NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


FAB NA OPERAÇÃO COVID-19


Acs Do Comando Conjun | Publicada em 20/11/2020 08:02

Ala 3 atuando na Operação COVID-19, por meio do Comando Conjunto Sul.

As atividades da Força Aérea Brasileira na Região Sul estão inseridas, na Operação COVID-19, por intermédio de todos os meios vinculados ao Comando de Operações Aeroespaciais localizados nesta região e em estreita coordenação com o Comando Conjunto Sul. Diversos contatos com os órgãos municipais, estaduais e federais já foram realizados, a fim de possibilitar o apoio das Forças Armadas aos Órgãos de Segurança Pública e de Saúde no três estados da Região Sul do Brasil.

Nesse contexto, o Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, Comandante da ALA 3 e também Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Sul desempenha suas funções junto ao Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, localizado em Porto Alegre-RS, coordenando a atuação das FFAA no apoio aos referidos órgãos.

Operação Verde Brasil 2 evidencia a importância do combate aos crimes ambientais

A missão teve início em 11 de maio e prosseguirá até 30 de abril de 2021

Da Redação | Publicada em 20/11/2020 13:39

Militares das Forças Armadas atuam há mais de seis meses no combate aos crimes ambientais e na prevenção de queimadas na Amazônia Legal. A Operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Ministério da Defesa, evidencia a importância de ações constantes para proteção do patrimônio ambiental.

A missão teve início em 11 de maio e prosseguirá até 30 de abril de 2021. Esse período poderá ser prorrogado, se necessário. Até o momento, as patrulhas navais, terrestres e aéreas asseguraram o combate de mais 7,5 mil focos de incêndio. Nas atividades desenvolvidas pelos militares, foram empregadas 79 viaturas, 26 embarcações e quatro aeronaves.

As ações de desmatamento e garimpo ilegal também estão no alvo dos esforços da Marinha, Exército e Aeronáutica na Garantia da Lei e da Ordem. Nesse contexto, 2.244 militares e 399 agentes atuam nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Ações subsidiárias ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental. Foram estabelecidos postos de bloqueio e controle de estradas e de bases, planejamento e análise de alvos. Na quarta-feira (18), 133 embarcações foram inspecionadas. Dessas, sete foram apreendidas e 16 autuadas. Os militares também atuaram na vistoria de 73 veículos.

A missão é coordenada pelo Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e conta com o apoio do Comando Conjunto Norte (CCjN), do Comando Conjunto Amazônia (CCjA), do Comando Conjunto Oeste (CCjO) e do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da FAB. A articulação com as Forças Armadas conta com a cooperação agentes de Segurança Pública e de Proteção Ambiental.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CONTATO RADAR - Especial 80 anos: Academia da Força Aérea apresenta aviões com pinturas comemorativas


Calebe Murilo | Publicada em 20/11/2020 20:26

Em comemoração aos 80 anos da Academia da Força Aérea (AFA), a Força Aérea Brasileira pintou duas de suas aeronaves para celebrar esta importante data. Trata-se de um T-25 Universal, matriculado FAB 1908 e um T-27 Tucano, de matrícula FAB 1443.

As aeronaves em questão, pertencem aos esquadrões de instrução aérea (EIA), localizados em Pirassununga, interior do estado de São Paulo. Os aviões são utilizados nas atividades de instrução aérea para os cadetes aviadores e agora levarão a marca dos 80 anos da instituição pelos céus.

"Apresentamos hoje nossas aeronaves com pintura comemorativa alusiva aos nossos 80 anos! Um T-25 e um T-27 receberam um esquema que faz memória às aeronaves dos nossos primórdios e trazem na cauda o logotipo desenvolvido para a data", citou a Academia da Força Aérea em uma publicação do Facebook.

Ambas aeronaves que foram pintadas com as cores comemorativas, tiveram suas artes feitas pelo designer gráfico Alexandre Guedes. O processo de pintura foi realizado no Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), localizado na região metropolitana de Belo Horizonte.