NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL CAMPO GRANDE NEWS


Quatro pessoas na Capital e no DF recebem órgãos captados na Santa Casa

Paciente, de 41 anos, doou os rins, fígado, coração e córnea

Adriano Fernandes | Publicada em 30/04/2020 20:44

Quatro pessoas, um delas que está em Brasília, no Distrito Federal, terão de volta a qualidade de vida, graças a doação dos órgãos de um paciente, de 41 anos, que faleceu na Santa Casa de Campo Grande.

O homem, que não teve a identidade divulgada, teve morte cerebral após sofrer um traumatismo crânio encafálico grave. A extração dos órgãos foi feita nesta última quarta-feira (29) pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande.

Um dos rins e o coração do paciente foram destinados para dois campo-grandenses que estavam internados no próprio hospital. Os procedimentos de captação e transplantes dos órgãos ocorreram quase simultaneamente. O outro rim também foi para outro paciente que estava internado na unidade, mas que é morador em Bonito.

O fígado do doador foi captado e levado pela equipe de Brasília a tempo de ser transplantado em um paciente que aguardava na fila. Essa ação contou com o apoio de batedores do Corpo de Bombeiros e pela FAB (Força Aérea Brasileira).

Já as córneas do paciente foram encaminhadas para o banco de olhos do hospital para análise, até que sejam disponibilizadas para transplantes.

Esta foi a 12ª captação e doação de órgãos e tecidos, nesse ano de 2020, realizada pela OPO da Santa Casa. Dentre os procedimentos foram captados dois corações, quatro fígados e 21 de rins. Neste ano também já foram realizados 10 transplantes renais, dois de coração e 11 de córneas no hospital.

Para ser doador de órgãos basta o paciente informar a família, deixando claro que eles, devem autorizar a doação após a sua morte.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AEROFLAP - Saab adquire a empresa brasileira Atmos Sistemas


André Magalhães | Publicada em 30/04/2020 10:01

No dia 06 de abril de 2020, a Saab celebrou contrato para adquirir 100% da Atmos Sistemas, que tem operações em São Paulo.

A Atmos é uma empresa de serviços especializados que fornece equipamentos eletrônicos, como radares climáticos e serviços avançados de manutenção e suporte aos mercados civil e de defesa brasileiros. A empresa foi criada em 2004 e possui 16 funcionários.

“Essa aquisição está alinhada ao objetivo de longo prazo da Saab de crescer no Brasil. A Atmos Sistemas é uma empresa inovadora com habilidade de desenvolver novas capacidades de suporte nos mercados civil e de defesa. Esta foi uma excelente oportunidade para estabelecer a área de negócios de Suporte e Serviços da Saab no Brasil e significa que agora podemos oferecer um escopo mais amplo de produtos e serviços no domínio civil e de defesa no Brasil”, diz Ellen Molin, vice-presidente senior e head da área de negócios de Support and Services.

A Atmos Sistemas também é uma das beneficiárias do Programa Gripen brasileiro, responsável pela manutenção de componentes dos sistemas de sensores da Gripen, como radar e equipamentos de guerra eletrônica.

“Esse é um forte compromisso com a capacidade de suporte do Gripen durante seu ciclo de vida. Reduz os riscos no âmbito do Programa Gripen brasileiro, aumentando a disponibilidade de peças de reposição e diminuindo os prazos de entrega. Isso ajudará a garantir uma solução de manutenção econômica para o Gripen no Brasil, bem como um excelente nível de disponibilidade para o sistema completo de armas “, acrescenta Molin

O nome legal da empresa mudará de Atmos Sistemas para Saab Sensores e Serviços do Brasil (Saab Sensors and Services Brazil) e permanecerá como uma entidade legal separada, integrada aos serviços e suporte da área de negócios da Saab.

“Do ponto de vista da Atmos, estamos muito felizes em fazer parte da família Saab. Nossas capacidades e equipe altamente qualificada, combinada à sólida e extensa experiência da Saab, permitirão a Atmos expandir e crescer”, diz o atual CEO da Atmos, Fabio Fukuda.

Fukuda permanecerá na empresa como consultor sênior, mas deixará o cargo de CEO. Ele será substituído pelo novo Diretor, Fabricio Saito, atualmente Gerente de Contas Principais no Brasil, dentro da unidade de negócios Gripen Support.

A aquisição está prevista para 30 de abril de 2020. A transação não terá efeito material ou financeiro relevante nos resultados da Saab em 2020.

PORTAL AEROFLAP - FAB transporta EPIs de Canoas (RS) para Brasília (DF)


André Magalhães | Publicada em 30/04/2020 09:58

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quarta-feira (29/04), uma missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. A aeronave C-98 Grand Caravan, pertencente ao Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou 2300 máscaras do tipo face shield, doadas por cooperativas de empresas.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2743 decolou da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS), às 9 horas (horário de Brasília), e pousou na Ala 1 – Base Aérea de Brasília (DF) às 15h40. Os equipamentos serão distribuídos para a Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (GO), que receberá 300 protetores; para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Anápolis que receberão 500 protetores cada um; e para a Polícia Civil do Distrito Federal, que  receberá mil protetores.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Anderson de Freitas Goulart, destaca a satisfação em atuar nesta missão. “Para o Esquadrão Pégaso é uma satisfação participar das ações de combate ao vírus, através do cumprimento da nossa missão de Transporte Aéreo Logístico”, disse.

Para o mecânico do C-98, Sargento Anselmo Vicente Sabah Drumont, “é um orgulho participar dessa missão pela Força Aérea Brasileira, transportando equipamentos que vão auxiliar no combate à COVID-19”, finaliza.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19 está em atividade por todo o país, buscando mitigar os efeitos do novo Coronavírus.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), situado em Brasília (DF).

Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.