NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Projeto THX – Novo helicóptero H125 da FAB em testes de voo


Luiz Padilha | Publicada em 29/02/2024 17:12

O projeto THX fornecerá a Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) novos helicópteros H125 Esquilo, fabricados pela Helibras em Itajubá, em troca da redução de uma aeronave H225M de cada Força.

Esse é o primeiro H125 do projeto THX nomeado THX01, mais sua designação militar será adicionada junto com a sua pintura ao fim dos voos de ensaio e de testes.

PORTAL AEROIN


Esquadrilha da Fumaça realizará a 1ª demonstração de 2024 neste fim de semana, e já tem 5 cidades previstas


Murilo Basseto | Publicada em 29/02/2024 14:30

Após a última apresentação pública ter sido realizada em 4 de dezembro de 2023, a Esquadrilha da Fumaça estará de volta aos céus a partir deste final de semana para sua primeira demonstração de 2024.

Como informado na semana passada pelo AEROIN, duas cidades no interior de São Paulo já tinham sido incluídas na agenda do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) para o sábado e o domingo, 2 e 3 de março. E agora, outras três cidades no Nordeste, em Pernambuco, também passaram a fazer parte da lista.

Os atuais aviões utilizados para a demonstração aérea são os Embraer A-29 Super Tucano, mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. A diferença é que as aeronaves da Esquadrilha são pintadas com as cores da bandeira do Brasil e dispensam fumaça pelo escapamento direito, enquanto os aviões que fazem a defesa do espaço aéreo são camuflados e carregam armamento bélico.

Com 7 aviões, a Esquadrilha da Fumaça realiza demonstrações de cerca de 35 minutos, envolvendo em torno de 50 manobras, seja de maneira isolada com apenas um A-29 ou com 2 até 7 equipamentos voando em formação.

Confira a seguir as cinco demonstrações agendadas.

Dia 2 de março
Cidade: Itirapina-SP
Horário: 15h30
Localização: Parque Jardim Europa

Dia 3 de março
Cidade: Pedreira-SP
Horário: 10h00
Localização: Morro do Cristo

Dia 8 de março
Cidade: Afrânio-PE
Horário: 16h00
Localização: Prefeitura

Dia 10 de março
Cidade: Recife-PE
Horário: 16h00
Localização: Marco Zero

Dia 16 de março
Cidade: Caruaru-PE
Horário: 16h00
Localização: Aeroporto

DEFESA EM FOCO


FAB Avança na Modernização da Formação de Pilotos com Novo Simulador de Voo em Natal

O CCA-SJ entrega a segunda unidade do simulador C-95M Bandeirante à Base Aérea de Natal, reforçando o treinamento especializado e aprimorando a eficiência operacional dos pilotos da FAB

Marcelo Barros | Publicada em 29/02/2024 10:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu um passo significativo na modernização e eficiência do treinamento de seus pilotos com a entrega do novo simulador de voo para a Base Aérea de Natal (BANT), em Parnamirim, Rio Grande do Norte. Desenvolvido pelo Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ), o equipamento é a segunda unidade do simulador da aeronave C-95M Bandeirante, desenhado para oferecer um treinamento de alta fidelidade para procedimentos normais e de emergência, crucial para a especialização operacional dos pilotos.

Este avanço tecnológico representa uma economia significativa de tempo, recursos financeiros e, mais importante, vidas. Permitindo simulações de uma ampla gama de cenários, o simulador prepara os pilotos para responder com competência e segurança a situações de emergência reais. Sua implementação contribui diretamente para o Curso de Especialização Operacional nas Aviações de Transporte e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, oferecido pelo Esquadrão Rumba, destacando o compromisso da FAB com a excelência e a segurança em suas operações.

Melhorias e Aperfeiçoamentos

A nova unidade traz consigo uma série de aperfeiçoamentos em relação à sua predecessora, incluindo comandos de voo mais precisos, software atualizado com as mais recentes tecnologias, e novas funcionalidades nos aviônicos. Essas inovações não apenas enriquecem a experiência de treinamento dos pilotos, mas também asseguram que eles estejam adequadamente preparados para as demandas contemporâneas das missões da FAB.

Uma Visão de Futuro para a FAB

O Coronel Aviador Ricardo Guerra Rezende, Comandante da Base Aérea de Natal, e o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, destacaram a importância desses simuladores na preparação dos pilotos, enfatizando que as novas gerações estão sendo equipadas com ferramentas mais avançadas do que nunca. Este progresso não apenas eleva o padrão de treinamento dentro da FAB, mas também demonstra um investimento contínuo na inovação e na sustentabilidade, alinhando a modernização da frota com a responsabilidade ambiental.

Contribuição do CCA-SJ e Visão de Independência

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP), através do CCA-SJ, continua a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e na manutenção dos simuladores de voo, fortalecendo a capacidade da FAB de realizar treinamentos complexos e especializados internamente. Essa abordagem não apenas garante uma maior independência tecnológica para a Força, mas também posiciona a FAB na vanguarda do treinamento aeronáutico global.