NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Curiosamente, as próximas apresentações da Esquadrilha de Fumaça serão em duas cidades de mesmo nome


Murilo Basseto | Publicada em 06/04/2024

Um fato curioso marca as próximas demonstrações do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira, também conhecido como a Esquadrilha da Fumaça.

Como já informado pelo AEROIN, os pilotos da Fumaça farão suas acrobacias neste sábado com seus sete aviões Embraer A-29 Super Tucano em uma cidade no Rio Grande do Sul, marcando a última demonstração no Brasil antes de partirem para mais uma missão internacional.

E como o município gaúcho em que os aviões com as cores da bandeira do Brasil estarão hoje tem o mesmo nome da capital do país para onde eles irão depois, o Esquadrão curiosamente terá apresentações seguidas nas duas cidades de mesmo nome: Santiago.

O show aéreo em Santiago-RS ocorrerá às 16h00 deste sábado, 6 de abril, tendo como referência de local para o público o Ginasião.

Depois, a Esquadrilha da Fumaça já começará os preparativos para cruzar a Cordilheira dos Andes, com destino a Santiago do Chile, onde ocorrerá, de 9 a 14 de abril, a FIDAE 2024, maior feira do setor aeroespacial e de defesa da América Latina.

DECEA realiza Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares neste domingo


Juliano Gianotto Com Informações Do Decea | Publicada em 06/04/2024

De 07 a 12 de abril, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) promoverão a Reunião Anual dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

O exercício tem o objetivo de treinar os militares no cumprimento de ações de defesa aeroespacial em cenário tático, fictício e dinâmico, com foco na vigilância do espaço aéreo e em situações de conflito.

Participarão do treinamento os Centros de Operações Militares (COpM) dos Quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) com os seus Esquadrões Subordinados e o 2º/6º GAv (Esquadrão Guardião).

Durante a programação serão realizados exercícios operacionais, que incluem interceptação de tráfego ilícito, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de palestras sobre doutrina operacional e a aeronave F-39 Gripen, que vai compor a frota da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB).