NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça tem 8 demonstrações previstas nas próximas 4 semanas; veja datas e locais


Murilo Basseto | Publicada em 15/04/2024 09:26

Após uma sequência de demonstrações para encantar as dezenas de milhares de pessoas que estiveram na FIDAE 2024, em Santiago, Chile, entre 9 e 14 de agosto, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) já tem mais 8 cidades incluídas em sua agenda nas próximas 4 semanas.

Os próximos destinos das aeronaves Embraer A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça estão em quatro estados brasileiros, sendo que os dois primeiros serão na região Sul do país, aproveitando o percurso de retorno do Chile.

Confira a seguir os locais, datas e horários previstos para as demonstrações desde 19 de abril até 13 de maio.

19 de abril
São Miguel das Missões (RS)
Horário: 15h00
Local: Ruínas de São Miguel

20 de abril
Ponta Grossa (PR)
Horário: 15h30
Local: Centro de eventos de Ponta Grossa

21 de abril
Itapetininga (SP)
Horário: 16h00
Local: Recinto de Exposições Acácio de Moraes Terra

02 de maio
Santa Cruz da Conceição (SP)
Horário: 16h00
Local: Orla da Represa Euclides Morelli

03 de maio
São Sebastião do Paraíso (MG)
Horário: 16h00
Local: Câmara Municipal

04 de maio
Macaubal (SP)
Horário: 16h00
Local: Recinto de Rodeio

05 de maio
Catanduva (SP)
Horário: 15h30
Local: Rua Martinópolis, em frente à pista do aeroclube

13 de maio
Passos (MG)
Horário: 16h00
Local: Aeroporto de Passos

A programação acima descrita pode sofrer alterações. O AEROIN trará atualizações no caso de alterações ou de inclusões de mais cidades.

PORTAL PODER AÉREO


FAB realiza Operação IRIS 2024 e avança no desenvolvimento do Sistema Link-BR2


Força Aérea Brasileira | Publicada em 15/04/2024

O datalink militar brasileiro vai permitir que aviões troquem, em pleno voo, dados entre si e com estações de Comando e Controle

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, em março, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Operação IRIS 2024, um importante avanço no Projeto Link-BR2, o datalink militar brasileiro que visa permitir a troca segura de informações, em tempo real, elevando as capacidades de Comando e Controle. A atividade, prevista no Plano de Operações do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), foi crucial para o desenvolvimento e certificação do equipamento Rádio Terminal Data Link (RTDL) e a sua integração à aeronave F-5M.

Campanha de Ensaios em Voo

A primeira fase da Operação teve como foco os ensaios complementares de desenvolvimento do projeto, que utilizou duas aeronaves F-5M integradas ao Sistema Link-BR2. As atividades permitiram um aprimoramento das análises já realizadas em ensaios anteriores.

“A implementação do Link-BR2 envolve um conjunto complexo de engenharia e desenvolvimento tecnológico, que contou com mais de 50 especialistas em diversas áreas. O sistema fortalece a interoperabilidade entre diferentes plataformas aéreas e terrestres, aumentando a consciência situacional dos participantes da rede, além de maximizar a eficácia no cumprimento da missão”, ressaltou o Coordenador Operacional dos Ensaios e piloto do IPEV, Major Aviador Vinicius Marcel Holdorf.

Durante os ensaios, estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Mauricio Augusto Silveira de Medeiros; o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; e o Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

Em sua passagem pela Operação, o Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros ressaltou sobre a importância da tecnologia para o Poder Aeroespacial Brasileiro. “A Força Aérea Brasileira e a AEL Sistemas construíram, ao longo de 40 anos, uma parceria no desenvolvimento de projetos estratégicos. Os testes que foram realizados durante a Operação IRIS atestaram o alto nível tecnológico e operacional do Link-BR2”, destacou.

A Operação contou com a participação de várias organizações e unidades militares da FAB, como a BACO, o Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1°/14° GAV) – Esquadrão Pampa, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB) e o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Projeto Link-BR2

A visão a longo prazo da FAB, em parceria com a AEL Sistemas, objetiva a autonomia na guerra centrada em redes (NCW), destacando o Brasil no cenário internacional como um dos poucos países capazes de desenvolver e operar tecnologias de enlace de dados táticos de alta segurança. O Link-BR2 demonstra capacidade de transformação operacional, permitindo que a FAB obtenha superioridade informacional e tática em operações, destacando-se pela capacidade de redução do ciclo de tomada de decisão durante o combate.

Com a Operação IRIS 2024, a FAB reforça seu compromisso com a modernização e aprimoramento de suas capacidades operacionais, garantindo a segurança e eficácia de suas missões futuras.

PORTAL AEROFLAP


FAB deixa aeronaves de prontidão após escalada de conflito no Oriente Médio


Gabriel Centeno | Publicada em 15/04/2024

O ataque do Irã contra Israel no último sábado (13) teve efeitos no Brasil. No final de semana, a Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu nota afirmando que suas aeronaves estão prontas para uma eventual demanda de resgate de brasileiros no Oriente Médio. 

