NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REVISTA ASAS


Há 50 anos, FAB fazia história no resgate das vítimas do incêndio do edifício Joelma


Da Redação | Publicada em 01/02/2024 13:05

Há exatos 50 anos, em 1º de fevereiro de 1974, o edifício Joelma, localizado no centro da cidade de São Paulo (SP), sofreu um grande incêndio que à época desafiava a capacidade das forças resgatas. Um helicóptero UH-1H da Força Aérea Brasileira (FAB) acabou se tornando ali a única aeronave a conseguir realizar resgate de sobreviventes pelo telhado.

Naquele dia, muitas das pessoas que estavam no Joelma lembravam do resgate aéreo ocorrido pouco menos de dois anos antes, no edifício Andraus, quando aeronaves Hughes 300, Bell 206, Bell 204 e Hiller FH-1100 passaram a pousar no teto do Andraus para resgatar aqueles que, devido ao fogo, não conseguiam descer até o térreo.

Porém, no Joelma, a laje superior era diferente, estreito, com telhas de amianto e sem uma estrutura forte o suficiente para suportar um helicóptero. Com mais potência, o UH-1H era a única aeronave capaz de pairar sobre o telhado e permitir a entrada dos sobreviventes. A atuação dos militares da FAB permitiu reduzir os trágicos números daquele incêndio: foram quase 200 mortos e 300 feridos.

O cenário era de horror. O incêndio começou às 8h50, após um curto-circuito em um ar-condicionado no 12º andar. Seis minutos depois, o fogo já atingia o telhado, acima do 25º. Quem estava lá ficou impossibilitado de sair. Às 9h10 houve o primeiro salto de uma vítima, um ato desesperado que marcou este incêndio. Vinte minutos depois, um helicóptero civil tentou pousar no telhado, mas os resgates só começaram às 12h30, com a chegada da aeronave da FAB.

O UH-1H tinha como sede a Base Aérea de Santos. A aeronave se deslocou para a capital paulista mesmo sem as condições meteorológicas indicadas. Lá, levou militares da Polícia Militar e um médico até o topo, depois seguiu com os resgates. O helicóptero da FAB pousava no heliponto da Câmara Municipal e de lá havia a remoção para hospitais, com aeronaves civis, muitas pilotadas por voluntários.

A atuação de helicópteros pilotados por civis também foi destacada. Destaque para um Bell Jet Ranger 206 que pousou em edifício vizinho ao Joelma, permitindo uma tentativa de retirada de sobreviventes com o uso de cordas, além do envio de itens de emergência.

JORNAL O LIBERAL


Base Aérea de Belém abre para visitação e exposição de aeronaves neste sábado (03)

O evento é gratuito e faz parte do Memorial da Força Aérea Brasileira na Amazônia

Eva Pires | Publicada em 02/02/2024 16:34

A Base Aérea de Belém (BABE) estará aberta, neste sábado (03), para visitação e exposição de aeronaves. O evento integra o Memorial da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia.

Neste ano, a BABE vai expor uma de suas aeronaves uma vez ao mês. A Aeronave C-98 Caravan, pertencente ao Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), foi a escolhida para a exposição neste fim de semana.

O evento, que será realizado de 09h às 16 horas, é aberto ao público e tem entrada gratuita.

Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo

O Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1° ETA), também chamado de Esquadrão Tracajá, é uma unidade da Força Aérea Brasileira que fica na Base Aérea de Belém (BABE). Ele opera três tipos de aviões: C-97 Brasília, C-95 Bandeirante e C-98 Grand Caravan.

O seu objetivo é executar missões de transporte aéreo e de tropa, ligação de comando e evacuação aeromédica. Ele desempenha um papel logístico essencial na força, possibilitando o fluxo material e pessoal, dando abrangência ao transporte realizado pelos Grupos de Transporte que operam aeronaves de grande porte.  

OUTRAS MÍDIAS


ACHE CONCURSOS - Concurso Aeronáutica 2024 - Médico, Engenheiro, Farmacêutico, Dentista e Capelão

Aeronáutica começa a inscrever no dia 08 de fevereiro para 207 vagas nos exames de admissão ao estágio de adaptação de Oficiais Médicos, Engenheiros, Farmacêuticos, Dentistas e Capelães, com ingresso previsto para 2025

Clécio | Publicada em 01/02/2024 16:24

Atenção concurseiros. A Aeronáutica do Brasil acaba de divulgar cinco novos editais de abertura do concurso público que irá preencher 207 vagas em cargos de nível superior nos exames de admissão para cursos de Adaptação de Engenheiros, Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Capelães para ingresso no curso de formação/turmas de 2025.

