as equipes, durante os quatro sets da final, o tradicional clube Caxias do Sul sagrou-se campeão pela sétima vez, com o placar de 75 a 68. Após o jogo, o Sargento Pedro Lima descreveu como o foco pelo ouro ajudou a equipe a obter esse resultado: “Estávamos muito ansiosos para atacar e quando tivemos mais paciência para rodar a bola, conseguimos um melhor aproveitamento. Recebemos o título, que era o objetivo”, disse o Ala, que também compõe o Time Militar Brasil.

A competição serviu como preparação para Novo Basquete Brasil (NBB), competição mais importante da modalidade no cenário nacional, e onde a equipe do Caxias do Sul disputará o título com outros clubes da elite do esporte brasileiro.

A Liga Nacional de Basquete tem realizado testes para COVID-19 antes das partidas. O protocolo atende atletas, comissões técnicas, arbitragens e apoio, que podem participar das partidas com segurança. 

O Programa

O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) foi criado em 2008 pelo Ministério da Defesa (MD) para fortalecer a equipe militar brasileira em eventos esportivos de alto nível. Junto com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o Ministério da Cidadania, com os clubes aos quais os atletas pertencem e com as Confederações e Federações Esportivas, o Programa é hoje uma engrenagem de sucesso que viabiliza o Projeto Olímpico Brasileiro. Na  Força Aérea Brasileira (FAB), o PAAR é representado por 89 atletas de alto rendimento de diferentes modalidades desportivas, entre individuais e coletivas, olímpicas e militares.