Personalidades


Alberto Santos Dumont
Alberto Santos-Dumont
Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira

Tendo dedicado sua vida à Aviação, Santos-Dumont foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.
Marechal do Ar Eduardo Gomes
Marechal do Ar Eduardo Gomes
Patrono da Força Aérea Brasileira

Foi o primeiro Comandante do Grupo Misto de Aviação, criado no Campo dos Afonsos, em maio de 1931. Desse grupo, partiu, em 12 de junho de 1931, o avião que realizou a primeira linha do Correio Aéreo Militar, dando origem ao atual CAN.
Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho
Doutor Joaquim Pedro Salgado Filho
Primeiro Ministro da Aeronáutica

No ato da criação do Ministério da Aeronáutica, assumiu o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho, escolhido pelo presidente Getúlio Vargas para dirigir os destinos da Aeronáutica Brasileira.
Marechal Casimiro Montenegro Filho
Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho
Patrono da Engenharia da Aeronáutica

Idealizador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o Marechal Casimiro Montenegro Filho nasceu em Fortaleza em 28 de outubro de 1904 e ingressou na Escola Militar do Realengo em 1923, tendo sido declarado Aspirante a Oficial do Exército em dezembro de 1928.
Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja
Patrono da Intendência

Além de ter elaborado o Regulamento do Serviço de Intendência da Aeronáutica, o Brigadeiro Granja idealizou e empenhou-se na organização de diversas unidades de intendência ao longo da história do Ministério da Aeronáutica.
Major-Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos
Patrono do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Por sua atuação decisiva e relevante no progressivo desenvolvimento do Serviço de Saúde da Aeronáutica foi seu primeiro Chefe e Diretor. Por seu abnegado empenho e devotamento para concretizar pioneiramente a sua estrutura adequada, previu, planejou e regulamentou o respectivo funcionamento, inclusive criando, adaptando e aperfeiçoando a quase totalidade dos órgãos especializados, necessários ao Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Tenente-Coronel Especialista em Armamento Jorge da Silva Prado
Patrono do Material Bélico

Contribuiu significativamente para a aquisição, manutenção, distribuição e desenvolvimento de equipamentos bélicos.
Falecido em 18 de fevereiro de 1991, o militar foi especialista em armamento, veterano de guerra e dedicou toda a carreira à área de material bélico.
O homenageado foi chefe da Seção de Material Bélico do 1º Grupo de Caça na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.
Tenente-Brigadeiro do Ar Nelson Freire Lavenére-Wanderley
Patrono do Correio Aéreo Nacional

Além de assinalado historiador da Força Aérea Brasileira, estudioso de estratégia e piloto militar, foi consagrado patrono do Correio Aéreo Nacional (CAN) por haver sido o pioneiro dessa instituição de assinalados serviços prestados à Integração do Brasil e ao adestramento de várias gerações de pilotos militares, sendo o primeiro piloto a realizar um voo do CAN, em 12 de junho de 1931, no K-263 – Curtiss Fledgling, do Rio de Janeiro a São Paulo, junto com seu antigo instrutor, o então Tenente Casemiro Montenegro Filho, hoje Patrono da Engenharia Aeronáutica.
Brigadeiro do Ar Nero Moura
Brigadeiro do Ar Nero Moura
Patrono da Aviação de Caça Brasileira

Foi o comandante do 1º GAvCa durante a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial, entre 1944 e 1945. Em setembro de 1945, como Tenente-Coronel, foi designado Comandante do Primeiro Regimento de Aviação em Santa Cruz. Essa função, à época, era mais abrangente do que um comando de Base Aérea.
Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay
Major-Brigadeiro do Ar Dionysio Cerqueira de Taunay
Patrono da Aviação de Patrulha

Em 1943 realizou ataque contra submarino inimigo com bombas de profundidade e tiros de metralhadora, tendo enfrentado reação antiaérea. O avião foi atingido no motor, na fuselagem e na empenagem, e dois tripulantes foram feridos. O submarino inimigo foi afundado. Sua bravura foi reconhecida pelo então Ministro da Aeronáutica, Salgado Filho.
Major-Brigadeiro Engenheiro  Tércio Pacitti
Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti
Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica

Pioneiro da Tecnologia da Informação no Brasil, foi o responsável por dinamizar a estrutura dessa ciência no então Ministério da Aeronáutica. Criou o Centro de Computação da Aeronáutica e o Curso de Engenharia da Computação do ITA. Desse renomado Instituto, foi o primeiro reitor militar.
Major-Brigadeiro do Ar Lysias Augusto Rodrigues
Major-Brigadeiro do Ar Lysias Augusto Rodrigues
Pioneiro do Correio Aéreo Nacional

Componente da expedição cujo objetivo era reconhecer o território e implantar campos de pouso, desbravando a natureza virgem da região amazônica, o Major-Brigadeiro do Ar Lysias Augusto Rodrigues nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de junho de 1896. É praça de 25 de março de 1916, na Escola Militar do Realengo, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em dezembro de 1918.
Bartolomeu de Gusmão
Bartolomeu de Gusmão
Tributo ao Pai da Aerostação

Bartolomeu de Gusmão se incorporou à série das figuras que pertencem à história da Humanidade, no campo das ciências com sua invenção notabilíssima, integrando a galeria das nossas glórias nacionais e nas do Mundo.
Anésia Pinheiro Machado
Anésia Pinheiro Machado
Pioneira da Aviação

Primeira aviadora brasileira a fazer um voo solo no Brasil, em 17 de março de 1922; a conduzir passageiro em avião, em 23 de abril de 1922; e a realizar voo de acrobacia.
Augusto Severo
Augusto Severo
Precursor aeronáutico

O potiguar Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, nascido em Macaíba (RN), em 1864, é considerado como o "Mártir da Tecnologia Aeronáutica" em seu tenaz esforço em conquistar os espaços.
Tenente Kirk
Tenente Kirk

O Tenente Ricardo Kirk foi o primeiro oficial do Exército Brasileiro a aprender a pilotar aviões. Brevetou-se em 22 de outubro de 1912, na École d'Aviation d'Etampes, na França.
 	Thereza di Marzo
Thereza di Marzo
Primeira piloto-Aviadora a ser brevetada

Tereza di Marzo nasceu em 6 de agosto de 1903, na Praça da Sé, em São Paulo. Filha de industrial, muito cedo se apaixonou pela Aviação. Brevetou-se em dia 8 de abril de 1922, na Fédération Aeronautique Internacionale.