NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL G1


Forças Armadas vão ajudar no combate a incêndio no pico mais alto de SP

Pico da Pedra da Mina tem 2.798 metros de altitude. A montanha situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Por G1 Vale Do Paraíba E Região | Publicada em 19/07/2020 11:40

O Ministério da Defesa informou que as Forças Armadas vão auxiliar a partir deste domingo (19) o trabalho de combate ao incêndio na Serra Fina, que faz parte da Serra da Mantiqueira.

O local é considerado o quarto pico mais alto do Brasil e o mais alto do estado de São Paulo. O Pico da Pedra da Mina tem 2.798 metros de altitude. A montanha situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

As Forças Armadas vão usar aeronaves militares para realizar o transporte de brigadistas para o combate a incêndio na região da Serra Fina.

O Corpo de Bombeiros de São Paulo atua no combate às chamas desde a sexta-feira (17). Na manhã deste domingo, a corporação informou que seguia atuando na ocorrência. 107 homens da corporação atuam na ocorrência.

A Defesa irá usar helicópteros da Marinha e do Exército, e um avião C-130 Hércules, da Força Aérea, equipado com o sistema de combate a incêndio. O apoio na ação foi solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Combate ao fogo

37 bombeiros de São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Campinas estão acampados na altitude de quase 2800 metros no Pico da Pedra da Mina. Foram para a floresta com mantimentos, barracas e proteção contra o frio, que pode chegar, segundo a corporação, a -7°C.

No começo da tarde de sábado, 75 bombeiros combateram as chamas.

Ainda não há informações do que teria causado o incêndio. O Major Marcos Palumbo, do Corpo de Bombeiros, estima uma área de 400 hectares consumidos pelo fogo. O incêndio começou no território mineiro e, no início da manhã de sexta-feira (17), atingiu a área paulista.

Foi instalado um Posto de Comando do Corpo de Bombeiros em Cruzeiro e, de lá, os bombeiros foram transportados do helicóptero até a região do incêndio. O acesso por terra leva cerca de dois dias de caminhada.

AGÊNCIA BRASIL


Forças Armadas ajudam a combater incêndio na Serra da Mantiqueira

Informação foi divulgada hoje de manhã pelo Ministério da Justiça

Por Por Agência Brasil | Publicada em 19/07/2020 15:12

As Forças Armadas apoiam, a partir deste domingo (19), o combate a incêndio na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, com aeronaves militares. A informação foi divulgada hoje (19) de manhã pelo Ministério da Defesa.

De acordo com a nota, o apoio das aeronaves das Forças Armadas foi solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), principalmente para realizar o transporte de brigadistas para o combate a incêndio na região da Serra Fina, que fica a  cerca de 2.700 metros acima do nível do mar.

Participam da operação helicópteros da Marinha e Exército, e um avião C-130 Hércules, equipado com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighting System” (MAFFS).

Além do ICMBio, diversas instituições dos estados de São Paulo e Minas Gerais também atuam na operação, com o emprego de brigadistas e aeronaves.

PORTAL AEROFLAP


ITA aumenta o número de vagas nos cursos de graduação


Agência Força Aérea | Publicada em 19/07/2020

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), vai oferecer 25% a mais na quantidade de vagas para todos os cursos de graduação a partir de 2021.

Com isso, a quantidade total passou de 120 para 150 no próximo exame de admissão a ser realizado ainda este ano, sendo 119 para os que decidirem cursar a graduação como civis e 31 para aqueles que optarem por realizar o curso seguindo a carreira militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng).

A Portaria do Comandante da Aeronáutica, que define o número de alunos para cada um dos seis cursos de graduação em Engenharia do ITA, foi publicada nessa quinta-feira (16).

O Governo Federal vem estimulando o aumento na formação de engenheiros com o objetivo de atender a demanda por mão de obra qualificada no setor produtivo nacional. Com foco nesta orientação, o Comando da Aeronáutica (COMAER) vem alinhando esforços no suporte conjunto à expansão do ITA.

