NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - JORNAL NACIONAL


FAB intercepta avião vindo da Bolívia suspeito de carregar drogas


Da Redação | Publicada em 10/04/2024

O piloto foi orientado a mudar de rota e fazer pouso obrigatório em Cacoal (RO). Ele descumpriu a ordem e fez um pouso forçado num área onde o acesso é difícil.Depois, ateou fogo ao bimotor.

PORTAL UOL


Aeronave é interceptada pela FAB; tripulantes colocam fogo e fogem após pouso forçado


Da Redação | Publicada em 10/04/2024 20:55

A FAB interceptou um bimotor que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro nesta quarta (10). Após receber um Tiro de Aviso, a aeronave fez um pouso forçado em uma área de difícil acesso.

 

 

 

 

 

PORTAL G1


G1 MATO GROSSO - Avião vindo da Bolívia faz pouso forçado em MT após interceptação da FAB

Tripulantes colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.

César Tralli | Publicada em 10/04/2024 18:26

Um avião bimotor fez um pouso forçado em Rondolândia, a 1.600 km de Cuiabá, após ser interceptado pela Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quarta-feira (10). Os tripulantes colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.

A aeronave, suspeita de transportar drogas, saiu da Bolívia e foi identificada perto de Rondônia. Dois aviões de defesa aérea A-29 Super Tucano foram acionados para fazer a interceptação.

O piloto foi orientado a mudar de rota e fazer pouso obrigatório em Cacoal (RO). Após descumprir a ordem, foi dado um tiro de aviso.

Em seguida, o avião fez um pouso forçado em um terreno de difícil acesso nas proximidades do município de Rondolândia.

A aeronave, modelo Seneca, matrícula PT-RQY, não tinha permissão para voar, pois estava com o certificado de aeronavegabilidade vencido, conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

PORTAL R7


Em Rondônia, Força Aérea Brasileira intercepta aeronave clandestina vinda da Bolívia

Aviões super tucano da defesa aérea ordenaram o pouso, mas o piloto não obedeceu

Da Redação | Publicada em 10/04/2024 21:33

A Força Aérea Brasileira interceptou uma aeronave clandestina em Rondônia. O bimotor entrou no espaço aéreo brasileiro, vindo da Bolívia. Aviões super tucano da defesa aérea ordenaram o pouso, mas o piloto não obedeceu. Tiros de aviso chegaram a ser disparados.

DEFESA AÉREA & NAVAL


Embraer e FAB iniciam estudos para C-390 armado para patrulha marítima


Luiz Padilha | Publicada em 10/04/2024 15:00

A Embraer e a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciaram o início de estudos colaborativos para identificação de potenciais adaptações de plataformas para missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). As plataformas a serem utilizadas já são operacionais na Força Aérea Brasileira, como o C-390 Millennium.

“A Força Aérea Brasileira monitora constantemente sua capacidade de pleno atendimento das missões no contexto atual, ao mesmo tempo que olha para os desafios futuros e a evolução das tecnologias.

Estudar a aderência e adaptabilidade de plataformas da Embraer aos desafios futuros das missões IVR é um caminho natural para maximizar comunalidade e autonomia tecnológica”, aponta o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.

“A Embraer tem um histórico bem-sucedido na adaptação de suas plataformas para diferentes objetivos. Os estudos conjuntos permitirão a ampliação do portfólio de soluções para atendimento das necessidades operacionais em missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento da FAB e de potenciais clientes internacionais. Este é mais um passo importante na relação de longo prazo entre Embraer e FAB.”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O anúncio ocorreu na Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE), contando com a presença de Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança; e do Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Comandante da Aeronáutica.

CNN BRASIL


FAB intercepta avião clandestino que vinha da Bolívia para o Brasil

Aeronave sobrevoava o estado de Rondônia quando recebeu ordem de parada; ocupantes do bimotor fizeram pouso forçado no Mato Grosso e fugiram

Thomaz Coelho | Publicada em 10/04/2024 19:51

A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou nesta quarta-feira (10) uma aeronave clandestina que fazia um voo da Bolívia para o Brasil. A interceptação ocorreu em Rondônia.

O avião clandestino, um turboélice bimotor EMB-810D Seneca de matrícula PT-RQY, foi detectado pelo sistema de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro como tráfego ilícito.

