NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL R7


Instituto Tecnológico de Aeronáutica realiza debate sobre as Engenharias no futuro

Evento entre os dias 16 e 18 de maio será aberto ao público, com duração de três dias e as inscrições estão abertas

Luiz Fara Monteiro | Publicada em 03/04/2024 07:53

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Engineering Education for The Future (EEF), realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos (SP), que acontecerá entre os dias 16 e 18/05. O evento visa discutir o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação, atualizada às novas necessidades da sociedade, contribui com o processo de inovação na Indústria Brasileira.

Neste ano, o EEF vai apresentar discussões sobre temas ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, como, por exemplo, rodadas de debates sobre processos de aprendizagem e sobre o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade. Além disso, estudantes de universidades de todo país, previamente inscritos, participarão de três competições: o ITA Challenge, com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, que visa desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um Hackathon - competição de programadores que avaliará a melhor solução para um desafio sugerido. Haverá também a “Mostra ITA 2050”, uma exposição sobre a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o EEF-2024 é a possibilidade de debater as novas tecnologias e seus processos voltados para Engenharias. “Esta é a oportunidade de discutir em alto nível a importância do tríplice hélice, com a integração entre governo, academia e a indústria, peça-chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento”, diz.

O Coordenador-Geral do evento, Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, destaca que o EEF-2024 possibilita conectar alunos de Engenharia de todo país, assim como a indústria do futuro, com questões que desafiam as próximas gerações e com processos emergentes que afetam os profissionais dessa área. “Com a evolução dessas demandas, tanto do mercado quanto da sociedade, o EEF-2024 torna-se um ambiente ideal para a discussão de estratégias educacionais que atendam a essas necessidades dinâmicas”, completa.

O evento é gratuito e aberto para estudantes, pesquisadores, empresários ou entusiastas do setor vindos de todo o país. As inscrições podem ser feitas no site: www.eef.ita.br.

HISTÓRICO

O Engineering Education for The Future tornou-se, logo após sua primeira edição, uma referência para discussões sobre o atual momento do ensino em Engenharia no Brasil e as estratégias que podem ser apresentadas diante dos impactos da tecnologia e do empreendedorismo.

Considerando a busca do crescimento econômico nacional e a maior competitividade da indústria, torna-se necessária a alta qualidade da formação dos engenheiros que serão disponibilizados ao mercado de trabalho, com destaque para a capacidade inovadora desses profissionais.

Em 2019, cerca de 1.300 visitantes participaram do evento, número que deve ser ultrapassado neste ano. A associação de ex-alunos do Instituto, a ITAEx, é a apoiadora da iniciativa. “Nossa expectativa é ter um público maior de estudantes, com o objetivo de enriquecer as discussões e contribuir para o progresso do ensino de Engenharia no ITA e no país”, afirmou o presidente da ITAEx, Aurélio Rossi.

OUTRAS MÍDIAS


PORTO FERREIRA HOJE - Pirassununga: AFA recebe encontro de turma dos Aspirantes a Oficial de 1964


Da Redação | Publicada em 03/04/2024 17:00

A Academia da Força Aérea (AFA), sediada em Pirassununga (SP), recebeu o encontro da turma de Aspirantes a Oficial de 1964, primeira a realizar a instrução aérea e que tornou operacional o Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica (DPEAer), no início daquele mesmo ano, na referida cidade. Durante os dias 13 e 14/03, o evento reuniu 37 participantes, sendo 12 Oficiais Veteranos e familiares.

Na oportunidade, os integrantes da comitiva participaram de diversas atividades, entre elas, missa no Santuário Bom Jesus, visitas ao Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1° EIA) e à Fazenda da Aeronáutica de Pirassununga (FAYS) além de comparecerem à tradicional Parada Diária no Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAer).

Na ocasião, os veteranos, Coronel Aviador Antonio do Nascimento, primeiro colocado do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) - Aspirante a Oficial de 1964, e o Coronel Intendente Waldir Francisco Andrade, primeiro colocado do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT) - Aspirante a Oficial de 1965, foram agraciados com a imposição da Medalha Eduardo Gomes, que incentiva a Aplicação nos Estudos e na Instituição àqueles militares que se distinguem pelo mérito intelectual nas atividades escolares.

O Coronel Antonio do Nascimento disse que o ponto alto do encontro foi poder rever os amigos e compartilhar um pouco das experiências vividas com os novos Cadetes. “A nossa visita à AFA foi eleita como a melhor que já realizamos. A visita ao Esquadrão de Instrução Aérea e, especialmente, a Parada Diária foram eventos de encantamento e de muita emoção”, expressou.

Pioneiros na Operacionalidade da Instrução Aérea em Pirassununga

Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 1964, 67 Cadetes vindos do Campo dos Afonsos desembarcaram em Pirassununga a bordo de aeronaves Fairchild C-82 Packet, conhecidas na FAB como “Vagão Voador”. Eles pertenciam ao terceiro e último ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Escola de Aeronáutica, sediada no Rio de Janeiro. Jovens sonhadores, chegaram ansiosos em uma nova terra para voar novos ares.

Na nova sede, os cadetes realizaram o Estágio Avançado de voo no North American T-6 Texan. Para os Cadetes da época, voar o T-6 era uma experiência vibrante. O roncar de seu potente motor e suas capacidades acrobáticas expressavam uma máquina de alta performance. Segundo historiadores da aviação, o T-6 foi o mais importante treinador militar avançado no século XX. No dia 16 de março de 1964, foram iniciadas as operações aéreas do Estágio Avançado. A primeira decolagem daquela histórica manhã foi feita pela aeronave de matrícula FAB 1566. Este é considerado o voo inaugural da instrução aérea em Pirassununga.

O primeiro voo solo aconteceu em 7 de abril, com a aeronave de matrícula FAB 1386. A partir de então, no dia 15 de dezembro, foram concluídas as atividades de instrução aérea no Destacamento Precursor da Escola de Aeronáutica (DPEAer), com 49 cadetes aviadores habilitados ao Aspirantado daquele ano. 

Essa turma de pioneiros fez parte de uma importante etapa no processo de transferência da Escola de Aeronáutica do Campo dos Afonsos para o interior paulista em 1971. E, em 1969, a instituição passou a ser denominada Academia da Força Aérea (AFA). Logo, a nova unidade passou a ser intitulada Destacamento Precursor da Academia da Força Aérea (DPAFA) até 1971, quando a AFA foi transferida do Campo dos Afonsos (RJ) para a nova sede em Pirassununga (SP).

Confira a Revista Esquadrilha dos Aspirantes 1964 aqui.