NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV RECORD


SÓ GOIÁS QUE TEM: ARTE E HISTÓRIA NAS CASAS DE ANÁPOLIS


Publicada em 30/07/2021 20:47

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


FAB realiza voo de Aeronave Remotamente Pilotada via satélite


Redação | Publicada em 30/07/2021 05:03

Pilotada por satélite. É assim que a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), de modelo RQ-900, da Força Aérea Brasileira (FAB), contribui com imagens exclusivas e, em tempo real, na Operação Samaúma. As decolagens ocorrem do Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV), localizado na Serra do Cachimbo, em Novo Progresso (PA), com controle e coordenação tática, de forma remota, do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF).

De acordo com o chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, major-brigadeiro do ar Alcides Teixeira Barbacovi, a atividade tem caráter de inteligência e é essencial para a entrega de informação em tempo real. “A ARP tem capacidade de imagear, descobrir e fotografar pontos de desmatamento na Amazônia. E, de Brasília, militares de inteligência do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira analisam o conteúdo captado, inclusive, com recurso termal, dando suporte à Operação e aos Comandos Conjuntos e às agências reguladoras e de fiscalização. O sistema aumenta muito o ganho operacional das capacidades da aviação de reconhecimento da FAB”, explica o oficial-general.

Utilizando sensores, a antena não aponta mais diretamente para a aeronave, mas, sim, para o satélite, que faz a ponte com a ARP (SATCOM). Anteriormente, o voo era feito somente por meio de uma antena que fica no solo, exigindo uma linha de visada com a plataforma. Ou seja, trazia algumas limitações de distância para a operação da aeronave, pois, à medida que a distância entre a ARP e a estação de solo aumenta, a aeronave começa a ficar abaixo do horizonte, interrompendo a linha de visada.

Operação Samaúma

A FAB, juntamente com as Agências reguladoras e de fiscalização, atua em pontos de interesse levantados pelo Comando Conjunto Norte (Belém), Comando Conjunto Centro-Oeste (Campo Grande) e Comando Conjunto Amazônia (Manaus), de modo que, em tempo real, equipes no terreno possam verificar eventual irregularidade.

Apesar do apoio operacional dado pela FAB, quem realiza as apreensões, prisões ou emite multas são as entidades policiais que englobam a operação, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar do estado de Rondônia (PMRO). Além da PF e da PMRO, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) também participam ativamente das ações de prevenção e repressão dentro da Operação.

A FAB está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País. A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves RQ-900, P-3 AM Orion, R-99, A-1 e H-60 Black Hawk.

PORTAL AEROFLAP


Conheça a rotina abaixo de zero dos militares do controle de tráfego aéreo


Redação | Publicada em 30/07/2021

A Força Aérea Brasileira (FAB) está trabalhando em temperatura negativa para assegurar o controle do tráfego aéreo em algumas regiões do País. Na madrugada desta quinta-feira (29), a temperatura no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Morro da Igreja (DTCEA-MDI), em Santa Catarina (SC), chegou a -8,5ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Apesar do clima desafiante, cerca de 40 militares da Organização reforçaram a quantidade de peças do uniforme para honrar a missão de prover os meios necessários para o controle, a segurança e a defesa do espaço aéreo no Sul do Brasil.

O Comandante do DTCEA-MDI, Capitão Comunicação Fábio Barbosa Laureano Luiz, explicou que parte do trabalho da Unidade é manter a disponibilidade e a confiabilidade dos ativos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), que fornece informações de vigilância radar, dados meteorológicos e telecomunicações aeronáuticas para o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

Estes ativos contam com o suporte de sistemas de energia e de climatização extremamente robustos, de forma que viabilizam a atividade de controle e defesa aérea no cone sul do Brasil, juntamente com outros 13 Destacamentos subordinados ao CINDACTA II”, contou.

