NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


AEL Targo: Conheça mais sobre o HMD que a FAB vai utilizar no Gripen E


Guilherme Wiltgen | Publicada em 22/07/2021 10:02

Ao mover a cabeça e o capacete em direção ao alvo, em vez da aeronave inteira, os pilotos que usam o HMD podem mirar os sensores e os mísseis no alvo rapidamente. Isso permite que os pilotos identifiquem melhor os alvos no ar e no solo e maximizem o desempenho total. Com sua habilidade de visão noturna, esse capacete é o maior aliado do piloto.

“Você pode usar uma técnica diferente com um HMD”, disse o piloto de teste do Gripen, Jakob Högberg. “Isso porque o capacete com mira montada permite maior consciência situacional. Dessa forma, a localização com precisão é mais simples e nós atiramos mais rápido”, completou.

O sistema também pode determinar alvos para o piloto, levando a uma avaliação mais eficiente da situação tática. O HMD mostra também informações vitais de voo, como altitude e velocidade no ar. Além disso, localiza os alvos com precisão e fornece dados suplementares de rastreamento. “A realidade é combinada com o sistema, já que a localização é sobreposta ao que o piloto vê”, explicou Högberg.

Para o Gripen E, a Força Aérea Sueca e a Força Aérea Brasileira usarão o HMD chamado Targo, desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre (RS), uma das empresas beneficiárias do Programa Gripen no Brasil.

Com o equipamento, os pilotos do Gripen terão sinalização noturna e outros recursos no display. Para máxima eficácia, o capacete é personalizado para cada piloto, assegurando, assim, que o visor esteja posicionado na altura e na distância correta dos olhos. Os sensores do capacete devem ainda serem calibrados com os da aeronave, para que a informação mostrada esteja no lugar certo em relação à realidade. Com a personalização e calibração, o aviador tem alta precisão e evita perda de imagem.

Desenvolvido inicialmente para equipar os caças Gripen a fim de atender às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), além do Head Mounted Display (HMD), a AEL Sistemas ainda fornece outros dois displays de cabine – o Wide Area Display (WAD) e o Head-Up Display (HUD) – que também equiparão os caças da Força Aérea Sueca. Este acordo tornou a AEL uma das principais fornecedoras globais da Saab, ampliando a parceria entre as empresas.

“Este é mais um resultado excepcional da parceria de tecnologia com a indústria brasileira. A Saab conseguiu aliar sua expertise em integração de sistemas complexos e no desenvolvimento e construção de caças, com o trabalho de altíssima qualidade de empresas brasileiras como a AEL Sistema, responsável pelos avançados displays de cabine do Gripen. Hoje, todos os caças Gripen E/F que produzimos têm esses equipamentos de ponta, que são produzidos no Brasil ”, disse Linus Narby, chefe do contrato do Gripen Brasil na Saab.

FONTE: Saab

PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


Antena Multissatelital vai ampliar fiscalização ambiental

A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília, com a participação do Presidente da República Jair Bolsanaro e do ministro da Defesa Walter Souza Braga Netto

Publicada em 22/07/2021 14:42

Mais uma ação de apoio de combate ao desmatamento e queimadas irregulares. A inauguração da Antena Multissatelital, vai permitir utilizar dados de satélite de observação da terra - ópticos e radares - no auxílio à preservação ambiental. A cerimônia ocorreu na sede do Ministério da Defesa, em Brasília.

A antena possui 11,3 metros de diâmetro e vai permitir a utilização de dados de satélite de observação da terra - ópticos e radares - no auxílio à preservação ambiental de forma a complementar o Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O equipamento poderá captar imagens de satélites operados pelo Estado brasileiro ou com as quais sejam celebrados contratos de aquisição de imagens. Desse modo, será possível antecipar a antecipação e a intervenção dos focos de queimada, inclusive no período de alta densidade de nuvens na Amazônia.

“Celebramos hoje, a concretização de mais um instrumento do Estado brasileiro para ampliar a vigilância do território e, em especial, para incrementar o monitoramento ambiental do nosso país”, ressaltou o ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto.

“A implantação dessa antena complementa o projeto de monitoramento do desmatamento com tecnologia radar SipamSar e foi adquirido com recursos geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Essa ferramenta é capaz de receber dados dos satélites nacionais operados pela Força Aérea Brasileira e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tendo acesso a imagens geradas em tempo real”, ressaltou Braga Netto.

O equipamento, operado pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), foi instalado no Campo de Instrução do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes do Exército Brasileiro, em Formosa (GO) e possui abrangência em todo o Brasil, incluindo grande parte da Amazônia Azul, “Representa mais uma ação de coordenação e de integração entre os diferentes entes governamentais com atuação no segmento espacial, área estratégica para a Defesa Nacional, e que trará resultados concretos para a atuação de vários órgãos em diversos setores”, afirmou o ministro.

O Censipam foi criado com a missão de monitorar, integrar e difundir informações para o planejamento e coordenação de ações em prol da proteção da Amazônia. O centro utiliza radares terrestres, transportados por aviões e satélites orbitais. Já o SipamSar, projeto que monitora o desmatamento com tecnologia radar, antecipa a intervenção em campo visualizando o terreno.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Defesa e CENSIPAM inauguram Antena Multissatelital


Por Rayane Bueno | Publicada em 22/07/2021 19:51

Brasília (DF), 22/07/2021 - Órgãos de fiscalização passam a contar com mais um reforço nas ações voltadas para a proteção da Amazônia e das riquezas desse rico bioma. Isso porque, nesta quinta-feira (22), o Ministério da Defesa (MD) inaugurou, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), uma antena multissatelital. Instalada em aérea do Exército Brasileiro, em Formosa, Goiás, o equipamento vai auxiliar com a captação de imagens de focos de desmatamento e incêndio, a partir do uso de dados de satélite de observação da terra, ópticos e radares.