Nos últimos meses de 2023, a FAB coordenou a Operação Voltando em Paz, a maior missão de repatriação de sua história, que trouxe ao país, brasileiros que estavam em Israel e na Faixa de Gaza. Empregando três aeronaves de grande porte – Airbus KC-30, Embraer KC-390 e Embraer VC-2 – a Aeronáutica resgatou mais de 1500 pessoas. 

Com a nova escalada na guerra no Oriente Médio, a FAB colocou a postos suas aeronaves e tripulações para mais um possível resgate. Confira abaixo a nota da Força Aérea.

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, em razão dos últimos acontecimentos registrados no Oriente Médio, encontra-se preparada e pronta para atender a quaisquer demandas de resgate de brasileiros nas áreas de conflito. Para isso, mantém-se em constante prontidão, com suas tripulações e aeronaves, para se fazer presente onde o Brasil precisar.

A FAB ressalta, ainda, que sua permanente preparação diz respeito à atuação a qualquer hora, devendo ser acionada pelas autoridades competentes, não somente em relação a missões específicas, mas a quaisquer necessidade, sendo esta prontidão ininterrupta para agir em apoio à sociedade.

OUTRAS MÍDIAS


AREA MILITAR OF - Força Aérea Brasileira – FAB oferecerá assistência médica especializada a comunidades ribeirinhas do PA


Força Aérea Brasileira | Publicada em 15/04/2024 16:30

Uma equipe técnica composta por militares de diversas Organizações Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão precursora nos municípios de Santarém, Monte Alegre, Almerim e Breves, todos no estado do Pará, com o intuito de coletar informações necessárias para o planejamento do Exercício de Campanha e Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2024), que ocorrerá entre os dias 07 e 19/06, e   proverá à população uma série de atendimentos especializados em saúde. A missão ocorreu entre os dias 9 e 11/04 e foi fundamental para o dimensionamento da logística necessária para o sucesso da missão.

As comunidades ribeirinhas receberão atendimento em balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), onde será montada a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP) da FAB, com o emprego de aproximadamente 100 militares preparados para atender cerca de 1.000 pessoas por dia.

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Comandante do EXCELSIOR 2024, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, comentou sobre as suas expectativas. “Vamos partir do Porto Brucutu (PA), na COMARA, pois o mesmo oferece a infraestrutura necessária para as nossas balsas. Além da assistência médica às populações ribeirinhas, nossa equipe também será treinada quanto à segurança e defesa e Intendência operacional, com a possibilidade de trocar experiências com outras organizações na área da saúde”, destacou.

Um grande diferencial neste ano será a presença de equipes da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, que estarão encarregados de realizar pesquisas sobre câncer do colo do útero, um dos mais incidentes na região Norte, segundo análise regional do Instituto Nacional de Câncer.

Planejamento

Os preparativos para a missão começaram no dia 02/04. Na primeira fase de planejamento, a equipe técnica reuniu-se no I COMAR para discutir as diretrizes e ações a serem implementadas para os próximos dias. Na oportunidade, o Major-Brigadeiro Avellar reforçou a importância do exercício para a integração nacional. Em seguida, foi realizada uma visita de inspeção da COMARA às instalações do Porto Brucutu, em Belém (PA), ponto de partida das atividades operacionais.

A Diretora do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira, falou sobre as novidades. “Estamos nos organizando para implantar, pela primeira vez, mecanismos de transmissão, em tempo real, de imagens de raio-x para as equipes que estiverem sediadas em Belém (PA), Manaus (AM), e outras localidades, conforme a estrutura a ser montada”, expressou. 

O Comandante do Escalão Móvel de Apoio (EMA), Major Intendente Rafael Freitas de Lima, acredita que o EXCELSIOR é um treinamento que se assemelha à logística de guerra, tamanha a complexidade das ações, e ainda permite entregar à população um atendimento digno de saúde.

Para o Capitão Médico Fabio de Queirós Teixeira, que atuará no Hospital de Campanha, o contato aproximado com as Secretarias de Saúde, tem se mostrado essencial para dimensionar os profissionais e contribuir com a logística das balsas.

EXCELSIOR

O EXCELSIOR é uma ação do Comando da Aeronáutica (COMAER) de caráter ostensivo, mobilizado para o atendimento especializado em saúde às comunidades de difícil acesso, através da Ação Cívico-Social (ACISO). Em 2023, as comunidades ribeirinhas de Barcelos e do distrito de Moura, no estado do Amazonas, foram contempladas.

O Exercício foi possível devido ao esforço conjunto do Destacamento de Apoio à Comissão de Aeroportos da região Amazônica (DACO-MN), do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC), do Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), do Escalão Móvel de Apoio (EMA), do Grupo de Segurança e Defesa de Manaus (GSD-MN) e da Unidade Celular de Intendência (UCI).