Ainda de acordo com o Capitão Laureano, essa foi a segunda onda de frio no mês de julho na região. “A estrutura operacional da FAB no DTCEA-MDI conta com uma equipe de cinco militares que se revezam no Alto do Morro da Igreja. Enfrentamos a tarefa com muito orgulho frente ao desafio, que é trabalhar na região mais fria do Brasil. Para garantir um trabalho seguro e salubre para o grupo, a Força fornece aquecedores dentro da Unidade, câmeras externas e uniformes desenvolvidos especificamente para o clima extremo da região”, informou.

Segundo o Oficial, outra atribuição da Organização Militar (OM) é fiscalizar 16 quilômetros de estrada, principalmente durante essa época do ano, quando a região recebe turistas de todo o País. “Para garantir a segurança de todos, precisamos, até fechar o acesso ao Mirante, que em circunstâncias normais, fica liberado dentro de um horário específico”, concluiu.

Dia mais frio do ano

Santa Catarina registrou o dia mais frio do ano no Brasil nesta quinta-feira (29), de acordo com o INMET. Na noite da quarta-feira (28), nevou em ao menos 13 cidades. Os flocos de neve começaram a cair na Serra por volta das 17h30. Já por volta das 21h, nevou também no Oeste catarinense.

MINISTÉRIO DA DEFESA


Atuação das Forças Armadas é reconhecida pela Firjan e pelo SIMDE


Lane Barreto | Publicada em 30/07/2021 21:49

Rio de Janeiro (RJ), 30/07/2021 - As Forças Armadas foram homenageadas pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e pelo Sindicato Nacional das Indústrias de Material de Defesa (SIMDE) “em reconhecimento ao seu papel a serviço da paz”. A cerimônia ocorreu no Teatro Firjan SESI, na tarde desta sexta-feira (30), na capital fluminense.

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, representou as Forças Armadas ao ser agraciado pelas instituições representativas das indústrias. “A homenagem reveste-se de grande simbolismo, pois denota o sentimento patriótico, valorizando e reconhecendo o trabalho dos mais de 370 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica”, sublinhou o Ministro.

Os Comandantes da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos; do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; e o Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, representando o Comandante da Aeronáutica, acompanharam a homenagem por suas respectivas Forças.

Durante o evento, foram ressaltados o histórico de participação e o reconhecido desempenho dos militares em operações de manutenção de paz no exterior, o apoio ao desenvolvimento de obras de infraestrutura, em missões de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e de apoio humanitário desenvolvidas pela Defesa.

Em discurso, o titular da Pasta da Defesa ressaltou as inúmeras ações desenvolvidas pelos militares em benefício da população brasileira e destacou a importância da Base Industrial de Defesa (BID). “É um objetivo estratégico do Ministério da Defesa e contribui com uma das prioridades atuais do Governo, que é a recuperação da economia”, enfatizou.

A BID contribui para a geração de cerca de 1 milhão de empregos diretos e indiretos e a execução de projetos estratégicos das Forças Singulares fortalece as empresas do segmento. “Acredito que o caminho a trilhar está materializado aqui, hoje. Temos que mobilizar as lideranças de vários matizes, envolvendo toda a sociedade, para inserir, cada vez mais, a temática da Defesa Nacional, como um vetor de desenvolvimento e de fortalecimento da democracia”, acrescentou o Ministro.

Na ocasião, o Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, expressou admiração pelos serviços prestados pelo Ministério da Defesa ao incentivar as indústrias daquele Estado e pelos valores estimados pelos militares. Ele também indicou semelhança entre as instituições. “Gostaria de chamar atenção a uma característica comum entre nós, do sistema Firjan, e as Forças Armadas: o nosso caráter de instituições permanentes. O reconhecimento e a gratidão são as razões que levaram a diretoria da Firjan e do SIMDE a prestar essa homenagem às Forças Armadas”, finalizou.

