NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Com assinatura de contrato, avança a modernização da Rede de Telecomunicações de Comando do COMAER


Juliano Gianotto | Publicada em 07/03/2024 09:09

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) avança na modernização da Rede de Telecomunicações de Comando do COMAER. No último dia 28 de fevereiro de 2024, foi assinado o contrato da solução de comunicação unificada segura (UNA), resultado do Primeiro Termo de Licitação Especial (TLE) do COMAER.

Conduzido pelo Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE), o contrato representa um marco na modernização da Rede de Telecomunicações de Comando do Comando da Aeronáutica (RTCAER).

A demanda por essa solução nasceu da visão estratégica do DECEA, que reconheceu a necessidade premente de prover uma rede de telecomunicações segura, com capacidades de mobilidade e compartilhamento de informações entre seus usuários, incluindo áudio, texto, vídeo, imagens, documentos e até a localização geográfica. Após implantado, o sistema permitirá a realização de conferências e telas compartilhadas, promovendo uma comunicação mais eficaz e colaborativa para os usuários da Rede. Um dos pontos cruciais dessa solução é a sua ênfase na segurança, motivo basilar para implementação de um Produto Estratégico de Defesa junto a uma Empresa Estratégica de Defesa.

A solução assegura a proteção das informações sensíveis e estratégicas que serão compartilhadas pelos usuários da Rede, com o emprego de criptografia comercial e capacidade de implementar criptografia de Estado. Além disso, o sistema foi projetado para permitir uma operação, supervisão e auditoria por parte das Organizações Militares responsáveis do COMAER, garantindo o controle e a integridade das comunicações. O evento de assinatura do contrato da solução marca, não apenas um avanço significativo na modernização da infraestrutura de comunicação da Força Aérea Brasileira (FAB), mas também reflete o compromisso contínuo do DECEA em buscar soluções de vanguarda tecnológica que garantam a segurança e eficácia de suas operações, aperfeiçoando os meios de comunicação da FAB para enfrentar os desafios do futuro e cumprir sua missão com excelência e segurança.

 

 

 

Força Aérea apresenta balanço dos 120 dias da GLO nos aeroportos do Rio e de Guarulhos


Agência Força Aérea | Publicada em 07/03/2024 16:04

A Força Aérea Brasileira (FAB) afirma que tem desempenhado um papel crucial nos últimos 120 dias ao colaborar com a Polícia Federal (PF) e a Receita Federal do Brasil (RFB) na Operação Ponte Aérea, resultando na apreensão de mais de 336 quilos de drogas e na detenção de 48 pessoas nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ) e de Guarulhos, em São Paulo (SP). Segundo o Chefe da Delegacia de Polícia Federal no Aeroporto do Galeão, Delegado Jackson Rimac Rosales Allanic, o sucesso da Operação se relaciona com a integração entre as agências e o tratamento desenvolvido entre as instituições, em estrito cumprimento às atribuições de cada uma.

O delegado Rosales também destaca que os números são exitosos porque traduzem o esforço conjunto e o apoio fundamental da FAB. “A cooperação da FAB é um sucesso porque vem dotada de características próprias, em especial pela atividade logística diferenciada, contribuindo muito com o êxito desse trabalho”, afirmou.

Missões interagências realizadas em 120 dias

Desde que a Operação começou, em 6 de novembro de 2023, a partir do Decreto 11.765, 161.511 pessoas e 20.252 veículos foram revistados por militares da FAB, entre eles 310 aeronaves, conforme o protocolo para abordagem e revistas da população em operações de GLO, atividade que envolve discrição e respeito aos direitos de funcionários e passageiros. As ações de patrulhamento já somam 6.300 horas.

Ao todo, já são 838 missões interagências por meio de ações preventivas e repressivas realizadas nos aeroportos, que dificultam as atuações das facções criminosas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As atividades envolvem áreas operacionais dos aeroportos, de movimentação de bagagens, fiscalização de cargas suspeitas ou passageiros e funcionários. Contam, ainda, com ajuda de cães farejadores, patrulha dos perímetros dos aeroportos com uso de viaturas e militares atuando em pontos sensíveis e também realização de rondas nos saguões. Apenas as atividades de faro totalizam quase 1.200 horas e o volume de fiscalização já ultrapassam cerca de 174 mil metros cúbicos.

De acordo com o Comandante da Operação pela FAB, Brigadeiro do Ar Helmer Barbosa Gilberto, os números expressam os esforços junto às agências e operadoras dos aeroportos, RioGaleão e GruAirport. “Graças ao empenho em conjunto com essas agências, conseguimos êxito, demonstrado por números contundentes, não só pelo volume das drogas apreendidas, mas também pela quantidade de pessoas revistadas e de pessoas detidas. Esperamos que a integração continue sendo um elo forte no combate aos ilícitos dentro desses aeroportos”, destacou.

