NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


REDE GLOBO


RN TV 1ª Edição - Mulheres no comando de aeronaves da Força Aérea Brasileira no RN


Da Redação | Publicada em 08/03/2024 13:48

MGTV 1ª Edição – Presença feminina na Força Aérea Brasileira cresce cada vez mais

Neste dia 8, Dia Internacional da Mulher, conheça as mulheres que trabalham na Epcar, em Barbacena.

Da Redação | Publicada em 08/03/2024 14:49

DFTV 2ª Edição - FAB faz voo com tripulação 100% feminina


Da Redação | Publicada em 08/03/2024 19:41

JORNAL VANGUARDA - O pioneirismo delas nas Forças Armadas


Da Redação | Publicada em 09/03/2024 06:04

PORTAL G1


Mulheres pilotam avião de guerra, fazem manutenção de aeronaves e são maioria em setores da Força Aérea

Primeira turma de mulheres ingressou no efetivo da Aeronáutica há 42 anos. Elas são maioria entre militares da Base de Tráfego Aéreo da Base Aérea de Natal

Pedro Trindad | Publicada em 08/03/2024 13:48

A participação feminina na Força Aérea Brasileira começou em meio à 2ª Guerra Mundial, quando em julho de 1944 seis mulheres passaram a integrar o quadro de enfermeiras da Aeronáutica. Mas o ingresso da primeira turma de mulheres como parte do efetivo só ocorreu décadas depois, em 1982, quando se identificou a necessidade de aumentar o contingente da corporação.

Mais tarde, em 1996, ingressaram as primeiras cadetes intendentes na Academia da Força Aérea, que atingiram o posto de tenente-coronel em 2017. Elas poderão chegar até a maior patente deste quadro: o posto de major-brigadeiro.

Atualmente, as mulheres representam cerca de 15% do efetivo que atua na Base Aérea de Natal. Na Torre de Controle de Tráfego Aéreo de Natal elas já são maioria. Dos 34 militares no setor, 21 são mulheres.

A tenente aviadora Gabriela Ariana Fernandes do Couto Lettieri atua como instrutora de C-95 Bandeirante - um avião de transporte usado inclusive em caso de guerra. Ela conta que tão importante quanto decolar é saber para onde se quer ir e, principalmente, o que fazer quando pousar.

"A missão mais marcante que eu vivi talvez nem tenha sido comigo pilotando, mas foi na Terra Yanomami, ano passado, quando vi de perto a importância do que a gente faz. Eu acho que geralmente quando a gente está do lado de cá, a gente só pensa; 'ah, é só um voo'. Mas, quando a gente vê o reflexo do que a gente faz e o do quanto é importante para as pessoas que estão ao redor, faz muita diferença na nossa vida. Você sente que realmente está cumprindo sua missão ali", afirmou.

Um voo que sobrevoou municípios potiguares teve a tripulação formada quase que totalmente por mulheres. A capitão aviadora Monique Idália de Almeida Costa estava na missão e explica que características como autocontrole, concentração e raciocínio rápido são indispensáveis para quem trabalha no céu. Embora o olhar alcance as nuvens, é necessário enxergar que a finalidade do trabalho está na população.

"Aqui na FAB e na aviação de transporte a gente consegue ver que nós temos uma contribuição real com a Força, com o país, e de que nós cumprimos um papel tão essencial quanto de qualquer outro tripulante", afirmou.

As aviadoras podem chegar até o posto de comandante da Força. A técnica humana atua em conjunto com os elementos mecânicos. A manutenção das aeronaves exige força, o que não falta à terceiro sargento especialista em eletrônica Laila Tolentino Silva.

"Tem um pouco de receio quando a gente chega para trabalhar, que eles vão desconfiar. 'Ah, mulher é sexo frágil, não vai dar conta, não vai querer sujar a mão de graxa'. Só que acaba que todo mundo se ajuda. Agora tenho o respeito deles, eles têm o meu respeito e a gente é realmente uma equipe que vai trabalhando para fazer o projeto funcionar", afirmou.

Militares mulheres também estão presentes na área de manutenção de Aeronaves da FAB

Ao olhar para o que foi conquistado no passado e consolidado no presente, é possível imaginar o que se pode alcançar no futuro. Novas gerações de mulheres têm conquistado mais espaço.

A aspirante a oficial aviadora Ana Maria Cunha Rodrigues é a única aluna do curso de formação para pilotar caças, um avião de combate. As motivações que a trouxeram até as Forças Armadas se encontram com as contribuições que ela quer deixar na organização militar.