PORTAL DEFESANET


FAB atua no combate ao desmatamento ilegal na região norte do País

Força Aérea é responsável por dar suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego de aeronaves na Operação Samaúma

Redação | Publicada em 30/07/2021 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) está atuando na Operação Samaúma, que foi deflagrada pelo Governo Federal, representado pelo Ministério da Defesa, para combater o desmatamento ilegal e os incêndios florestais nas terras indígenas e nas unidades federais de conservação ambiental, na região norte do País.

A Operação é um esforço conjunto das Forças Armadas, órgãos e entidades de proteção ambiental, além de agências e instituições policiais. Na missão, a FAB é responsável por dar todo o suporte de inteligência, vigilância e reconhecimento, no fornecimento de imagens aéreas, por meio do emprego das aeronaves P-3 AM Orion, R-99, A-1, além da Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) de modelo RQ-900.

As imagens são feitas, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), localizado em Brasília (DF), em pontos de interesse levantados pelo Comando Conjunto Norte (Belém), Comando Conjunto Centro-Oeste (Campo Grande) e Comando Conjunto Amazônia (Manaus), de modo que, em tempo real, equipes no terreno possam verificar eventual irregularidade.  

Apesar do apoio operacional dado pela Força Aérea, quem realiza as apreensões, prisões ou emite multas são as entidades policiais que englobam a Operação, como a Polícia Federal (PF) e a Polícia Militar do estado de Rondônia (PMRO). Além da PF e da PMRO, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) também participam ativamente das ações de prevenção e repressão dentro da Operação.

Origem da Operação Samaúma

Sagrada para diversos povos indígenas brasileiros, a Samaúma é considerada a árvore rainha da Amazônia. Conhecida como “a mãe das árvores”, a Samaúma foi o nome dado à Operação deflagrada pelo Governo Federal, por meio do decreto nº 10.730 - que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental, em áreas de propriedade ou sob posse da União e, por requerimento do respectivo Governador, em outras áreas dos Estados abrangidos.

Fotos: Tenente Enilton/ Sargento Januário/ Cabo Silva Lopes (Cecomsaer)

PORTAL CAVOK


Exército Brasileiro visita instalações da FAB para futura implantação de aeronaves da Aviação do Exército


Fernando Valduga | Publicada em 30/07/2021 08:46

A Ala 9, situada em Belém (PA), recepcionou, na última segunda-feira (26), a comitiva do Exército Brasileiro (EB), composta por oito militares, entre eles Oficiais-Generais.

A visita Institucional objetivou dar continuidade ao estudo de implantação de uma fração da Aviação do Exército (AvEx) na Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB). A exemplo da cooperação que já existe com o Esquadrão HU-41 da Marinha do Brasil (MB), o Estado-Maior do Exército manifestou interesse em alocar duas aeronaves Jaguar na Ala 9.

Durante a visita, o Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, abordou sobre a Reestruturação da FAB e a Implantação do Comando Aéreo Norte.

Na sequência, o Comandante da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, apresentou as características do Projeto Piloto da FAB/MB, quando do seu processo de implantação e ressaltou que o Projeto pode ser um ponto de partida para o estabelecimento de um esquadrão de helicópteros do EB. “Tal evento representa um marco nas tratativas que, em breve, poderão resultar em mais um trabalho pioneiro da Ala 9 na estrutura da Força Aérea, desbravando, juntamente com Comando Aéreo Norte, uma parceria entre as Aviações das três Forças em âmbito regional”, disse o Oficial.

Após as apresentações, os militares envolvidos seguiram para uma visita aos hangares do Grupo Logístico da Ala 9, com vistas a uma melhor observação da capacidade de cada um destes.

Fotógrafo de aviação e piloto desde 1992, participou de diversos eventos e operações aéreas, como a Cruzex, AirVenture,Dayton Airshow e FIDAE. Possui trabalhos divulgados em revista especializadas de aviação no Brasil e no exterior. Utiliza equipamentos Canon durante seus trabalhos fotográficos pelo mundo da aviação.