Por volta das 13h30, aeronaves da FAB fizeram a interceptação e emitiram ordem de mudança de rota e pouso obrigatório no aeroporto de Cacoal (RO). Após a recusa do piloto em acatar as instruções, foram disparados tiros de aviso.

O avião clandestino, então, fez um pouso forçado em uma área de difícil acesso nas proximidades do município de Rondolândia, no Mato Grosso. Segundo testemunhas, as pessoas a bordo do equipamento incendiaram a aeronave e fugiram.

A ação da FAB é parte da Operação Ostium, vinculada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), que tem como objetivo principal o combate aos ilícitos nas regiões de fronteira.

Outro caso

Na terça-feira (9), outro avião, um Cessna 182 que vinha do Paraguai, foi interceptado por equipes da FAB perto de Londrina (PR).

A aeronave estava carregada com pasta base de cocaína.

PORTAL AEROIN


Pela 1ª vez, FAB comemora o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares; assista ao vídeo


Juliano Gianotto | Publicada em 10/04/2024

Nesta terça-feira (09/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) comemora pela primeira vez o Dia do Controlador de Operações Aéreas Militares. A data, que passou a fazer parte do calendário comemorativo da FAB em novembro de 2023, remete à primeira interceptação real realizada pelo Primeiro Centro de Operações Militares (COpM 1), em 1982, em Brasília, no espaço aéreo brasileiro envolvendo uma aeronave estrangeira.

Com especialização exclusiva, os controladores de operações aéreas militares (COAM) são responsáveis pela vigilância, controle e interceptação de aeronaves nos 22 milhões de km² do espaço aéreo brasileiro, contribuindo significativamente para a manutenção da soberania nacional. Esses profissionais são identificados através da palavra genérica “LINCE” seguida de um número que os identificam de maneira vitalícia.

A primeira mulher controladora de operações aéreas militares, a Primeiro-Sargento Helaine Baptista do Nascimento, falou sobre a implementação da data diante do trabalho exercido por esses profissionais para garantir a proteção do espaço aéreo e a segurança dos cidadãos. “Ter um dia dedicado a nós, traz um forte senso de realização e propósito, nos estimulando a continuar por esse caminho tão desafiador que é o controle de operações aéreas militares”, declarou

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é a unidade responsável pela capacitação desses profissionais que atuam nos quatro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), localizados nas cidades de Brasília, Curitiba, Recife e Manaus, nos Grupos de Comunicação e Controle (GCC) e embarcados na aeronave E-99 do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião. Para o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, trata-se de uma atividade de extrema relevância para o País.

“Os controladores transmitem as informações essenciais aos pilotos para a execução das medidas de policiamento do espaço aéreo. São eles que protegem as nossas fronteiras, que prestam socorro em voo a aeronaves civis e militares e que executam a vigilância do espaço aéreo. É o nosso compromisso com a defesa, o controle e a integração do território nacional”, explicou o Oficial-General.

Informações do DECEA

Super Tucano da FAB intercepta e atira para Seneca do tráfico pousar


Carlos Martins | Publicada em 10/04/2024

Na tarde desta quarta-feira (10/04), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, nas proximidades de Rondônia, a aeronave Embraer EMB-810D (Piper PA-34-220T) Seneca III.

O avião que estampava a matrícula PT-RQY, ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, oriunda da Bolívia. Sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), aeronaves de defesa aérea Embraer A-29 Super Tucano foram acionadas no momento em que o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), tendo sido interceptado às 13h30 (horário de Brasília).

Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinado pela Defesa Aérea a realização de mudança de rota e de pouso obrigatório em Cacoal (RO).

Após descumprir tais determinações, o tráfego ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso, a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. Nesse momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades do município de Rondolândia (MT).

Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local. As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

Esta é a segunda interceptação da FAB em dois dias, sendo que ontem um Cessna 182 com matrícula clonada foi abordado por um outro A-29 no Paraná:

PORTAL METROPÓLES (DF)


Detran e FAB transportam fígado e coração para transplante no DF

Os órgãos, vindos do Mato Grosso do Sul, chegaram ao leito hospitalar no DF para transplante na tarde dessa terça-feira (9/4)

Luciano Arcoverde | Publicada em 10/04/2024 13:35

Uma aeronave do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) transportou um fígado e um coração para a realização de um transplante no Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), na tarde dessa terça-feira (9/4).

