ESPORTE

Militares do Pentatlo Aeronáutico da FAB conquistam pódio na Finlândia

A competição contou com a participação de seis países - Brasil, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Suécia e Ucrânia
Publicada em: 08/07/2024 16:47
Imprimir
Fonte: CDA, por Tenente Daniele Jacovetti
Edição: Agência Força Aérea

Os militares da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram do Campeonato Aberto Regional Militar de Pentatlo Aeronáutico, realizado na Finlândia, de 24 a 28/06. A competição contou com a participação de seis países - Brasil, Dinamarca, Finlândia, Lituânia, Suécia e Ucrânia.

A equipe de atletas militares da FAB foi composta pelo Tenente Aviador Thiago Goulart Gomes Oliveira Gomes, Tenente Aviador Walney Nardaci Oliveira, Cadete Aviador Luis Paulo Borges Gomes Ferreira, Cadete Intendente Luana Beatriz Teixeira Leite, Cadete Aviadora Jullyana Alves do Nascimento Canedo, Sargento Damis da Silva Oliveira e Sargento Ellen Caroline Santos de Souza e o Chefe da equipe, Major de Infantaria Jomar Matos Souza Junior.

“A equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico representou muito bem o país na competição Regional na Finlândia e isso está sendo apenas o caminho para chegarmos pronto mental, física e tecnicamente, com favoritismo no Campeonato Mundial da modalidade que iremos sediar em 2025", destacou o Chefe da equipe, Major Jomar Matos.

A equipe feminina do Brasil sagrou-se campeã, ficando à frente da Lituânia - 2º lugar - e da Finlândia - 3º lugar. No individual feminino, a Sargento Ellen conquistou novamente o 1º lugar. “Ganhar o mundial em 2022 foi algo surpreendente e inesperado para mim, pois apesar da minha dedicação aos treinos, conciliar com a conclusão da minha graduação, escalas de serviço e vida pessoal foi extremamente desafiador, e por isso, emocionante! Hoje sirvo na Academia da Força Aérea, onde passei a trabalhar na Seção de Educação Física, como treinadora do Pentatlo Militar. Conseguimos trazer, novamente, o título para o Brasil individual e por equipe", afirmou a Militar. 

A equipe masculina conquistou o 3º lugar. Na competição individual, o Tenente Gomes ficou em 5º lugar, sendo o brasileiro melhor classificado. “Sempre vi o esporte como uma oportunidade de treinar nossa disciplina e nossa dedicação e, no campeonato aberto da Finlândia, não foi diferente. A cada competição, nos colocamos à prova, nos testamos e podemos enxergar com mais clareza o que precisamos melhorar. Com isso em mente e tendo em vista o mundial de 2025, que ocorrerá no Brasil, acredito que a equipe tem tudo para atingir excelentes resultados”, disse.

A equipe brasileira ainda tem uma competição a realizar neste ano, será o Aberto de Pentatlo Aeronáutico, que acontecerá em novembro, na Academia da Força Aérea (AFA). Essa competição servirá como treinamento para os militares e como evento teste para o 61° Campeonato Mundial Militar de Pentatlo Aeronáutico, que acontecerá no Brasil em 2025, ainda a ser definido o local da competição.

Fotos: CDA