"Nesse contexto de servir como referência para outras mulheres, acredito que posso contribuir me capacitando e mostrando um bom desempenho naquilo que é passado para mim durante o curso. Quando eu dou o meu melhor, eu acredito conseguir motivar outras mulheres a enxergarem que também podem", disse.

Para que o progresso seja contínuo, é indispensável a preparação. Os aspirantes estudam também em simuladores desenvolvidos por mulheres. Duas potiguares precisaram de um ano para criar um sistema que simula voo em um avião Bandeirante.

"Muito orgulho. É uma conquista muito grande poder aplicar o que a gente aprendeu na universidade e depois na área da Força Aérea, na área da aeronáutica", disse a primeiro-tenente Larissa Fernandes.

A prática faz a diferença, mas a teoria forma. A capitão-aviadora Maria Luisa Michelon Silveira é como se fosse uma professora. Ela ensina diariamente aos outros militares as técnicas de voo. Ela comanda uma aeronave H50, um helicóptero conhecido como "Esquilo". Além dos obstáculos que são enfrentados no céu, há outros que existem na terra.

"O maior desafio que eu já vivenciei até hoje na minha carreira, vivencio todos os dias. É no que diz respeito a uma autocobrança excessiva, buscando provar para mim mesma que eu preciso dar conta de fazer o meu papel, que eu precisar acertar da mesma forma que os homens. De moto que, se eu falhar, se eu errar, que se eu não conseguir atingir o padrão, as pessoas não atribuam isso ao fato de eu ser uma mulher", disse.

Primeiro sargento especialista em controle de tráfego, Tayná Cristiane Ribeiro Huguenin tem 21 anos de serviço, acompanhou de perto as conquistas das mulheres na Força e garante que há oportunidade para mais.

"Na escola de formação nós éramos 36 mulheres e eram quase 200 homens. cheguei no meu primeiro local de trabalho e eram quatro mulheres e aproximadamente 100 homens trabalhando no local. Então a gente está vendo agora uma grande evolução, um aumento na quantidade de mulheres servindo", ressaltou.

Dia da Mulher: Força Aérea Brasileira realiza missão com equipe inteiramente feminina

Voo de Brasília para Anápolis (GO) transportou órgãos para transplante. Dos 70 mil militares da FAB, 20% são mulheres.

Marília Marques | Publicada em 08/03/2024 19:08

Nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma missão especial: o transporte de órgãos para transplante em um voo com tripulação formada somente por mulheres, de ponta a ponta.

A piloto do voo de Brasília para Anápolis (GO) foi uma mulher. Assim como a mecânica e a comandante do voo. Na central de controle, o comando também ficou com uma militar.

Dos 70 mil militares da Força Aérea Brasileira, 20% são mulheres. Dessas, 59 são aviadoras.

Na missão desta sexta, o comando ficou com a capitão aviadora Vitória da Silva que, aos 29 anos, lidera uma equipe de 100 militares, homens e mulheres. Ela faz parte do esquadrão da FAB de Brasília que tem a missão de transportar órgãos para pacientes à espera de um transplante, no país inteiro.

"Pra gente, motivo de muita honra. É uma missão sensível que envolve a família que perdeu o ente querido e a nova vida. Um ato de amor de famílias que nem se conhecem", diz a militar.

Desde a criação da FAB, há 83 anos, um voo com a tripulação inteiramente composta por mulheres aconteceu pela primeira vez ano passado. A capitão Vitória diz que não é uma trajetória fácil, e que os desafios, por ser mulher, ainda existem.

“O mais importante é enfrentar tudo isso com muita determinação, passando por cima dos obstáculos. É possível, como estamos fazendo esse voo, com a tripulação toda feminina” diz Vitória.

PORTAL R7


Grupo de 30 mulheres das Forças Armadas salta de paraquedas no RJ em homenagem ao 8 de março

As mulheres vão saltar de uma altura de aproximadamente 300 metros na base da zona oeste da capital fluminense

Da Redação | Publicada em 08/03/2024 20:40


Para marcar o dia 8 de março, 30 mulheres fizeram um salto de paraquedas no Rio de Janeiro. Elas fazem parte da equipe feminina das Forças Armadas Brasileiras, que conta hoje com mais de 130 mulheres. As mulheres vão saltar de uma altura de aproximadamente 300 metros na base da zona oeste da capital fluminense; um percurso de cerca de 50 segundos. No Exército brasileiro, a entrada de mulheres só foi permitida em 1992. Em 2006, foi formada a primeira turma feminina de paraquedistas das Forças Armadas.

