NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça se apresentará neste sábado no RS antes de cruzar a Cordilheira dos Andes


Da Redação | Publicada em 05/04/2024

A Esquadrilha da Fumaça fará demonstração aérea no município de Santiago, no estado do Rio Grande do Sul, neste sábado, dia 6 de abril, às 16h, no Ginasião, em alusão aos 140 anos do município.

Segundo o Esquadrão da Força Aérea Brasileira (FAB), seus sete aviões Embraer A-29 Super Tucano farão uma apresentação com duração de aproximadamente 35 minutos e cerca de 50 manobras ao longo de toda a demonstração.

A prefeitura de Santiago está preparando uma programação repleta para este sábado, pois, além da demonstração aérea da Esquadrilha da Fumaça, haverá a final do campeonato gaúcho entre Grêmio e Juventude e, para isso, será disponibilizado um telão para quem estiver presente poder acompanhar os lances do jogo, que começa às 16h30.

“Santiago está preparando uma festa bacana em continuidade às comemorações do aniversário da cidade e, no mesmo dia, haverá a nossa demonstração aérea e a final do campeonato gaúcho, um dia de grandes emoções para os santiaguenses”, afirma o Capitão André Nery Bezerra, um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça.

Após a demonstração no Rio Grande do Sul, a Esquadrilha da Fumaça segue para o outro lado da Cordilheira dos Andes, para demonstrações no Chile, durante a FIDAE – Feria Internacional del Aire y del Espacio, um dos maiores eventos de aviação da América Latina, que ocorre de 9 a 14 de abril no Aeroporto de Santiago.

No retorno ao Brasil, a Esquadrilha ainda fará apresentações em São Miguel das Missões (RS), Ponta Grossa (PR) e Itapetininga (SP), conforme agenda disponibilizada a seguir:

– Santiago (RS) – 06/04, às 16h, Ginasião

– Chile, Santiago – 10 a 14/04, FIDAE

– São Miguel das Missões (RS) – 19/04, às 15h, Ruínas de São Miguel

– Ponta Grossa (PR) – 20/04, às 15h30, Centro de Eventos Ponta Grossa

– Itapetininga (SP) – 21/04, às 16h, Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra

No âmbito da GLO, FAB já revistou mais de 246 mil passageiros e 439 aeronaves em aeroportos


Agencia Força Aérea | Publicada em 05/04/2024

Desde que a Operação Ponte Aérea, da Força Aérea Brasileira (FAB) teve início, em novembro de 2023 por meio do Decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, já se passaram 150 dias, completados nesta quinta-feira (04/04). As ações nos Aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) e de Guarulhos, em São Paulo (SP), têm a finalidade de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas.

Também fazem parte da atuação a Polícia Federal (PF), a Receita Federal e Agentes Aeroportuários. Com este trabalho conjunto, já foram apreendidos 378 quilos de drogas e 63 pessoas detidas. Além disso, 246.311 pessoas e 24.483 veículos foram revistados por militares da FAB, entre eles 439 aeronaves, conforme o protocolo para abordagem e revistas da população em operações de GLO, atividade que envolve discrição e respeito aos direitos de funcionários e passageiros.

As ações de patrulhamento já somam mais de 8.400 horas. São mais de 950 missões interagências por meio de ações preventivas e repressivas realizadas nos aeroportos, que dificultam as atuações das facções criminosas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Nas atividades de faro totalizam mais de 1.400 horas e o volume de fiscalização já ultrapassa mais de 236 mil metros cúbicos.

Instruções e capacitações para os militares

A FAB atua com militares oriundos de diversas Organizações Militares do Brasil e, para se tornarem operacionais nesta missão, eles têm instruções específicas, entre elas: briefing de inteligência e proteção de aviação civil contra atos de interferência ilícitas, que proporcionam uma consciência situacional de uma operação em terminal aeroportuário; na área jurídica, sobre os crimes militares, regras de engajamento e demais legislações; bem como sobre a conduta nas mídias sociais e trato com a população.

Nos aeroportos que abrangem a operação, os militares participam de palestras sobre o sistema de gerenciamento da segurança operacional, oportunidade em que são orientados a como trabalhar na área operacional do aeroporto, no sistema de pátios e nas pistas.

O Comandante do Batalhão da GLO no Rio de Janeiro, Coronel de Infantaria Rodrigo Alves dos Santos, comenta sobre esta preparação. “Os Grupos de Segurança e Defesa ministram instruções rotineiramente aos seus efetivos, seguindo doutrina unificada da FAB. Essa preparação prévia é fundamental para que o Estado-Maior do Batalhão possa planejar os treinamentos específicos para as operações interagências no Galeão e, de forma rápida, iniciarmos nossas atividades nas áreas ostensivas e restritas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro”, comenta o Oficial.

 

‘Ponta da lança’: atuação dos militares

As atividades operacionais pelas quais os militares atuam compreendem missões de patrulhamento motorizado nas vias perimetrais dos aeroportos, vigilância eletrônica, policiamento ostensivo (ronda a pé no saguão), revista de passageiros e funcionários, bloqueio e controle de vias (revista de veículos) e emprego de cães de guerra (faro em cargas, aeronaves e bagagens).