Aprimoramento da tropa

Nesse cenário, ocorre o emprego da tropa de Infantaria de diversas regiões do Brasil. Para o Chefe do Estado-Maior da Operação Ponte Aérea, Coronel de Infantaria Paulo César Milaré, as atividades em coordenação com as agências favorecem a validação de procedimentos operacionais e a avaliação da necessidade de aprimoramentos doutrinários da tropa de Infantaria. “As ações de Força Aérea de Polícia de Aeronáutica e Segurança de Instalações, especificamente nas atividades operacionais de controle de acesso, vigilância eletrônica, bloqueio e controle de vias e o emprego de cães de guerra nas missões de faro e policiamento ostensivo contribuem para o combate ao tráfico de drogas, armas e outras condutas ilícitas nas áreas poligonais dos aeroportos”, ressaltou.

Em alusão aos 59 anos do C-130 Hercules no Brasil, FAB lança videoclipe e documentário


Juliano Gianotto | Publicada em 07/03/2024 21:45

Para homenagear os 59 anos de serviço da aeronave quadrimotor C-130 Hercules, um verdadeiro símbolo de força, a Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um videoclipe que ressalta o legado desse vetor. Ainda em homenagem à aeronave, um documentário foi produzido com imagens históricas e entrevistas de militares que registraram seus nomes na trajetória do avião, que pode ser assistido mais abaixo nesta matéria.

Na última quinta-feira (29/02), a FAB realizou ma cerimônia alusiva ao aniversário de 59 anos do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo e ao legado operacional do C-130 Hércules na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro. Para celebrar o momento histórico, militares de diversas gerações que cumpriram missões nas asas da aeronave participaram da solenidade que foi presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida e contou com a participação de diversas autoridades. A cerimônia condecorou ex-comandantes do Esquadrão Gordo e um seleto grupo de tripulantes do C-130 com uma simbólica lembrança.

Passagem de serviço

Desenvolvida para missões semelhantes, a aeronave KC-390 Millennium carrega o desafio de continuar as vitórias e o legado operacional alcançado pelo C-130 ao longo das suas 370 mil horas de voo na Força Aérea Brasileira. Simbolizando a “passagem de serviço”, sobrevoos de um C-130 Hércules e um KC-390 Millennium na BAGL marcaram o evento de despedida. Ainda na cerimônia, pousou na BAGL o C-130 Hércules, seguido pela aeronave KC-390, momento marcado por comoção por todos aqueles que prestigiaram a solenidade e que ficará para a história.

PORTAL PODER AÉREO


Colaboração Real 5 – Episódio 4: A conversão operacional para o Gripen E


Da Redação | Publicada em 07/03/2024 12:10

Após a conclusão do treinamento com os caças Gripen C/D na Suécia, os pilotos da Força Aérea Brasileira estão realizando a conversão operacional na Base Aérea de Anápolis para atuarem com o F-39E Gripen aqui no Brasil.

Este curso é de extrema importância para garantir a efetividade da implantação do caça no país. Ele envolve aulas teóricas, voos em simulador e voos práticos, proporcionando aos pilotos o conhecimento e a prática necessários para operar a aeronave com segurança. Confira mais detalhes assistindo ao 4º episódio da 5ª temporada da webserie Colaboração Real – O Caça do Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


F5 News - Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Aracaju

A apresentação está marcada para acontecer nos Lagos da Orla

Da Redação | Publicada em 07/03/2024 10:42

O aniversário de 169 anos de Aracaju, no próximo dia 17 de março, contará com um espetáculo nos céus. É que a famosa Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação marcada para acontecer a partir das 15h30, na região dos Lagos da Orla de Atalaia.  A equipe acrobática da Força Aérea Brasileira (FAB) retorna à capital sergipana seis anos após a sua última apresentação. Será a última demonstração que a esquadrilha está realizando pelo nordeste brasileiro. 

Antes de Aracaju, a equipe fará apresentações em Pernambuco nas cidades de Afrânio (8/3), Serra Talhada (9/3), Recife (10/03) e Caruaru (15/03).

A esquadrilha
Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sediada na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga, a equipe utiliza aeronaves A-29 Super Tucano, fabricados pela Embraer. Composta por 12 pilotos altamente treinados e capacitados, com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam. 

Além da equipe composta por pilotos, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos aviões, que são chamados "Anjos da Guarda". Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB lança videoclipe em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


Agência Força Aérea | Publicada em 08/03/2024 01:20

As mulheres na Força Aérea Brasileira (FAB) executam várias funções desde que a Instituição incorporou o segmento feminino no seu efetivo. Nas missões, elas estão sempre atuantes e ocupando vários espaços.