CNN BRASIL


FAB tem equipe 100% feminina para transporte de órgãos

A CNN acompanhou o trabalho de uma tripulação da Força Aérea Brasileira totalmente feminina. Uma das responsabilidades desta equipe é o transporte de órgãos para serem doados

Da Redação | Publicada em 08/03/2024 22:27

PORTAL AEROIN


Começam hoje as demonstrações da Esquadrilha da Fumaça no NE; duas terão transmissão ao vivo


Murilo Basseto | Publicada em 08/03/2024

Como vem sendo mostrado pelo AEROIN, de hoje, 8 de março, até o domingo da próxima semana, 17, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará uma sequência de cinco demonstrações no Nordeste, atendendo às solicitações de municípios de Pernambuco e Sergipe.

As primeiras três apresentações ocorrem de hoje até domingo, 10 de março, sendo que uma delas contará com transmissão ao vivo, conforme informações disponibilizadas a seguir.

A cidade de Afrânio (PE) será a primeira a receber as aeronaves A-29 Super Tucano. A demonstração acontecerá hoje, 8 de março, às 16h, na Prefeitura da cidade, na Rua Francisco de Melo Franco, S/N – Centro. Amanhã, 9, a equipe estará em Serra Talhada (PE), para uma apresentação às 16h, no Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho. Estas duas demonstrações serão em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Finalizando o fim de semana, no domingo, 10, ainda em Pernambuco, às 16h, Recife recebe a Esquadrilha no Marco Zero, para comemorar os 487 anos da capital pernambucana. Esta demonstração na capital pernambucana terá transmissão ao vivo do canal “Papa Charlie Golf” no YouTube, que pode ser assistida também no player disponibilizado pelo AEROIN a seguir:

Na próxima semana, no sábado, 16, às 16h, será a vez da população de Caruaru e região assistir aos sete aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) deixarem os rastros de fumaça em manobras nos céus da cidade. A demonstração acontecerá durante o Caruaru Aero Show, no Aeroporto Oscar Laranjeira, que também terá transmissão ao vivo do canal “Papa Charlie Golf” no YouTube.

Por fim, no dia 17 de março, a Esquadrilha se despede do Nordeste com uma demonstração aérea em Aracaju (SE), na Orla dos Lagos, às 15h30.

Agenda

– Afrânio (PE) – 08/03, 16h, na Prefeitura

– Serra Talhada (PE) – 09/03, 16h, Parque dos Ipês Padre Afonso Carvalho

– Recife (PE) – 10/03, 16h, Marco Zero

– Caruaru (PE) – 16/03, 16h, Aeroporto Oscar Laranjeira

– Aracaju (SE) – 17/03, 15h30, Orla dos Lagos 

Com informações da Esquadrilha da Fumaça

DECEA destaca atuação da presença feminina em diversas áreas da Força Aérea Brasileira


Juliano Gianotto | Publicada em 08/03/2024 19:05

Em todas as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB), o trabalho das mulheres é primordial. Uma história que começou em 1982 e há mais de 40 anos segue trilhando uma trajetória de ascensão com inúmeras conquistas.

As mulheres, militares e civis, estão cada vez mais presentes em diversas especialidades da FAB. A Sargento Especialista em Eletrônica Juliana de Azevedo Ayres Pinto, que atua há dez anos na área de telecomunicações do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), já participou de importantes missões, como Operações nas fronteiras do país e apoio às vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG).

Ela foi uma das responsáveis pela montagem da estrutura de sistemas de enlace por satélite, que provém meios de telefonia, internet e rede interna; além de auxiliar outros militares na instalação de equipamentos de comunicação terra-ar, primordial para o controle de movimento dos helicópteros em diversas áreas de buscas.

“É um trabalho que muitas vezes acontece nos bastidores, dos Centros ou das mais remotas localidades, mas em praticamente todas as Operações da Força Aérea, o 1º GCC está envolvido prestando apoio aos demais órgãos. É uma grande satisfação poder servir em um grupo tão operacional, como chamamos: Somos o braço armado do DECEA”, relata.

Piloto do Grupo Especial de Inspeção em voo (GEIV), a Capitão Aviadora Caroline Pedretti Gonzaga completou 17 anos de carreira. Ela destaca a importância da sua atividade para o tráfego aéreo no Brasil. “A cada voo, o GEIV realiza vigilância dos auxílios à navegação aérea e dos serviços prestados pelo SISCEAB. É muito gratificante poder contribuir com a melhoria do sistema e com a segurança da aviação”, pontua.