“Como referência mundial na área de ciência e tecnologia, é extremamente importante que o ITA tenha esse aumento de engenheiros qualificados para atender as demandas nacionais e para o desenvolvimento de projetos espaciais”, declarou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aerespacial (DCTA), organização a qual o ITA é subordinado, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

De acordo com o Reitor do ITA, Professor Anderson Ribeiro Correia, o Instituto vem trabalhando para suprir a infraestrutura física e de pessoal que dê o suporte necessário ao aumento do número de alunos, mantendo e, até mesmo, elevando o nível de excelência na formação de profissionais de Engenharia.

“A ampliação no corpo discente do Instituto demonstra as expectativas positivas sobre nossa Instituição e, ao mesmo tempo, a confiança na retomada do crescimento por parte da nossa Nação”, ressaltou.

Nesse sentido, ao longo dos últimos anos, o ITA promoveu a contratação de 60 novos professores, ampliando o corpo docente em mais de 50%, realizou a construção de um novo prédio de cerca de 16 mil m², com salas de aula e laboratórios, onde está presente a Divisão de Ciências Fundamentais, e conta com dois prédios residenciais em plena construção, projetados para ampliar a capacidade de alojamento para mais 128 alunos, com previsão de entrega para o final de setembro deste ano.

Uma das características no projeto dos prédios residenciais dos alunos é a utilização de tecnologia aplicada à sustentabilidade, a partir de painéis fotovoltaicos, que permitirão o consumo de energia dentro dos conceitos de sustentabilidade.

Há, também, a expectativa de que a ampliação da capacidade de alojamento de estudantes permita franquear apoio aos alunos de pós-graduação, aumentando ainda mais o interesse por essa gama de cursos do ITA.

“Agradeço a todos os colaboradores do ITA, ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Educação, pois é esta relação sinergética entre os diversos agentes do governo que vem permitindo a realização desse grande desafio”, concluiu o Reitor do ITA.

OUTRAS MÍDIAS


DEFESA TV - Alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica retornam às atividades


Por Redação Defesatv | Publicada em 19/07/2020 13:00

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), retomou as aulas na segunda-feira (06/07), com o regresso dos 905 alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS) e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS).

A Escola, pela qual se forma mais de 60% de todo efetivo da Força Aérea Brasileira (FAB), está atuando fortemente no combate à pandemia do novo coronavírus, preservando seus alunos, professores, efetivo da Guarnição e familiares.

Na última semana, antes do reinício das atividades das turmas, a Organização Militar (OM) realizou um cronograma de testagem para COVID-19 em todos os Alunos como reforço nas medidas de prevenção da doença. A Escola montou uma estrutura para realização dos testes, bem como para descontaminação das bagagens.

Do total de militares testados, cinco Alunos tiveram resultado positivo, o que representa cerca de 0,5% do efetivo total do corpo discente da Escola.

Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) quanto à prevenção, à testagem e às respostas médicas relacionadas à COVID-19, os militares com suspeita de exposição ao novo coronavírus ou com quaisquer sinais da doença, por mais leves que sejam, são direcionados ao isolamento e recebem o tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde com a devida supervisão da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA).

“Todos passam bem e cumprem isolamento tendo acesso às mesmas condições de instalações e alimentação dos demais integrantes, com a observância de todos os protocolos de distanciamento e prevenção de contaminação, bem como tratamento adequado a cada caso”, explica o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues.

No primeiro semestre letivo, em função da pandemia de COVID-19, o corpo discente havia permanecido na EEAR desde o dia 9 de março até 29 de maio. A Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) realizou, então, um processo para possibilitar que o período de férias ocorresse junto de suas famílias.

“Foi providenciada uma primeira série de testagem para possibilitar a liberação segura dos alunos. Para tanto, em coordenação com a DIRSA, os alunos passaram por avaliação do quadro de saúde e pelo Teste Rápido para COVID-19, resultando em nenhum caso confirmado”, afirma o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad.

Medidas de prevenção da COVID-19 na EEAR

Com um efetivo de mais de 3.000 pessoas entre alunos e militares, a Guarnição de Aeronáutica de Guaratinguetá (GUARNAE-GW) tem atendido às diretrizes das autoridades sobre o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da COVID-19.

O Brigadeiro Soares reforça a adaptação que a Escola realizou e seu funcionamento durante a pandemia.

“A EEAR é uma instituição de ensino militar que tem como alicerce didático, normativo e legal a modalidade de ensino sob o regime de internato, transparentemente difundido por meio de seus editais de convocação”, ressalta o Comandante da Escola.