Durante a cerimônia de inauguração, o Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, acompanhado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, destacou a atuação das Forças Armadas para assegurar a integridade do território nacional. Ao enfatizar a relevância do novo equipamento, parabenizou a iniciativa do CENSIPAM e de todas as instituições e agências envolvidas na realização dessa atividade. "Desejo que, em breve, possamos colher os frutos desse esforço conjunto na ampliação da vigilância da Amazônia, do Pantanal, do Cerrado e, também, da Amazônia Azul, contribuindo para a preservação da biodiversidade brasileira e para a defesa de nossa soberania", destacou.

O Diretor-Geral do CENSIPAM, Rafael Pinto Costa, ressaltou que a antena vai contribuir na observação das atividades ilegais de desmatamento e garimpo, da abertura de pistas de pouso clandestinas e até de derramamento de óleo no mar. "A ideia é tornar o monitoramento mais ágil, permitindo gerar alertas de desmatamento logo que a atividade ilegal seja observada, buscando com isso identificar as áreas onde o desmatamento está ativo e fomentar os órgãos de fiscalização a atuarem nessas regiões identificadas de forma mais rápida, impedindo que uma porção maior da floresta seja derrubada”, explicou.

A solenidade, ainda, contou com a presença do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão; do Ministro-Chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; do Ministro da Economia, Paulo Roberto Nunes Guedes; do Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; do Secretário-Geral do MD, Sérgio José Pereira, entre outras autoridades.

Foto: Alexandre Manfrim

Centro de Comunicação Social da Defesa (CCOMSOD)
Ministério da Defesa
(61) 3312-4071

Sete das 35 modalidades disputadas pelo Time Brasil são 100% compostas por militares atletas


Rayane Bueno | Publicada em 22/07/2021 20:55

Com notável representatividade nos principais eventos esportivos nacionais e mundiais, os militares atletas, que integram o Programa Atletas de Alto Rendimento, o PAAR, do Ministério da Defesa, estão entre as apostas de medalha nas Olimpíadas de Tóquio. Eles somam 92, do total de 302 atletas brasileiros classificados para Tóquio, ou seja, percentual de mais de 30% da equipe brasileira. São 44 da Marinha, 26 do Exército e 22 da Aeronáutica. E os militares atletas respondem por 100% da formação de sete das 35 modalidades que serão disputadas pelo Time Brasil no evento multiesportivo.

Essas sete modalidades são: boxe, canoagem slalom, hipismo adestramento, maratonas aquáticas, pentatlo moderno, remo e triatlo. A participação deles também é destacada em outras modalidades. Nos saltos ornamentais e vôlei de praia, são 75% de cada uma das duas equipes; no taekwondo, representam 66,6%; na ginástica artística, 57,1%; e no atletismo, 55,7%.

Das 35 modalidades disputadas pela delegação brasileira, 21, o que equivale a 60%, contam com a participação dos militares atletas. As mulheres militares atletas também marcam presença nos jogos. Dos 92 militares atletas, 40 são mulheres, o que corresponde a mais de 43% do grupo representado por militares.

Atualmente, o PAAR é integrado por 551 militares atletas em 30 modalidades. Desse total, 92 embarcaram para Tóquio. O Programa foi criado, em 2008, em parceria com o então Ministério do Esporte, hoje, Ministério da Cidadania. Para participar, é necessário alistamento por meio de edital público. O processo seletivo compreende avaliação curricular, entrevista, inspeção de saúde e exame físico. Os aprovados ingressam em uma das Forças Armadas e passam a contar com os benefícios da carreira militar. São eles: soldo, assistência médica, acompanhamento nutricional e de fisioterapeuta, além de estruturas esportivas adequadas para treinamento, em organizações militares.

CCSM (Marinha do Brasil)


Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia recebe o KC-390 da FAB


Centro De Comunicação Social Da Marinha | Publicada em 22/07/2021 07:50

A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu, pela primeira vez, a aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller, no dia 21 de julho. O KC-390 realizará lançamento de paraquedistas em apoio ao adestramento do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC).

A aeronave da FAB é operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) - Esquadrão “Zeus”, situado na Ala 2, em Anápolis (GO). O KC-390 é um projeto conjunto da FAB com a Embraer. É um jato de transporte tático militar projetado para estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são mobilidade, design robusto, maior flexibilidade, tecnologia comprovada de última geração e manutenção mais fácil. Os aviões KC-390 Millennium voam mais rápido e carregam mais carga que outros cargueiros militares de mesmo porte, tendo sido usados, inclusive, nos transportes de oxigênio durante a pandemia da Covid-19 pelo Brasil.

Por ocasião do pouso do KC-390, o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga, acompanhado do Comandante da BAeNSPA, Capitão de Mar e Guerra José Fábio Carneiro da Silva e do Comandante do EsqdVF-1, Capitão de Fragata Eduardo Luís Guimarães de Moura, visitaram o interior do avião.