NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA EM FOCO


Brasil Brilha no Mundial Militar de Tiro com Arco: Uma Conquista de Ouro para o Desporto e o Paradesporto Militar

Atletas e paratletas militares do Brasil dominam o pódio no 3º Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco em Dhaka, Bangladesh, conquistando seis medalhas de ouro e destacando a força do desporto militar brasileiro

Marcelo Barros | Publicada em 03/03/2024 10:00

A força e precisão brasileiras foram destaque no cenário mundial mais uma vez, desta vez no 3º Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco, realizado em Dhaka, Bangladesh. A equipe brasileira, composta tanto por atletas quanto por paratletas militares, demonstrou habilidade excepcional ao conquistar seis medalhas de ouro, uma performance que não só enaltece o espírito esportivo nacional mas também reafirma o compromisso das Forças Armadas com a excelência no desporto e paradesporto.

Uma Competição Histórica

Esta competição marcou a primeira vez que o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (Paar) e o Paradesporto Militar uniram forças, uma integração que resultou em sucesso absoluto. Com a participação de 12 países, o Brasil se destacou como o único representante das Américas, trazendo para casa seis medalhas de ouro em sete finais disputadas.

Destaques Individuais e Coletivos

Entre os atletas, o Sargento Marcus D’Almeida, da Força Aérea Brasileira (FAB) e número um do mundo em tiro com arco, conquistou três medalhas de ouro, incluindo uma vitória espetacular na prova individual, onde acertou todas as flechas no alvo 10. A delegação brasileira também brilhou no paradesporto, com a Tenente Tércia Ferreira Figueiredo e o Cabo Denilson Souza Rodrigues, entre outros, conquistando ouro, evidenciando a inclusão e a capacidade do desporto militar em superar barreiras.

Paradesporto Militar e o Paar

A institucionalização do paradesporto militar em 2023 e a consolidação do Paar são testemunhos do investimento contínuo nas Forças Armadas em promover não só a excelência esportiva mas também a inclusão. Estas iniciativas são fundamentais para a preparação de atletas e paratletas para competições de renome internacional, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris.

Um Futuro Promissor
A conquista no Campeonato Mundial Militar de Tiro com Arco é um prenúncio do potencial brasileiro nos próximos eventos olímpicos e paralímpicos. A integração do desporto e paradesporto militar reforça o papel vital das Forças Armadas no desenvolvimento do esporte nacional, promovendo não apenas campeões, mas também cidadãos exemplares.