O Sargento da Especialidade de Guarda e Segurança Cristopher Soffiatti Pizoni explica sobre o cenário encontrado quando iniciam a missão. “Quando chegamos, temos uma pequena adaptação ao que vamos enfrentar, uma vez que cada aeroporto tem sua própria característica e função. Já na parte tática, viemos preparados pelos Batalhões de Infantaria através dos Programas de Manutenção Operacional, além das atividades de rotina e as experiências de outras missões adquiridas, como Jogos Olímpicos, Copa do Mundo, Jogos Militares e, no meu caso, da oportunidade que tive de participar de uma missão de paz, no Haiti. Tudo isso nos permite uma boa experiência para ser empregada na missão hoje em dia”, salienta.

A Sargento da Especialidade de Serviços Administrativos Larissa Santos, que durante o mês de março atuou no Aeroporto do Galeão, comentou sobre a missão. “A GLO tem sido uma experiência única, onde podemos atuar em prol da sociedade no combate a ilícitos, bem como reforçar as atividades de segurança. Essa é a nossa missão, atuar onde o Brasil precisar”, completa.

 

Instrução de Salto de Emergência foi ministrada a 151 Cadetes pela Academia da Força Aérea (AFA)


Agência Força Aérea | Publicada em 05/04/2024 15:50

A  Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), informa que realizou, no período de 11 a 24 de março, a Instrução de Salto de Emergência (ISE) para 151 Cadetes do Primeiro Esquadrão do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CCAER), Turma Uiraçu, dos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria.

Após concluírem com aproveitamento a Instrução, os Cadetes receberam, na última quinta-feira, 4 de abril, o Distintivo de Paraquedismo em cerimônia militar presidida pelo Comandante da Academia, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo.

A atividade é obrigatória a todos os militares que estão em formação na Academia e tem o objetivo de capacitar o futuro Oficial para situações de evacuação emergencial de uma aeronave militar em voo com segurança.

Durante a semana que antecedeu o salto, os Cadetes receberam instruções teóricas e práticas, como exercícios dos procedimentos a serem realizados dentro e fora da aeronave, treinamento das técnicas de salto, saída da aeronave e chegada ao solo. Todas as atividades foram conduzidas por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) – o PARA-SAR, militares paraquedistas da AFA, sendo coordenada pela Seção de Instrução Militar do CCAER.

O Comandante do CCAER, Coronel Aviador Allan Domingues de Mendonça, destacou a importância da realização da atividade na formação do futuro Oficial. “Para atingir esse grande objetivo, vocês demonstraram coragem para encarar o desconhecido, esforço para vencer suas limitações e espírito de corpo para suplantar os obstáculos que não resistem à força da união de verdadeiros irmãos de farda”, afirmou.

No final de uma semana de treinamentos intensos, em zona de lançamento situada no interior da AFA, os Cadetes ficaram aptos a realizar o salto em voo a partir de uma aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça – com o apoio de uma aeronave C-95 Bandeirante do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3°ETA).

 

PORTAL DEFESANET


Comandante da Aeronáutica participa da LAAD Security e Defence 2024

Durante a visita, o Comandante participou de reunião Bilateral e teve a oportunidade de interagir com expositores

Agência Força Aérea | Publicada em 05/04/2024

Nessa quarta-feira (02/04), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, acompanhado do Chefe de Gabinete do Comando da Aeronáutica (GABAER), Major-Brigadeiro do Ar Antonio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e do Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, realizou visita à LAAD Security & Defence 2024, em São Paulo (SP).

O evento está na sua quinta edição e reúne empresas e profissionais da área de defesa e segurança da América Latina. Os expositores apresentam novas tecnologias e equipamentos para Segurança Pública, Forças Armadas e Policiais.

Durante a visita, o Comandante participou de reunião bilateral com representantes do Ministério da Defesa e Comandantes das Forças Armadas da Bolívia. Na oportunidade, também interagiu com expositores e conheceu de perto as mais recentes tecnologias e produtos relacionados à aviação militar, reforçando o papel estratégico da FAB na proteção e na segurança do país.

O Comandante falou sobre a importância da FAB participar desse tipo de exposição. “Participamos da LAAD ano passado e pude ver que não só as empresas brasileiras, mas as estrangeiras estão incentivadas por este incremento da indústria espacial. Esse tipo de evento é importante, pois demonstra o compromisso do Brasil com a segurança e a defesa nacional, além de promover a integração com outras nações e a indústria de defesa, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico”, explicou.

LAAD Security & Defence

A LAAD Security & Defence 2024 é um ponto de encontro para networking e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina. A exposição reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Órgãos de Segurança, “Law Enforcement”, Gestores de Segurança de grandes Corporações, empresas Concessionárias de Serviços e Infraestrutura Crítica no Brasil e na América Latina.