Esse foi o oitavo coração transportado pela equipe da Unidade de Operações Aéreas (Uopa) neste ano.

A parceria entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Central Estadual de Transplantes e o Detran-DF já realizou o traslado de 64 corações e outros órgãos desde 2015. Desses 11 foram transportados em 2023 e oito já neste ano de 2024.

A agilidade do serviço é essencial para que os órgãos cheguem ao destino e no seu aproveitamento de transplantes. Os órgãos vieram da cidade de Campo Grande (MS) e foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), chegando a Brasília por volta de 16h.

Do aeroporto ao Hospital das Forças Armadas (HFA), o traslado ficou a cargo da equipe da aeronave conhecida como Sentinela, composta pelo comandante Sergio Alexandre Martins Dolghi, o copiloto Alessandro Dias da Silva e operador aerotático Fernando Márcio Garrido Avelar.

Avião é interceptado pela FAB, faz pouso forçado e é incendiado em MT

Após as medidas serem descumpridas pelos tripulantes do avião suspeito, a FAB procedeu ao “tiro de aviso”. Veja vídeo

Mateus Salomão | Publicada em 10/04/2024 19:09

Aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptaram, nesta quarta-feira (10/4), aeronave clandestina nas proximidades de Rondônia. O avião ingressou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro, vindo da Bolívia.

Sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais, aeronaves A-29 Super Tucano foram acionadas no momento em que o tráfego ilícito foi detectado.

O avião foi interceptado por volta das 13h30, pelo horário de Brasília, desta quarta. Autoridades determinaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em Cacoal (RO).

Após as medidas serem descumpridas, os aviões da FAB procederam o “tiro de aviso”. Nesse momento, a aeronave interceptada fez um pouso forçado nas proximidades do município de Rondolândia (MT).

Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local. Veja imagens:

PORTAL AEROFLAP


FAB abre processo seletivo de nível superior sem concurso público


Gabriel Centeno | Publicada em 10/04/2024

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de profissionais de nível superior para serviço militar temporário na Força Aérea Brasileira (FAB) para 2024/2025. A seleção dos voluntários não tem concurso público e oferece oportunidades para o Quadro de Oficiais da Reserva de 2ª Classe Convocados (QOCON) do Grupamento Técnico, Magistério, Grupamento de Segurança e Defesa, Grupamento de Médicos e Grupamento de Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários. Todos os quadros são para Convocação, Incorporação e Cadastramento em Banco de Dados.

Os selecionados no processo serão incorporados em organizações militares da FAB em capitais brasileiras e outras cidades do Território Nacional. As inscrições podem ser realizadas pela internet até as 23h59 do dia 25/04.

Cada quadro oferece vagas em diferentes áreas, todas de nível superior, conforme estipulado nos editais disponibilizados pela FAB. As etapas para incorporação são: Entrega de Documentos (ED); Validação Documental (VD); Avaliação Curricular (AC); Concentração Inicial (CI); Inspeção de Saúde (INSPSAU); Avaliação Psicológica (AP); Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); Concentração Final (CF) e Habilitação à Incorporação (HI). 

Os convocados incorporados à FAB serão declarados Oficiais e incluídos no Quadro de Oficiais da Reserva de Segunda Classe Convocados. O voluntário, ao ser incorporado para a realização do estágio, fará jus à remuneração mensal e aos demais direitos remuneratórios, que se iniciam na data da incorporação.  

A Força Aérea afirma que os voluntários devem ter atenção especial com os documentos necessários para a comprovação dos Requisitos Específicos e dos Parâmetros de Qualificação, visando à comprovação das exigências e à pontuação a serem confirmadas na Validação Documental e Avaliação Curricular. A Aeronáutica também reforça a necessidade de apresentação de alguns Exames Médicos e recomenda que os voluntários se antecipem para a realização dos exames, avaliações, atestados e laudos médicos a serem apresentados na Concentração Inicial.

FAB realiza exercício com aviões de inteligência no RS


Gabriel Centeno | Publicada em 10/04/2024

Pela 5ª vez a Base Aérea de Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, é sede para o Exercício Operacional de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR). O treinamento da Força Aérea Brasileira, que segue até o 18/04, reúne múltiplas aeronaves na base gaúcha.