A preocupação do Berço dos Especialistas – como é conhecida a Unidade de Ensino – se estende também aos familiares dos militares e à sociedade guaratinguetaense, na qual estão inseridos.

Em função disso, uma série de ações foram implementadas ainda na fase inicial do isolamento, antes da liberação para o período de recesso, dentre elas:

Entrega de máscaras para todos os alunos e militares da Guarnição; divisão do efetivo em Forças em Alerta (FALERT), diminuindo a quantidade de pessoas no mesmo horário e local;

Suspensão temporária de viagens para fora do Vale do Paraíba (SP);

Refeições na Guarnição apenas para equipe de serviço e casos excepcionais, com espaçamento nas mesas e ambientes arejados e abertos;

Parada Diária apenas para equipe de serviço; atividade física fora do expediente e prática esportiva individual ao ar livre; e

Divisão do hospital (ES-GW) em duas áreas de atendimento isoladas, Emergência 1 (triagem de suspeita da COVID-19) e Emergência 2 (outras enfermidades).

Além das ações junto ao efetivo da Guarnição, o Corpo de Alunos (CA) também identificou e implementou ações objetivando a continuidade dos estudos presenciais de disciplinas práticas, considerando as características da formação do futuro sargento especialista e prezando sempre pela saúde de cada um dos alunos e alunas.

A rotina diária precisou ser alterada, sem prejudicar o processo de formação. Uma das alternativas para esse momento foi o desenvolvimento do trabalho com aulas gravadas ou videoconferências, diminuindo o contato dos professores com os alunos.

Durante as aulas, foram respeitados os espaçamentos entre os alunos, em grupos reduzidos e em salas abertas e arejadas.

A prática da atividade física continuou, mas de forma individual, ao ar livre, e sem proximidade entre os praticantes. O mesmo foi feito com as aulas de ordem unida que, nesse caso, ocorreram com espaçamento duplo, sem deslocamento e sem canções ou “grito de guerra”.

Com relação às refeições, foram estabelecidos novos horários, com os alunos divididos em grupos menores, sendo obrigatório o uso do álcool em gel, que foi disponibilizado na entrada dos refeitórios, e os assentos ocupados de forma intercalada, para evitar a proximidade entre os alunos.

“Dessa forma, a Escola de Especialistas de Aeronáutica entende que está realizando todos os cuidados relacionados à saúde, não apenas de seus alunos e familiares, mas também de todo seu efetivo, que continuará realizando o trabalho na Guarnição”, conclui o Brigadeiro Soares.

BLOG DO LINDENBERG - Forças Armadas reforçam combate a incêndio que se alastra pela Serra da Mantiqueira

O incêndio de grandes proporções devasta a unidade de conservação da Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, há três dias e se alastrou para território paulista.

Por Letícia Horsth | Publicada em 19/07/2020 17:12

Já dura três dias um incêndio de grandes proporções na Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O Ministério da Defesa anunciou neste domingo (19) que militares das Forças Armadas darão apoio às equipes de bombeiros mineiros e paulistas que tentam debelar o incêndio.

De acordo com a nota, o apoio das aeronaves das Forças Armadas foi solicitado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), principalmente para realizar o transporte de brigadistas para o combate a incêndio na região da Serra Fina, que fica a cerca de 2.700 metros acima do nível do mar.

Participam da operação helicópteros da Marinha e Exército, e um avião C-130 Hércules, equipado com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighting System” (MAFFS).

As chamas atingiram o Morro Serra Fina, uma seção da Serra da Mantiqueira, e se alastraram até a área paulista, na cidade de Cruzeiro, onde militares do Corpo de Bombeiros de São Paulo, também estão mobilizados.

Do lado mineiro, as ações de combate concentram-se na zona rural de Itamonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, ainda existem diversos focos no Pico da Pedra da Mina. Segundo a corporação mineira, há dificuldade para acesso da tropa aos locais estratégicos por se tratar de um relevo extremamente íngreme e de vegetação densa arbustiva.

O fogo na Serra Fina provavelmente começou na quinta-feira (16), no Vale do Ruá, em Minas. Na sexta-feira (17) chegou a SP.