NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL DEFESANET


HELICONTROL: Segurança e fluidez no controle de helicópteros em São Paulo

Único no mundo, serviço é desenvolvido pela FAB por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo

Da Redação | Publicada em 31/01/2024 16:36

O Brasil é um dos maiores detentores de frota de helicópteros do mundo, com mais de duas mil aeronaves, segundo dados levantados pela Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Somente a cidade de São Paulo registra, em média, cerca de 2.200 pousos e decolagens todos os dias.

O desafio de gerenciar e controlar esse movimento aéreo específico trouxe soluções pioneiras e da mais alta complexidade. Único no mundo, o sistema HELICONTROL, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é operado na Torre de Controle de Congonhas e garante a convivência segura de aviões e helicópteros na aproximação do aeroporto, que é o segundo mais movimentado do Brasil. 

A área de controle de helicópteros da Torre de Controle de São Paulo foi uma solução criada em 2004 pelo DECEA, como uma alternativa para viabilizar o crescente número de operações de helicópteros nesta porção do espaço aéreo. “O serviço foi criado baseado nos pilares básicos de controle do espaço aéreo, que são a fluidez e a segurança, visando buscar a convivência harmônica entre a circulação de helicópteros e a de aeronaves de asas fixas no aeroporto de Congonhas”, destaca o chefe da Subdivisão de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Major Aviador Roberto Manoel Francisco Júnior.

Confira no vídeo como funciona o HELICONTROL e descubra a complexidade do controle de tráfego aéreo de helicópteros na capital paulista.

ESTRATÉGIA CONCURSOS


Concurso CADAR 2025: SAIU edital com 3 vagas; confira


Da Redacao | Publicada em 31/01/2024 15:29

Foi divulgado o edital do concurso CADAR 2025 (Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica), no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao todo, são ofertadas três (3) vagas para a função de Dentista da Aeronáutica, nas especialidades de Endodontia (1), Implantodontia (1) e Ortodontia (1). A remuneração prevista é de R$ 8.245,00. Os interessados poderão se inscrever entre os dias 08 de fevereiro e 11 de março de 2024, no site da Fundação Guimarães Rosa (FGR), ao custo de R$ 150,00. A fim de te deixar sempre bem informado, elaboramos este artigo com as principais informações e novidades sobre o concurso. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nenhum detalhe.

Principais datas do concurso CADAR 2025

Inscrições: 08/02 a 11/03/2024

Isenção da taxa: 08 a 27/02

Último dia para pagamento: até 12/03

Prova: 16/06

Nível superior – Oficiais Dentistas

Endodontia: 1

Implantodontia: 1

Ortodontia: 1

  • Soldo Primeiro-Tenente: R$ 8.245,00

Etapas e provas do concurso CADAR 2025

O concurso CADAR 2025 será realizado mediante aplicação das seguintes etapas:

a) Provas Escritas;

b) Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);

c) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

d) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

e) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

f) Prova Prático-Oral (PPO);

g) Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC); e

h) Validação Documental.

Provas Objetivas

As Provas Escritas do concurso CADAR contém as seguintes disciplinas:

a) Gramática e Interpretação de Texto (GIT);

b) Conhecimentos Especializados (CE) – assuntos relativos à especialidade pretendida; e

c) Redação (RED).

A etapa terá duração total de 04 (quatro) horas e 20 (vinte) minutos, sendo do tipo múltipla escolha, com quatro opções de respostas e uma única correta. A prova de Redação (RED) consiste na elaboração de um texto manuscrito, dissertativo-argumentativo, em prosa, sobre assunto da atualidade e teve como finalidade verificar o conhecimento do tema proposto e a capacidade de expressão na modalidade escrita, de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa.

A redação concurso CADAR foi avaliada considerando os aspectos apresentados na tabela a seguir: As provas serão avaliadas na escala de 0 a 10, considerando-se até a casa décimo-milesimal, com arredondamento da última casa. Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 6,0000.

Inspeção de Saúde

A INSPSAU é uma perícia médica destinada a avaliar as condições psicofísicas do candidato, por meio de exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos, de modo a comprovar não existir patologias ou características incapacitantes ou restritivas para a carreira.

Exame de Aptidão Psicológica

O EAP avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio de técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções e Normas do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para a carreira, para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Curso. O candidato será avaliado na área de personalidade, de acordo com o Padrão Seletivo para a função. Os requisitos psicológicos considerados imprescindíveis, bem como os considerados restritivos ao adequado desempenho do cargo, foram estabelecidos previamente por meio de estudo científico.

Avaliação do Condicionamento Físico

O TACF avaliará, por meio de exercícios executados pelo candidato, com índices de aprovação em função do sexo, de modo a comprovar não existir incapacitação para o serviço militar nem para as atividades funcionais previstas no Curso. O candidato concurso CADAR deverá alcançar os índices mínimos de aprovação.

 

 

 

 

 

 

 

 

DEFESA EM FOCO


Homenagem ao Brigadeiro do Ar Nero Moura: Patrono da Aviação de Caça Brasileira

Celebrando a memória e o legado de Nero Moura, herói da Campanha da Itália e figura emblemática da história aeronáutica do Brasil

Marcelo Barros | Publicada em 31/01/2024 09:00

O aniversário de nascimento do Brigadeiro do Ar Nero Moura, em 30 de janeiro, é um momento de reflexão e admiração para a Força Aérea Brasileira e para a nação. Nascido em Cachoeira do Sul, RS, em 1910, Nero Moura personificou a coragem, a habilidade e o compromisso com a defesa nacional, consolidando seu nome como o patrono da Aviação de Caça Brasileira.

