NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Forças Armadas atuam no combate a incêndio no Pantanal


Guilherme Wiltgen | Publicada em 25/07/2020 11:54

As Forças Armadas já estão atuando, a partir da manhã deste sábado (25/7), no combate a incêndio no Pantanal mato-grossense. O Ministério da Defesa (MD) atende à solicitação recebida na noite de sexta-feira (24), do Governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, que decretou também estado de emergência.

Para a execução da operação, o MD estabeleceu um Centro de Coordenação no Comando do 6º Distrito Naval, na cidade de Ladário (MS). Participam da operação helicópteros da Marinha (MB), do Exército (EB) e da Força Aérea (FAB), além de brigadistas, conforme as necessidades. 

Um avião C-130 Hércules da FAB, munido com o sistema de combate a incêndio “Modular Airborne Fire Fighing System” (MAFFS),também será empregado nessa missão. 

Na manhã deste sábado, ocorreu, na sede do Comando do 6º Distrito Naval, a primeira reunião de coordenação, envolvendo agentes federais e estaduais. Uma aeronave UH-12 Esquilo, da Marinha, decolou para realizar missão de reconhecimento, transportando técnicos do IBAMA e do Corpo de Bombeiros, posteriormente, iniciar o combate ao incêndio utilizando “bambi bucket” (dispositivo de combate a incêndios que permite aos operadores dessas aeronaves chegarem mais perto de incêndios e despejar água e espuma de forma mais precisa).

JORNAL DA BAND - TV


Missão humanitária em terras indígenas

Série especial sobre o combate à covid-19 em terras indígenas e ribeirinhas na Amazônia. Na última reportagem, você vai conferir os bastidores desta missão humanitária no meio da floresta.

Da Redação | Publicada em 25/07/2020 20:54

Na quarta matéria do quadro Destino Amazônia, do Jornal da Band, pudemos acompanhar os bastidores da série reportagens que terminou hoje.

A reportagem mostra os cuidados dos navios da Marinha para receber a tripulação e os jornalistas. O estilo de vida dos índios que vivem no entorno dos PEFs do Exército e como é dentro do KC-390, da FAB, maior avião cargueiro do Hemisfério Sul.

OUTRAS MÍDIAS


MIDIAMAX - Aeronáutica e Marinha vão auxiliar em combate a queimadas no Pantanal

A área queimada estimada pelo Ibama e o Prevfogo já ultrapassa 300 mil hectares

Mariane Chianezi | Publicada em 25/07/2020 15:30

Após o Estado decretar situação de emergência para as queimadas que atingem o Pantanal, o Ministério da Defesa determinou que a Aeronáutica e a Marinha do Brasil vão auxiliar no combate os focos dos incêndios que destroem as matas pantaneiras.

Conforme o Diário Corumbaense, serão usadas as aeronaves da Marinha e da Força Aérea Brasileira. Inicialmente, a Marinha deverá atuar na utilização de helicópteros em voos de reconhecimento, transporte de brigadistas e lançamentos de água com utilização do “bambi bucket”, que tem previsão para ter início ainda na tarde deste sábado (25).

Ao longo da semana, deverão acontecer ações com as aeronaves Hercules C-130, da Força Aérea Brasileira, que irá operar de Campo Grande com a utilização do sistema de combate à incêndio “Modular Airbone Fire Fighing System” (MAFFS) e helicóptero Super Cougar, da Marinha, que partirá de Ladário. Também serão empregadas as aeronaves Black Halk da FAB e um Pantera, do Exército Brasileiro.

Na manhã deste sábado foi realizado sobrevoo de reconhecimento com uma aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, nas regiões mais afetadas dos municípios de Corumbá e Ladário, após reunião entre o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e representantes do Ibama em Corumbá.

Combate ao incêndio

Segundo Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), a estratégia de ação foi definida a partir de conversas com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e o Ministro da Defesa, general Fernando Azevedo.

Um helicóptero UH12 já está operando e ficou acertado que neste domingo haverá reforço de um helicóptero H60. Está prevista a utilização, a partir de segunda-feira (27), de uma aeronave C130, com capacidade para o transporte de 12 mil litros de água, e um helicóptero UH15, que estará baseado em Ladário.

AGORA VALE - Bombeiros monitoram a Serra após apagarem focos de incêndio

Fase de monitoramento vai durar 48h para evitar o retorno do fogo

Da Redação | Publicada em 25/07/2020 10:37

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, comunicou o encerramento com sucesso da fase operativa da Operação Incêndio na Serra Fina, que conseguiu conter e extinguir as chamas na região do Pico da Pedra da Mina. Ainda ontem, na sexta-feira (24), o último sobrevôo do dia constatou que toda a região está em segurança. Até a manhã deste sábado (25), cerca de 600 hectares da mata foram atingidos pelo incêndio. Isso é o equivalente a 6.000.000 de metros quadrados devastados pelo fogo.

Foi iniciada a fase de monitoramento da Operação, que será desenvolvida por uma aeronave Águia e uma equipe de bombeiros militares, durante as próximas 48 horas, para atuar em casos de reignição de focos de fogo. A Serra Fina é uma seção da Serra da Mantiqueira, onde se localiza o Pico da Pedra da Mina, quarto pico mais alto do Brasil e o mais alto do Estado de São Paulo, com 2.798 metros de altura. 

Nos primeiros dias da Operação, os helicópteros transportaram equipes de bombeiros militares para o alto do pico, onde permaneceram por dois dias ininterruptos. Esta ação foi fundamental para isolar o incêndio, evitando que se propagasse para várias direções.

Quando as chamas atingiram as encostas íngremes do pico, onde não era possível a permanência humana, os helicópteros Águia começaram o combate aéreo, atraves do lançamento de água diretamente nas chamas. No total, os Águias fizeram 476 vôos de lançamento, totalizando um volume de 274.000 litros de água. Além disso, a FAB também realizou três vôos de lançamento de água, com 12.000 litros lançados em cada vôo. No total, foram lançados 268.000 litros de água.

O sucesso da operação só foi possível graças a uma ação integrada entre o Corpo de Bombeiros e o Comando de Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Defesa Civil, a Prefeitura de Cruzeiro, a FAB e o ICMBio.