Segundo o comandante da BASM e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Daniel Lames de Araujo, o EXOP IVR é um dos treinamentos importantes da FAB, “pois visa abordar tanto as potencialidades quanto as limitações dos meios e recursos humanos e operacionais disponíveis, a fim de aprimorá-los.”

Com cerca de 180 militares de 13 unidades operacionais, o Exop IVR conta com aeronaves AMX A-1, R-99 e E-99, P-3AM Orion, P-95 Bandeirulha, C-98 Caravan, bem como a Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) Hermes RQ-900. Além das unidades aéreas, ainda participam o 1º e 2° Grupos de Defesa Antiaérea (1º e 2° GDAAE) e três equipes do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), este último possibilitando “o Comando e Controle em regiões remotas.”

Além dos militares da Aeronáutica, a atividade conta com meios de defesa antiaérea como míssil de curto alcance IGLA-S e blindados M113 e Gepard, do 9º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB) e da 6ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada (6º Bia AAAe Ap) do Exército Brasileiro (EB). Neste ponto, é importante ressaltar a interoperabilidade das forças, que cada vez mais tem promovido exercícios conjuntos, como o Escudo-Tínia, realizado anualmente, também no RS.

Segundo a FAB, grande presença do EB em Santa Maria favorece atividades de adestramento conjunto, “criando cenários reais de treinamento e emprego e intensificando a interoperabilidade que envolve militares do Exército e da FAB, cada um aplicando suas metodologias operacionais em prol da Inteligência.”

“A escolha de Santa Maria como local tradicional para a realização do Exercício Operacional IVR deve-se à grande capacidade das Organizações Militares sediadas de analisar imagens e vídeos, produzir Relatórios de Missão de Reconhecimento (REMIR) e Relatórios de Vigilância (REVIG)”, acrescentou o Coronel Lames.

A análise de imagens coletadas por sensores embarcados em aeronaves, como no R-99 e no E-99, meios da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (IVR) da FAB, permite conhecer, de forma mais profunda, as capacidades dos sensores e analistas da FAB, bem como das Ações de Controle Aéreo Avançado e Ataque, que possibilitam a disseminação da doutrina e a programação de equipamentos de Guerra Eletrônica embarcados. O levantamento minucioso de dados de Inteligência e o monitoramento de áreas de interesse são algumas das atividades realizadas pela Aviação de IVR da FAB. Os esquadrões são os olhos da FAB que, do alto, compartilham o desafio de detectar ameaças, assim como proteger e integrar o território nacional.

Pelo segundo dia seguido, FAB intercepta avião do tráfico


Gabriel Centeno | Publicada em 11/04/2024

Menos de 48 horas após a interceptação de uma aeronave que transportava entorpecentes, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou mais uma ação contra um avião possivelmente ligado ao tráfico de drogas. Dessa vez, a defesa aérea interceptou um bimotor Embraer Sêneca na tarde desta quarta-feira (10), em Rondônia.

Segundo a Força Aérea, o avião de matrícula PT-RQY veio da Bolívia e “ingressou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro”. Assim que o tráfego ilícito foi detectado, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) coordenou a decolagem de dois A-29 Super Tucano, que interceptaram o Sêneca às 13h30.

“Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinado pela Defesa Aérea a realização de mudança de rota e de pouso obrigatório em Cacoal (RO). Após descumprir tais determinações, o tráfego ilícito foi submetido ao Tiro de Aviso, a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas. Nesse momento, a aeronave interceptada optou por realizar um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades do município de Rondolândia (MT). Em solo, os tripulantes suspeitos colocaram fogo na aeronave e fugiram do local.”

Imagens divulgadas pela FAB nas redes sociais mostram o momento da interceptação e a aeronave já no solo, incendiada. Segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro, o bimotor interceptado foi fabricado em 1982 e estava com certificado de aeronavegabilidade suspenso.

Esta é a segunda vez em dois dias que a FAB intercepta uma aeronave possivelmente envolvida com o narcotráfico. Ainda ontem, um Cessna 182 foi destruído em um pouso forçado após ser interceptado pelos A-29 da força aérea no Paraná. Dentro do avião foram encontrados pacotes de pasta base de cocaína. 