DEFESA - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS


Esquadrão Zagal comemora 35 anos de criação com edição especial da Aeroespaço digital


Daisy Meireles | Publicada em 30/07/2021 19:24

O empreendimento da nova sede do 5º/1º GCC tem instalações de alto nível e muito mais adequadas para as atividades administrativas, operacionais e técnicas do Esquadrão Zagal, tão importantes para o sucesso no cumprimento de sua missão.

O 5º/1º GCC é responsável por operar um radar de aproximação transportável (PAR2000T), que atua na vigilância do espaço aéreo brasileiro. Alocado junto a uma unidade operacional de defesa aérea, o Zagal colabora no treinamento dos controladores de tráfego aéreo e contribui para a segurança de voo nas aproximações para pouso em caso de condições meteorológicas adversas.

Nesses 35 anos de história, o Esquadrão Zagal participou ativamente de várias operações e exercícios militares, sempre em busca do cumprimento da missão, do aperfeiçoamento das estratégias militares e das inovações tecnológicas.

Sua visão é ser reconhecido, no âmbito da Força Aérea Brasileira, pela excelência no emprego técnico-operacional de Sistemas Radar Transportáveis, atendendo às necessidades do DECEA em prol da FAB.

No próximo dia 13 de agosto, o  5º/1º GCC vai comemorar os 35 anos de criação e, como homenagem, o DECEA produziu uma edição especial da revista Aeroespaço digital, publicada na plataforma ISSUU. Vale conferir a história e as conquistas do Esquadrão Zagal.

Dia da Intendência e promoção de Oficiais-Generais são destaques na edição de Agosto


Publicada em 31/07/2021 01:46

A edição do NOTAER de agosto destaca a atuação dos militares da Intendência, quadro que a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora, no dia 23 de agosto, seus 76 anos de história e apoio logístico para o cumprimento das mais diversificadas missões. Outra matéria é a relação completa dos atletas militares da FAB que disputam os Jogos Olímpicos de Tóquio, que teve início no dia 23 de julho e segue até o dia 8 de agosto.

A promoção dos Oficiais-Generais também consta nas páginas de mais uma edição do periódico. Desta vez, no dia 31 de julho, 11 militares foram promovidos.

VII COMAR recebe visita do novo Consul do Japão em Manaus


Redação | Publicada em 31/07/2021 05:03

O Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR) e o Consulado-Geral do Japão em Manaus assinaram, no dia 26 de julho, as intenções de renovar a parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o País asiático, em prol de projetos sociais na Capital amazonense. Na oportunidade, o Comandante do VII Comar, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão apresentou a atual estrutura da Organização Militar (OM), explanou acerca das capacidades instaladas na região e do papel fundamental desempenhado pela FAB nas missões aéreas realizadas ao longo da pandemia de COVID-19.

O Cônsul-Geral, Masahiro Ogino, ressaltou a importância da parceria para a sociedade manauara. “A estreita relação entre a FAB e o Consulado-Geral do Japão em Manaus permite que se concretizem projetos sociais, como a mais recente reforma na quadra da Escola Estadual Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e o VII COMAR contribuímos para elevar a qualidade da educação física para os estudantes. Espero que a relação com a FAB possa se fortalecer ainda mais”, disse. 

Com quase dois meses à frente do Consulado do Japão em Manaus, Ogino disse estar impressionado com a grandeza e diversidade do Brasil, e, ainda, admirado com a comunidade japonesa que, com muito trabalho, contribui para o desenvolvimento do País e da Região Amazônica. Atualmente, cerca de 40 empresas estão sobre a jurisdição do Consulado Japonês, nos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre. 

Parceria

A relação citada teve início em 2019, com uma visita realizada pelo Cônsul-Geral Adjunto, Takahiro Iwato, à Ala 8, ocasião em que o representante japonês conheceu o Programa Forças no Esporte (PROFESP). Na época, Takahiro teve contato com 100 crianças participantes do Programa, que praticam modalidades esportivas nos seus contraturnos escolares, além de participarem de atividades de cunho cívico.