Para a Psicóloga Renata Vargas de Carvalho, a rotina do trabalho como coordenadora do Projeto Social Cajuzinho no Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) é um desafio diário, mas o resultado é recompensador. “É um privilégio saber que o que faço, faz a diferença na vida das crianças e adolescentes do projeto. Quando a educação vem junto com o amor os resultados são surpreendentes. É uma responsabilidade gigantesca com uma felicidade maior ainda ao vê-los crescer se tornando verdadeiros cidadãos”, afirma.

Essas são algumas das experiências de mulheres que conquistaram espaços de destaque em suas áreas profissionais, demonstrando o quanto a dedicação e os exemplos apresentados no dia a dia são imprescindíveis para a FAB em suas diversas especialidades.

Informações do DECEA

PORTAL TECNOLOGIA E DEFESA


As mulheres na Operação Ponte Aérea da FAB


Por Redação | Publicada em 08/03/2024

As mulheres na Força Aérea Brasileira (FAB) executam várias funções desde que a Instituição incorporou o segmento feminino no seu efetivo. Nas missões, elas estão sempre atuantes e ocupando vários espaços. Na Operação Ponte Aérea, determinada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) de 1º de novembro de 2023, que combate o tráfico de drogas e de armas e outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos, elas integram o efetivo tanto das áreas administrativas quanto operacionais, inclusive nas ações de Força Aérea típicas da Infantaria da Aeronáutica.

Planejamento e gestão

Na Força Aérea Numerada 34, Comando Operacional criado com atribuições de planejar, coordenar e executar o controle e supervisão de todas as ações da Operação Ponte Aérea, as militares também desempenham importantes papéis de gestão na área de pessoal, na coordenação das operações, na logística, na comunicação social e nas finanças. São Coronéis, Capitães, Tenentes e Sargentos que atuam na coleta e no processamento de dados, avaliam resultados, custos e lições aprendidas, além de contribuírem com a divulgação da Operação perante a sociedade.

Segundo a responsável pelo Setor de Logística e de Finanças da GLO-SP, tenente-coronel intendente Léa Blanco de Santos Neta, a crescente participação da mulher nas Forças Armadas vem para somar e integrar. “Na Operação Ponte Aérea, cada militar é competente, cumprindo seus deveres, sem desigualdades. Firmeza e habilidade são o norte de cada componente na GLO e o protagonismo cabe a cada uma, sem distinção de gêneros. É assim que a mulher militar trabalha: consciente de que seu papel é igualmente importante no cumprimento da missão”, destacou a oficial superior.

Revista feminina

As militares da Polícia de Aeronáutica realizam ações de revista feminina nos aeroportos do Galeão e de Guarulhos. Para a sargento Especialista em Eletricidade e Instrumentos Júlia Marins de Lima, que integra o Batalhão GLO-RJ, cada missão é um ensinamento operacional. “Acabei de me formar na Escola de Especialistas de Aeronáutica e já estou tendo o prazer de participar de uma Operação. Está sendo uma experiência incrível, uma oportunidade ímpar, pois posso conviver com várias militares de outras localidades e trocar vivências e aprendizados, principalmente na revista pessoal, quando temos a oportunidade de atuar e estar à frente com o público feminino”, expressou a militar.

Saúde canina

A tenente veterinária Thaís Fernanda dos Santos Damásio, que atua na saúde canina dos cães farejadores, destaca a importância da Operação para sua carreira profissional. “É muito gratificante poder participar de uma missão como essa, onde as ações de faro são fundamentais no combate ao tráfico de ilícitos. Poder acompanhar de perto os cães, que são cruciais na Operação, e participar das missões com eles e seus condutores, nos terminais de cargas, nas remessas postais e nas aeronaves, é uma grande honra”, manifestou a Oficial.

Mulheres na FAB

Atualmente, a FAB conta com 13.725 mulheres militares. O ingresso das mulheres na Força se dá por meio de processos seletivos para todas as Escolas de formação e Serviços Regionais de Recrutamento e Preparo de Pessoal em inúmeras especialidades.