As duas ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.

 

 

PORTAL DEFESANET


Pavilhão Brasil, coordenado pela ABIMDE, é inaugurado por autoridades na FIDAE 2024

Espaço reúne 25 empresas representando o setor de defesa e aeroespacial

Ricardo Fan | Publicada em 10/04/2024

Está oficialmente aberta a 23ª edição da Feira Internacional do Ar e do Espaço, a FIDAE, Exposição Aeroespacial, de Defesa e Segurança, que acontece até o dia 14, no Aeroporto Arturo Merino Benítez, em Santiago, no Chile. Após solenidade oficial de abertura do evento, que foi transmitida pelo Youtube da feira, diversas autoridades participaram da inauguração do Pavilhão Brasil.

Estiveram presentes, no descerramento da faixa, o Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco; o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro Filho; o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Rui Chagas Mesquita; o Coordenador de Projetos Setoriais – Apex-Brasil, Paulo Roberto da Silva; e o Presidente-executivo da ABIMDE, General Aderico Mattioli.

Em mais uma ação de apoio à indústria nacional, a ABIMDE é responsável pela coordenação e gerenciamento do Pavilhão Brasil, com 25 empresas que estão representando o que há de mais avançado no mercado de defesa e aeroespacial. Os expositores nacionais demonstrarão o seu portfólio aos clientes e às diversas delegações presentes, em um ambiente com mais 15 mil metros quadrados de extensão.

Neste primeiro dia de feira, o Pavilhão Brasil recebeu a visita da Ministra de Defesa Nacional do Chile, Maya Fernández Allense, que passou pelos estandes das empresas associadas e conheceu a qualidade da importante produção brasileira.

A FIDAE é um evento multissetorial, que abrange as áreas da aviação civil e comercial; defesa; equipamentos e serviços aeroportuários; segurança interna; manutenção de aeronaves e tecnologia espacial; UAV (RPAS) e cibersegurança. A feira conta com a participação de mais de 40 países, 456 empresas expositoras e mais de 420 delegações oficiais e profissionais.

Para o diretor de projetos da ABIMDE, coronel Antonio Ribeiro, a FIDAE é uma oportunidade única para as empresas apresentarem seus mais recentes produtos e serviços. “A feira atrai uma ampla gama de participantes, incluindo representantes de governos, militares e empresas privadas. Isso cria um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias estratégicas e acordos comerciais. As indústrias de defesa, segurança e aeroespacial estarão bem representadas”, destacou.

As empresas da indústria nacional que estão representadas na FIDAE são: Aegis Lanternas Taticas, AEL Sistemas; AERO Concepts; Algemas Brasil; ARES; Atech; Avionics Services; Axon’ Cable Brasil; Companhia Brasileira de Cartuchos – CBC; Condor S.A. Indústria Química; Dupont; Embraer; GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos; IACIT Soluções Tecnológicas; IAS – Indústria de Aviação e Serviços; IDV – Iveco Veículos de Defesa; Indústria de Material Bélico do Brasil – IMBEL; Jandaya Solutions; Mac Jee; Panair LLC (ZML Technology); Ocellott; Omnisys; Saipher ATC; Sirius Flight Test; e Taurus.

A Agência Espacial Brasileira (AEB), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), também marca presença no Espaço Brasil. A AEB é responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira empreendendo esforços para a promoção da autonomia do setor espacial.

OUTRAS MÍDIAS


Esquadrão Pantera em Florianópolis


Da Redação | Publicada em 10/04/2024

Entre os dias 1 e 19 de abril, a Base Aérea de Florianópolis (BAFL) está recebendo o Exercício Técnico (EXTEC) Pantera, com a presença de aeronaves H-60L Black Hawk e militares do 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAv), também conhecido como Esquadrão "Pantera", Unidade Aérea pertencente à Aviação de Asas Rotativas da FAB, sediada em Santa Maria/RS. O objetivo principal do treinamento é aperfeiçoar as tripulações e equipes de resgate nas diversas técnicas que envolvem missões de Busca e Salvamento (SAR) em ambiente aquático, além de qualificar os integrantes recém-chegados à Unidade Aérea nesta atividade, uma das muitas realizadas pelo Esquadrão. A manobra também serve como um apronto para o Exercício Operacional (EXOP) Carranca, considerado o maior treinamento de Busca e Salvamento da América Latina, marcado para ocorrer durante o mês de maio, também em Florianópolis, o qual deve contar com o Esquadrão Pantera, entre os participantes.