Para homenagear o Dia Internacional da Mulher, a Força Aérea Brasileira (FAB) produziu um videoclipe que ressalta a atuação feminina em diversas áreas. São pilotos, navegadoras, engenheiras, mecânicas de aeronaves, controladoras de voo, profissionais da saúde, entre outras funções vitais para o sucesso da missão. 

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB promove 1ª edição do APRIMORAR


Agência Força Aérea | Publicada em 08/03/2024 01:21

Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) participaram, entre os dias 05 e 06/03, na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília (DF), da primeira edição da Avaliação Periódica Institucional e de Monitoramento da Aeronáutica (APRIMORAR). O evento teve como objetivo discutir acerca do fortalecimento dos pilares da governança organizacional e reunir temas de interesse do Comando da Aeronáutica do ciclo de 2023-2024.

Sob a direção do Alto-Comando da Aeronáutica, a FAB vem aplicando novas práticas de liderança, estratégia e controle, as quais permitem avaliar e monitorar as entregas, a atual situação e as principais demandas da Força. Assim, o APRIMORAR foi uma oportunidade para aprofundar a compreensão sobre as estratégias delineadas através das diretrizes do Comandante da Aeronáutica e seus reflexos na implementação de cada Órgão de Direção-Geral, Setorial e de Assistência Direta e Imediata ao Comandante da Aeronáutica.

Dessa forma, o evento foi um caminho para que as atribuições da Força Aérea Brasileira sigam orientadas de forma mais eficiente com vistas a cumprir sua missão em prol da sociedade brasileira. “Estes memoráveis dois dias se revestem da mais genuína alegria, sendo motivo de orgulho para a nossa Força Aérea dispor da presença de nossos líderes, dedicados à promoção de práticas inovadoras e dispostos a não somente aprofundar seus conhecimentos, como aplicá-los em favor da nossa missão institucional”, pontuou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Alto-Comando

O Alto-Comando da Aeronáutica, previsto no Decreto nº 6.834, de 30 de abril de 2009, é o Órgão encarregado de assessorar o Comandante da Aeronáutica nas suas atribuições de Direção e Gestão da Força, cabendo, também, apreciar os assuntos de interesse do Comando da Aeronáutica, elaborar as listas de escolhas para promoção aos postos de Oficiais-Generais da Aeronáutica e nos assuntos relativos à Política Militar Aeronáutica.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – HCAMP supera 30 mil procedimentos no DF


Agência Força Aérea | Publicada em 07/03/2024 20:43

No enfrentamento incansável à proliferação da dengue, o Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado estrategicamente na Região Administrativa de Ceilândia, no Distrito Federal (DF), registra um marco significativo: até a presente data, foram 30.732 procedimentos realizados em apoio à população do DF. Desde sua ativação, em 5 de fevereiro, a Unidade de Saúde tem desempenhado um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da declarada situação de emergência na capital federal. O Hospital tem se destacado pela eficiência no atendimento e pela prontidão em lidar com a crescente demanda. As expectativas de atendimento foram superadas em aproximadamente 160%, de acordo com dados iniciais.

O Comandante do Hospital de Campanha, Major Médico João Luiz da Silveira, destacou a importância do trabalho realizado para a população do Distrito Federal. “Passados mais de 30 dias da missão, a percepção é que o HCAMP foi muito importante para que a população tivesse acesso aos cuidados necessários às situações de quadro de dengue e evitou que muitos pacientes tivessem as formas mais graves da doença”, relatou.

Instalado com equipamentos que garantem a total estabilização do paciente, o HCAMP tem desempenhado um papel primordial na rápida identificação, tratamento e acompanhamento de casos de dengue. Além disso, a estrutura tem permitido a ampliação da capacidade de atendimento, assegurando que cada paciente receba a assistência necessária de maneira oportuna. A parceria entre a Força Aérea e as autoridades de saúde locais tem sido essencial para a eficácia das operações e para o alcance de metas significativas no enfrentamento da dengue.  “O Hospital de Campanha, com sua estrutura ágil e equipe altamente capacitada, tem desempenhado um papel fundamental na resposta rápida e eficaz às demandas crescentes de pacientes diagnosticados com dengue. Os números impressionantes de mais de 30 mil procedimentos alcançados são um testemunho do comprometimento desses profissionais em garantir o melhor atendimento possível à população”, ressaltou a Secretaria de Saúde do DF.

“Esse hospital é excelente para nós. Os profissionais são muito educados e ótimos. Trataram a minha filha Valentina com muito cuidado. Só tenho a agradecer à Força Aérea por tudo que estão fazendo nesse momento”, disse Gabriela da Silva, mãe de uma paciente.