NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


HORA CAMPINAS - Esquadrilha da Fumaça faz show aéreo em Pedreira no domingo (3)

Apresentação acontece no Morro do Cristo, a partir das 10h

Da Redação | Publicada em 02/03/2024 09:23

A Esquadrilha da Fumaça, composta por aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), realiza neste domingo (3) um show aéreo na cidade de Pedreira, a partir das 10h. A apresentação, nas dependências do Morro do Cristo, é aberta ao público.

O show é promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. Segundo informou a Força Aérea Brasileira, o show contará com a formação completa do esquadrão, sendo sete aeronaves A-29 Super-Tucano. Esse é o segundo esquadrão mais antigo do mundo, ficando atrás apenas do fundado nos Estados Unidos.

A apresentação deste domingo é um reagendamento do show que aconteceria em outubro no ano passado, durante as comemorações do aniversário de Pedreira. Mas devido as fortes chuvas em outubro, a apresentação foi cancelada.

De acordo com o comando da FAB, a apresentação tem em torno de 30 a 35 minutos. A prefeitura informou que estacionamento no Morro do Cristo estará liberado e haverá transporte gratuita para levar os moradores ao local.

Criado originalmente na cidade de Pirassununga, em São Paulo, o esquadrão impressiona pelas manobras arriscadas desde a primeira apresentação, em 14 de maio de 1952. Um ano após essa data, as aeronaves que integravam o EDA foram equipadas com um tanque extra de óleo, o que permite o escape de fumaça que forma os desenhos e palavras contornadas em pleno voo.

A aeronave

O Super Tucano é um caça de ataque leve, utilizado para a defesa de nossas fronteiras contra a entrada de ilícitos e aeronaves não autorizadas, a única diferença é que o nosso está com as cores da bandeira do Brasil e dispensa fumaça pelo escapamento, o que proporciona uma melhor visualização das manobras.

CATRACA LIVRE - Concurso público da Aeronáutica abre mais de 200 vagas

A FAB abre inscrições para concurso público, com cinco editais abrangendo 41 profissões e 207 vagas disponíveis

Da Redação | Publicada em 02/03/2024 18:38

A Força Aérea Brasileira (FAB), anuncia concurso público, com um total de cinco editais contemplando 41 profissões em 207 vagas.

As oportunidades se destinam à reposição de postos no ano de 2025 para os seguintes grupamentos:

  • Curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica (CAMAR);
  • Curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica (CADAR);
  • Curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR);
  • Estágio de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR);
  • Estágio de Instrução e Adaptação de Capelães da Aeronáutica (EIAC).

Confira os detalhes de cada um dos editais de concurso público:

Edital IE/EA CAMAR 2025 – 190 vagas

As vagas dessa seleção se destinam ao exame de admissão ao curso de Adaptação de Médicos da Aeronáutica no ano de 2025.

Edital IE/EA CADAR 2025: três vagas

Esse edital é destinado ao exame de admissão ao curso de Adaptação de Dentistas da Aeronáutica no ano de 2025.

Os profissionais devem ter concluído a graduação em Odontologia e estar habilitados pelo respectivo conselho para o exercício da profissão.

Edital IE/EA CAFAR 2025: três vagas

Já as vagas para o exame de admissão ao curso de Adaptação de Farmacêuticos da Aeronáutica no ano de 2025 têm como requisito conclusão da graduação em Farmácia e habilitação na especialidade. No caso, a única especialidade envolvida é Farmácia Bioquímica.

Edital IE/EA EAOEAR 2025: nove vagas

Edital para o exame de admissão ao estágio de adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica no ano de 2025.

Aqui, é necessário ter concluído a graduação em Engenharia e possuir formação ou habilitação na especialidade a que concorre.

Edital IE/EA EIAC 2025: duas vagas

Estas duas vagas exigem a graduação em Formação Teológica Regular e são para o exame de admissão ao estágio de instrução e adaptação de Capelães da Aeronáutica no ano de 2025.

As inscrições devem ser realizadas através do site oficial até o dia 11 de março de 2024. O valor da taxa é de R$ 150,00, para qualquer vaga.