Nota Editorial: A Força Aérea Brasileira define Exercício, como uma atividade militar conjunta ou singular, envolvendo forças reais ou fictícias, que tem por objetivo o preparo do pessoal militar para o cumprimento de Ações de Força Aérea específicas, sob a direção de uma Base Aérea designada. No âmbito do Comando de Preparo (COMPREP), que é o braço operacional e de pronto emprego da FAB, eles são subdivididos em três tipos: Exercício Técnico (EXTEC), abrangendo o treinamento individual de uma Unidade Aérea ou focado em um único tipo de missão ou objetivo. Treinamentos de maior envergadura, reunindo meios aéreos distintos e envolvendo as diversas Aviações e Esquadrões, recebem as denominações de Exercício Operacional (EXOP) ou Exercício Conjunto (EXCON). Estes dois últimos, obrigatoriamente contam com uma estrutura própria de Comando e Planejamento, chamada de Direção do Exercício (DIREX), um cenário tático fictício e podem ter a participação de Unidades Militares da FAB, Marinha e/ou Exército.

Para a realização do seu treinamento, este ano o Esquadrão Pantera deslocou para a capital catarinense uma estrutura completa, composta por cerca de 50 militares do seu efetivo, entre tripulações, equipes de resgate, mecânicos, especialistas de diversas áreas, incluindo pessoal administrativo. Duas aeronaves H-60L Black Hawk estão em Florianópolis, uma delas, destinada ao treinamento e a outra permanecendo de prontidão 24h, cobrindo daqui, o Alerta SAR da região Sul do Brasil em apoio ao SALVAERO Sul, uma das muitas atribuições da Unidade Aérea. Durante o período do treinamento, haverá também o rodízio das tripulações e demais militares diretamente envolvidos nas atividades, oportunizando que um maior número de integrantes do Esquadrão, recebam este tipo de formação. Importante ressaltar que essa capacitação tem validade de um ano. Após este período, todos devem passar novamente pelo treinamento. Este é o motivo pelo qual, uma vez por ano, o Esquadrão Pantera vem a Florianópolis praticar as técnicas de resgate em ambiente aquático.

Pode se dizer que o Esquadrão Pantera é um visitante frequente na capital catarinense, com a Base Aérea de Florianópolis sendo quase como sua segunda "casa". Desde os tempos em que operava com o lendário e saudoso H-1, a Unidade Aérea costuma se deslocar do interior gaúcho para o litoral catarinense, uma ou duas vezes por ano, a fim de realizar seus exercícios focados em missões de Busca e Salvamento ou de Tiro Aéreo, conhecidos anteriormente pelos nomes de "Guasca" e "Mata-Pato", respectivamente. A escolha por Florianópolis não é por acaso, pois a Ilha de Santa Catarina reúne as condições ideais para a prática dessas atividades, principalmente de resgate em ambiente aquático, com as calmas e abrigadas águas da Baía Sul, bem em frente à Base Aérea, servindo de cenário perfeito para os treinamentos. Além disso, a proximidade com o local, distante a poucos minutos de voo, resulta em substancial economia de combustível e maior tempo de treino. Soma-se a isso, o apoio logístico (alimentação e hospedagem para os militares, segurança e manutenção para as aeronaves), fornecido pela Base Aérea de Florianópolis. Sem ter uma Unidade Aérea orgânica desde 2017, quando o Esquadrão Phoenix foi transferido para Canoas/RS, de lá para cá, a BAFL se dedica em ser a casa de todas as Unidades Aéreas da FAB, atendendo-as com eficiência, profissionalismo e hospitalidade, virtudes sempre elogiadas e registradas com satisfação por todos que por lá passam.