Um dos editais abre 190 vagas no curso de adaptação de Médicos (CAMAR) nas especialidades de Alergologia (1), Anestesiologia (15), Anatomia Patológica (3), Cancerologia (5), Cardiologia (12), Cirurgia Cardíaca (1), Clínica Médica (4), Cirurgia Geral (6), Cirurgia Vascular Periférica (2), Dermatologia (7), Endocrinologia (5), Gastroenterologia (5), Geriatria (7), Ginecologia e Obstetrícia (12), Hematologia (1), Hemoterapia (1), Medicina Intensiva (5), Medicina de Família e Comunidade (10), Medicina Nuclear (1), Nefrologia (3), Neurologia (2), Oftalmologia (9), Otorrinolaringologia (10), Ortopedia (11), Pediatria (9), Pneumologia (2), Pediatria Neonatal (3), Psiquiatria (18), Radiologia (11), Reumatologia (3) e Urologia (1). A exigência é ter graduação em Medicina, registro no conselho da classe e não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula.

Um segundo edital tem 3 vagas para o curso de adaptação de Dentistas (CADAR) nas especialidades de Endodontia (1), Implantodontia (1) e Ortodontia (1). É exigido não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula, ter graduação em Odontologia e estar habilitado pelo respectivo conselho.

O terceiro edital abre 3 vagas para curso de adaptação de Farmacêuticos (CAFAR) na especialidade de Farmácia Bioquímica. O candidato dever ter graduação em Farmácia, habilitação na especialidade que concorre e não ter completado 36 anos de idade no ano de matrícula.

Um quarto edital oferece 9 vagas para Admissão ao Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades da Computação (5), Elétrica (2), Mecânica (1) e Telecomunicações (1). Os candidatos devem ter 36 anos de idade no ano de matrícula, graduação em Engenharia e formação ou habilitação na especialidade que concorre.

Já o último edital é para Capelães com uma vaga para Sacerdote Católico Apostólico Romano e uma vaga para Pastor (a) Evangélico. O candidato não pode ter menos de 30 anos nem completar 41 anos de idade no ano de matrícula, além de ter concluído a graduação em formação teológica regular.

Inscrições de fevereiro a março

As inscrições no concurso deverão ser realizadas entre os dias 08 de fevereiro e 11 de março de 2024, via internet, no endereço eletrônico da Aeronáutica www.fab.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 150,00.

Edital provas Aeronáutica

O concurso constará das seguintes etapas de avaliação:

-Provas Escritas com questões de língua portuguesa (gramática e interpretação de texto), conhecimentos especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida) e redação;

-Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);

-Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;

-Inspeção de Saúde (INSPSAU);

-Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);

-Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

-Prova Prático-Oral (PPO);

-Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC).

As provas escritas estão marcadas para o dia 16 de junho de 2024, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Parnamirim (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Brasília (DF) e Manaus (AM), em locais a serem divulgados provavelmente no dia 06 de junho

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 18 de junho o e os gabaritos definitivos até o dia 03 de junho.

TI INSIDE - Sistema impulsiona inteligência de dados na FAB


Da Redação | Publicada em 01/02/2024 14:00

Através de uma avançada estratégia baseada em dados, o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) da Força Aérea Brasileira (FAB) viabiliza o SIGAER – Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão da Aeronáutica. O SIGAER sintetiza os dados de áreas como recursos humanos, orçamento e logística, além dos indicadores gerenciais, disponibilizando-os ao Estado-Maior da Aeronáutica e ao Comandante da FAB para apoio à tomada de decisão.

Nesse contexto, o Centro de Computação da Aeronáutica – Brasília (CCA-BR), integrante do STI, tem um papel fundamental no gerenciamento dos sistemas e serviços de TI sob sua responsabilidade, garantindo confiabilidade e integridade das informações.

Alfabetização de dados no STI

A estratégia do STI envolve capacitação no uso da solução de análise Qlik Sense, ferramenta utilizada por mais de 1000 usuários treinados em programas de alfabetização de dados. O CCA-BR fornece cursos e assessoria contínua aos diversos setores, disseminando boas práticas de inteligência e uso de dados para apoio à tomada de decisão.

Entre 2021 e 2022, foram promovidas cerca de 10 turmas sobre o uso de soluções Qlik, formando mais de 200 analistas de dados em todas as regiões do Brasil.

Benefícios

Dentre os benefícios que a estratégia de dados do STI traz para a FAB, destacam-se:

– Integração de informações estratégicas e gerenciais em 263 painéis, com impacto no gerenciamento administrativo e operacional do Comando da Aeronáutica.

– Garantia da qualidade dos dados que apoiam a tomada de decisão, com atualização, correção, relevância e disponibilidade, de modo que atendam às necessidades estratégicas e gerenciais, trazendo uma visualização única e centralizada das informações.

– Aprimoramento dos meios utilizados pelos gestores, promovendo decisões mais informadas e melhor desempenho geral.

– Disseminação de conhecimento e cooperação entre áreas, evitando duplicidades.

– Coordenação de ações estratégicas voltadas à eliminação do paralelismo e sobreposição na disseminação de informações gerenciais, otimizando recursos.