Texto: Tenente Marize Torres/ Agência Força Aérea
Fotos: Tenente Xavier e Sargento Mônica

DEFESA EM FOCO


HCAMP da Força Aérea Brasileira: Um farol de esperança no combate à dengue supera 30 mil atendimentos no DF, salvando vidas e superando expectativa

Em um esforço heroico contra a dengue, o Hospital de Campanha da FAB em Ceilândia marca um feito notável com mais de 30 mil procedimentos, evidenciando a força da solidariedade e eficácia militar na saúde pública

Marcelo Barros | Publicada em 08/03/2024 16:00

Em meio ao crescente desafio imposto pela dengue no Distrito Federal, a atuação do Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB) em Ceilândia representa um marco no comprometimento das Forças Armadas com a saúde e bem-estar da população. Com mais de 30.732 procedimentos realizados até o momento, o HCAMP se destaca não apenas pela quantidade, mas pela qualidade e agilidade no atendimento oferecido 24 horas por dia, em uma resposta rápida à emergência de saúde pública decretada na capital.

Uma Mobilização Exemplar

O rápido acionamento e a operacionalização do HCAMP, dois dias após sua ativação, sublinham a capacidade de mobilização e resposta das Forças Armadas Brasileiras em momentos críticos. A estruturação deste hospital, gerida pela Diretoria de Saúde (DIRSA), e o comando eficiente do Brigadeiro Médico Mauricio Ribeiro Braga e do Major Médico João Luiz da Silveira, ilustram a integração entre disciplina militar e a missão de salvar vidas, uma verdadeira demonstração da aplicação da tríplice hélice (Forças Armadas, indústria nacional e academia) em ação humanitária.

 

Tecnologia e Humanização no Tratamento da Dengue

Equipado com tecnologia de ponta para a estabilização e tratamento de pacientes, o HCAMP evidencia o papel crucial da Base Industrial de Defesa e da inovação tecnológica no enfrentamento a crises de saúde. A capacidade de rápida identificação, tratamento e acompanhamento de casos de dengue tem sido essencial para prevenir o agravamento da doença, destacando o valor da medicina militar na saúde pública. Além disso, a humanização no atendimento, como relatado por Gabriela da Silva sobre o cuidado recebido por sua filha Valentina, reforça o impacto positivo dessas ações na vida das pessoas.

Parceria e Reconhecimento Público

A colaboração entre a FAB, as autoridades de saúde locais e a comunidade tem sido um pilar na eficácia deste empreendimento. A apreciação expressa pela Secretaria de Saúde do DF, Lucilene Florêncio, e os testemunhos de gratidão da população, refletem o reconhecimento e a valorização da dedicação e profissionalismo dos envolvidos. Essa sinergia entre o militar e o civil sublinha a importância da cooperação para o avanço e fortalecimento da saúde pública no Brasil.

OUTRAS MÍDIAS


Área Militar - Força Aérea Brasileira – No Dia Internacional da Mulher, GAP-DF inaugura Sala de Apoio à Amamentação


Por Redação | Publicada em 08/03/2024 14:13

Com o objetivo de apoiar, incentivar e propiciar condições necessárias para a manutenção do aleitamento materno, o Grupamento de Apoio do Distrito Federal da Aeronáutica (GAP-DF) inaugurou, nesta sexta-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, no anexo do prédio do Comando da Aeronáutica (COMAER), uma Sala de Apoio à Amamentação.

A sala é equipada com poltrona de amamentação, ar-condicionado, geladeira com freezer para armazenamento do leite, micro-ondas, esterilizador de mamadeiras, trocador de fraldas e pia para higienização, além de outros utensílios de apoio. O local pode ser utilizado por todas as militares lactantes, com a privacidade necessária à mulher para a extração de leite durante a jornada de trabalho.

Além do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e do Chefe da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita, prestigiaram a inauguração do novo espaço Oficiais-Generais da Força Aérea Brasileira (FAB) e o Comandante do GAP-DF, Coronel Intendente Marcello Pereira Camargo.

O Comandante da Aeronáutica parabenizou a iniciativa e destacou a força das mulheres. “Um espaço necessário, levando em conta que, cada dia mais, a força feminina na FAB é marcante. Este espaço é uma forma de homenagear nossas militares que dão vida às novas vidas”, pontuou.

Para a Sargento Taiza Santos Marques Rios, é muito importante ter um local reservado para as militares lactantes. “Meu bebê é muito pequeno e ainda depende muito do leite materno. Esse espaço me permitirá fazer a extração do leite todos os dias e seguir amamentando o meu filho na minha ausência. Com certeza, eu trabalharei muito mais feliz”, disse.

“Vou voltar da licença maternidade com o coração apertadinho, mas na certeza de que terei um aconchego neste espaço, que será útil não só para amamentar a minha filha, mas também para armazenar o leite em temperatura ideal para o consumo”, declarou a Sargento Natalia Domingues Machado Delpino que, ao lado do Comandante da Aeronáutica, descerrou a fita de inauguração do novo espaço.

Fotos: Sargento P Silva