BANDEIRA NACIONAL

FAB promove solenidade de troca da Bandeira Nacional

Cerimônia ocorre todo primeiro domingo do mês na Praça dos Três Poderes
Publicada em: 08/07/2024 12:04
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Neste domingo, dia 07/07, ocorreu a cerimônia de troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB), sob a responsabilidade do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR). O evento é organizado pelo Ministério da Defesa e segue um sistema de rodízio entre a Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

A solenidade deste domingo teve um significado especial para a FAB, primeiro porque julho marca o aniversário de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica e, também, porque foi uma oportunidade de homenagear todos os militares da FAB envolvidos nas ações de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, pela Operação Taquari 2. O Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cezar Darolt, destacou a importância de Santos Dumont para a aviação e da presença do público. “É bom que a gente traga ao público presente os valores, as tradições, especialmente, daqueles homens que fizeram a história do Brasil e da Força Aérea Brasileira. Não podemos imaginar, hoje, a humanidade sem os meios aéreos que existem e que só apareceram graças à genialidade de Alberto Santos Dumont. Com eventos como este, podemos honrar os nossos símbolos nacionais e os nossos militares", afirmou.

A cerimônia começou com uma salva de 21 tiros, feita pelo Grupamento de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, seguida pela substituição do Pavilhão Nacional ao som do Hino Nacional e do Hino à Bandeira. O historiador Marcello Eduardo que, de férias na Capital Federal, assistia à cerimônia pela primeira vez, ficou emocionado com a solenidade, por fazer despertar nele o amor á Pátria. “É muito bonito, emocionante demais! Ao ver a Bandeira sendo erguida lembrei o quão bom é sermos brasileiros. Parabéns à Força Aérea e a todos os militares por essa cerimônia”, disse.

Troca da Bandeira

A substituição da Bandeira Nacional ocorre no primeiro domingo de cada mês desde 1973 e é promovida, intercaladamente, pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Aeronáutica, além de órgãos militares do Distrito Federal. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa e atende ao Decreto nº 99.217/1990. 

A Bandeira Nacional é hasteada a 100 metros do chão por meio de torpedos e de um tubo-guia, e é iluminada por projetores automaticamente acesos ao pôr do sol e desligados ao amanhecer. Medindo 286 m², fica presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas. Na base do mastro está escrito: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto – visão permanente da Pátria”.

O mastro onde é hasteado a bandeira, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, foi inaugurado em 2 de abril de 1972, durante as comemorações do 12º aniversário da inauguração de Brasília como a nova capital do Brasil. O símbolo nacional já foi citado no Guinness Book como a maior bandeira hasteada do mundo, com 286 metros quadrados e cerca de 90 quilos.

Fotos: Soldado Bispo / BABR