No transcorrer do treinamento, uma situação real colocou à prova o Serviço de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira. No final da manhã de quarta-feira (3/4), uma aeronave de pequeno porte havia decolado do Aeroclube de Santa Catarina (SSKT), localizado em São José, município da Grande Florianópolis, para a cidade de Videira, no meio oeste catarinense, entretanto, a falta de contato com os órgãos de controle aéreo e a ausência do pouso no destino final, deram início às buscas pelo monomotor, já na tarde do mesmo dia. Acionado pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), um SC-105 Amazonas SAR do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação, com sede em Campo Grande/MS, avião especializado neste tipo de missão, se deslocou para Florianópolis e imediatamente começou o trabalho para localizar a aeronave. Graças à pronta resposta, ao empenho e experiência dos militares da FAB e aos equipamentos a bordo do SC-105 Amazonas, no dia seguinte o avião foi encontrado, na área rural do município catarinense de Ponte Alta do Norte, distante cerca de 70 km de Videira. O piloto, que viajava sozinho, foi resgatado com vida pela equipe a bordo do helicóptero H-60 do Esquadrão Pantera e trazido para a capital catarinense, sendo encaminhado ao Hospital Celso Ramos em Florianópolis, de forma a receber os cuidados médicos necessários.

O SC-105 Amazonas, operando com o código SAR 6552, iniciou as buscas por áreas da Grande Florianópolis, realizando padrões de busca do tipo "pente". Após receber informações, deslocou-se para a localidade que aparece no alta da imagem, onde finalmente a aeronave foi encontrada. Fonte da imagem: print de tela do site FlightRadar24.

Acima, é possível observar a aeronave SC-105 sobrevoando o local da queda, aguardando a chegada do helicóptero H-60 Black Hawk. No círculo em destaque, a cidade de Ponte Alta do Norte. Fonte da imagem: print de tela do site FlightRadar24.

No total, as duas aeronaves da FAB voaram aproximadamente 12 horas e cobriram uma área de mais de 1.500 Km². Este episódio serve para demonstrar toda a capacidade, o grau de prontidão e de preparo do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SALVAERO), formado por diversas Organizações Militares tendo na ponta da lança, as Unidades Aéreas, as tripulações e as equipes de resgate. É uma cadeia coordenada, organizada e motivada, trabalhando diuturnamente com um único objetivo: "Para que outros possam viver!". Existe um famoso ditado militar que diz que "Você luta como você treina". Esta máxima também é verdadeira quando se trata de salvar vidas humanas. Por este motivo, exercícios como o que está ocorrendo em Florianópolis são tão importantes. É por intermédio deles que a FAB e suas equipes de resgate se capacitam para estar sempre prontas e preparadas para atuar nestas situações.

O 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação é herdeiro direto do 5º Esquadrão Misto de Reconhecimento e Ataque (5º EMRA), ativado em 10 de novembro de 1972, em Santa Maria/RS e recebeu a atual designação em 9 de setembro de 1980. A Unidade é subordinada operacionalmente ao Comando de Preparo (COMPREP) e administrativamente à Base Aérea de Santa Maria (BASM), onde fica sediada. Entre as tarefas realizadas pelo Esquadrão Pantera estão as de Transporte Aeroterrestre, Busca e Salvamento, Ataque, Ligação e Observação e Evacuação Aeromédica. Para cumpri-las, utiliza desde 2011, o Sikorsky H-60L Black Hawk, considerado um dos melhores helicópteros multimissão do mundo, equipados com dois motores General Electric T-700-GE-701C, radar multimodo AN/APQ-174 e que também pode ser armado com duas metralhadoras rotativas General Electric M134 Minigun, com seis canos e calibre de 7,62 mm, instaladas nas janelas laterais da aeronave. O emblema da Unidade trás como elemento central, uma pantera negra com semblante agressivo. O lema do Esquadrão é a expressão "Oigalê Fera!", palavra típica das terras gaúchas, utilizada para exprimir admiração ou temor por algo. Atualmente a Unidade Aérea é comandada pelo Tenente-Coronel Aviador Kleison Reolon, ocupante do cargo desde janeiro deste ano.

O site Aviação em Floripa agradece à Força Aérea Brasileira, através do seu Centro de Comunicação Social (CECOMSAER), ao Comando da Base Aérea de Florianópolis e ao Esquadrão Pantera, através de suas respectivas Comunicações Sociais, pela autorização de acesso, oportunidade do registro de imagens, além das informações prestadas para a realização desta matéria.