De Piloto a Líder: Uma Trajetória Exemplar

Como primeiro comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, Nero Moura foi um líder audacioso e visionário. Sua atuação na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, ficou marcada pela realização de 62 missões de guerra, pilotando os imponentes aeronaves P-47 Thunderbolt. Sob sua liderança, o grupo realizou 445 missões, totalizando 2.550 surtidas, números que refletem a bravura e a dedicação de seus integrantes.

Uma Jornada de Honra e Serviço

Após a guerra, a trajetória de Nero Moura continuou a ser pautada pelo serviço à nação. Em 1951, assumiu o cargo de Ministro da Aeronáutica, contribuindo para o fortalecimento e a modernização das forças armadas brasileiras. Sua morte, em 17 de dezembro de 1994, na cidade do Rio de Janeiro, não marcou o fim de sua influência, mas o início de um legado perene.

Um Legado que Inspira Gerações

O legado do Brigadeiro do Ar Nero Moura segue vivo, inspirando novas gerações de pilotos, militares e cidadãos brasileiros. Seu exemplo de liderança, coragem e dedicação ao país ecoa na história da aviação de caça brasileira, servindo como um farol para aqueles que almejam servir com honra e comprometimento.

Senta a Púa!

Em honra ao eterno comandante, a expressão “Senta a Púa!”, símbolo do 1º Grupo de Aviação de Caça e do espírito combativo e determinado de Nero Moura, continua a ressoar nos céus e nos corações dos brasileiros, lembrando a todos o valor da bravura, da persistência e do amor à pátria.

OUTRAS MÍDIAS


SEGUNDO A SEGUNDO - Aeronáutica abre 269 vagas para curso de formação e estágio para cargos de sargentos


Publicada em 31/01/2024 13:51

O Comando da Aeronáutica está com 269 vagas abertas para Curso de Formação de Sargentos e Estágio de Adaptação a Graduação de Sargento. As inscrições para o estágio vão até o dia 2 de fevereiro. Já a matrícula no curso de formação inicia no dia 20 de fevereiro e vai até o dia 12 de março. Ambos os cursos serão ministrados em Guaratinguetá, em São Paulo. Entre os requisitos previstos nos editais é necessário não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no EAGS 2025. As inscrições estão sendo realizadas no site da Aeronáutica, por meio do link: https://ingresso.eear.fab.mil.br/, com taxa de R$ 95,00.

Caso o candidato seja membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, por meio de indicação do Número de Identificação Social (NIS), ou declare ser doador de medula óssea, pode solicitar a isenção da taxa durante o período das inscrições. O candidato será avaliado por meio de prova escrita e Exame de Aptidão Física.

Vagas disponíveis:

Curso de Formação

-Equipamentos de Voo (8);

-Mecânica de Aeronaves (60);

-Material Bélico (19);

-Informações Aeronáuticas (12);

-Guarda e Segurança (20);

-Controle de Tráfego Aéreo (50);

CONFIRA O EDITAL: https://www.fab.mil.br/index.php

Estágio de Adaptação

Eletrônica (31);

Administração (20);

Enfermagem (10);

Eletricidade (10);

Informática (15);

Laboratório (4);

Música Clarinetas – Soprano, Baixo (2);

Trompete Bb (1);

Trombones – Tenor, Baixo (1);

Tuba – Sousafone (1);

Obras (5).

CONFIRA O EDITAL: https://www.fab.mil.br/index.php

DM ANÁPOLIS - Lar dos Gripen, Base Aérea de Anápolis tem histórico de inovação

Estrutura militar está na cidade desde 1972 e sempre foi pioneira em tecnologia de defesa

Lucas Tavares | Publicada em 31/01/2024 14:00

Orgulho para os anapolinos e referência para o Brasil, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) está marcada na história da Defesa nacional. Desde os Mirage aos caça Gripen, o 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) contribuiu para o avanço deste legado.  Em vídeo promocional divulgado pela Saab Brasil no YouTube, pessoas que fazem parte do dia a dia operacional da instituição relembram a importância do município para a Força Aérea Brasileira. Estabelecida em 1972 com o nome de “Primeira Ala de Defesa Aérea” (1ª Alada), foi a primeira organização criada com um fim específico, para operar um equipamento específico: o Mirage III. 

De acordo com o Coronel Leite, a Base Aérea de Anápolis sempre esteve à frente no quesito inovação, implantação de projetos importantes e, especialmente, na defesa aérea.  “É referência no país porque opera um esquadrão que sempre foi focado na defesa aérea. O 1° Grupo de Defesa Aérea voltou a operar uma aeronave no estado da arte”, afirmou o Comandante da Base.  “Pensando em uma base que iria operar nos próximos 30, 35 anos, um equipamento tão importante, a Força Aérea entendeu que era o momento de renovar as estruturas e trazer algumas melhorias e modernizações para a estrutura Base Aérea, tudo isso com o objetivo de facilitar a operação da aeronave e melhorar a capacidade do esquadrão de cumprir suas missões”, completou. 

O Tenente-Coronel Gustavo, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea, lembra que em 1979, com a desativação da 1ª ALADA nasceram a Base Aérea de Anápolis, com a função de apoio, e o 1° Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) com a função de emprego por ser uma unidade aérea.  “O 1° GDA significa a consolidação de um planejamento estratégico, do então Ministério da Aeronáutica, do final da década de 1960, que concebeu um sistema integrado de defesa aérea e o 1° GDA é a ponta da lança do emprego operacional, agora com um dos melhores sistemas de combate do planeta que é a aeronave F-39 Gripen”, celebrou.  “A chegada do F-39 representa para o 1° GDA uma nova era operacional, principalmente pela capacidade de seus sensores embarcados, com destaque para o radar e o IRST e pelos armamentos”, concluiu o Tenente-Coronel.