NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Sistema de Tecnologia da FAB entrega novo simulador de voo para Base Aérea de Natal


Luiz Padilha, Via Agência Força Aérea | Publicada em 04/03/2024 07:43

O Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) entregou, nessa segunda-feira (26/02), para a Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim (RN), a segunda unidade do simulador da aeronave C-95M Bandeirante. O simulador de voo é um elemento primordial para o treinamento de procedimentos normais e de emergência, sendo essencial para a formação e a manutenção operacional dos pilotos. Ele economiza tempo, dinheiro e vidas, permitindo que o piloto em treinamento experimente uma grande variedade de situações e esteja preparado para lidar com uma situação de emergência real.

Essa entrega contribuirá diretamente no Curso de Especialização Operacional dos pilotos estagiários da Aviação de Transporte (CEO-TR) e da Aviação de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), ministrado pelo Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba, berço da especialização em aeronave multimotor da Força Aérea Brasileira (FAB). Motivo pelo qual foi escolhida a BANT para sediar este simulador.

Segundo o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Josemir Ribeiro Lima, os simuladores de voo são como um laboratório de experimentação, onde os pilotos podem aprender e aprimorar suas habilidades sem correr o risco de danos pessoais ou materiais. “Também é uma forma de economizar significativamente recursos financeiros e materiais, de forma que tenho a certeza que essa entrega contribuirá significativamente na especialização dos estagiários, capacitando nossos pilotos com as habilidades e o conhecimento necessários para cumprir suas missões com excelência e segurança”, declarou o Chefe do CCA-SJ durante cerimônia de entrega do novo equipamento.

Ainda de acordo com o Chefe do CCA-SJ, esta segunda unidade traz diversos aperfeiçoamentos e melhorias, em relação à versão anterior, como: o acabamento; comandos de voo mais precisos (com utilização de control louder mais moderno); software remodelado e atualizado com as tecnologias mais recentes, novas funcionalidades nos aviônicos, baixamento do trem de pouso por emergência, dentre diversas outras novidades.

“Certamente, esta geração está sendo muito melhor preparada para as missões que as gerações anteriores com o advento dessas tecnologias, que estão sendo empregadas nos simuladores”, disse o Comandante da Base Aérea de Natal, Coronel Aviador Ricardo Guerra Rezende.

O Comando-Geral de Apoio (COMGAP), por meio do CCA-SJ, tem contribuído cada vez mais com a simulação de voo na FAB. A Subdivisão de Simulação, além de gerenciar os contratos de suporte logístico dos simuladores espalhados pelo território nacional, tem desenvolvido cada vez mais simuladores de qualidade, utilizando dos meios e soluções internas e contribuindo para maior independência da Força.

 

Para tanto, com a modernização da aeronave C-95 Bandeirante, surgiu a necessidade de desenvolvimento do simulador, com uma total remodelação de seu painel e aviônicos, abrangendo as novas tecnologias e sistemas implementados, além de reduzir a emissão de carbono no meio ambiente.

PORTAL AEROFLAP


FAB dá adeus ao ‘gordo’ C-130 Hércules


Gabriel Centeno, Via Agência Força Aérea | Publicada em 04/03/2024

Os 59 anos de serviço consolidaram o venerável C-130 Hércules como uma das mais importantes aeronaves militares da história do Brasil. Popularmente chamado de ‘Gordo’, o avião de carga que carregou o país nas costas (ou melhor, nas asas) encerrou sua vida operacional com a Força Aérea Brasileira na última sexta-feira (29). O valente quadrimotor dá ao lugar o moderno C-390 Millennium da Embraer.

O adeus ao C-130 ocorreu em cerimônia na Base Aérea do Galeão (RJ), onde era operado pelo Esquadrão Gordo (1º/1º Grupo de Transporte). A solenidade, presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, contou com a presença de autoridades civis e militares, incluindo várias gerações de militares da FAB que trabalharam com o Hércules.

Um dos pontos altos da cerimônia foi “a passagem de bastão” em voo, com diversas passagens do KC-130 FAB 2462 em formação com o KC-390 FAB 2457. Marcando o fim do ciclo, o Hércules deixou a ala do KC-390, desenvolvido para substituir o Gordo.

Além da cerimônia, a Força Aérea produziu um documentário, contando a história do avião que realizou diversas missões importantes pelo Brasil e o mundo.

“Essa celebração é importante tanto para os aviadores que tiveram a oportunidade de voar no C-130 quanto para o país. Nesses 59 anos, essa aeronave esteve aonde o Brasil precisava, em missões de paz, resgate de nacionais, em busca e salvamento, ajudando a combater incêndio, nas missões na Amazônia, fazendo papel de integração, de abastecimento de Defesa Aérea, entre outras diversas missões. Todos os pilotos que tiveram a oportunidade de voar no C-130 sentem muito orgulho guardado no coração de ter servido o Brasil através desse aeronave, fazendo grandes missões aéreas”, expressou o Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, que pilotou a aeronave.

Em serviço no Brasil desde 1964, o C-130 Hércules está entre os mais longevos projetos da Força Aérea Brasileira. No fogo, no gelo, no REVO ou na busca, o lendário C-130 marcou a presença da FAB em várias ações importantes.

 

O modelo foi protagonista nas buscas pelos destroços do voo Air France AF447 em 2009, em ressuprimentos da base Comandante da Ferraz na Antártida desde 1983, inúmeros reabastecimentos em voo e várias missões humanitárias. Durante a pandemia de Covid-19, o Hércules transportou quase 2 milhões de quilos de carga (insumos e materiais hospitalares diversos), 640 mil litros de oxigênio (O²) e mais de 20 Usinas de Oxigênio.

Ao todo, a FAB recebeu 29 Hércules das versões C-130E e C-130H, todos operados pelos esquadrões Gordo, Cascavel, Coral e o 1º GTT (hoje chamado de Esquadrão Zeus). Parte da frota foi modernizada, mas desde 2018 a FAB já está no processo de aposentar os cargueiros.