NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


JORNAL DO COMMERCIO (PE)


Recife recebe Esquadrilha da Fumaça e Salto Livre do Exército neste domingo (10)

Programação dos 478 anos da capital terá demonstração de salto livre na Praia de Boa Viagem, às 10h, e Esquadrilha da Fumaça no Marco Zero, às 16h

Emannuel Bento | Publicada em 09/03/2024 17:13

O Recife completa 587 anos neste dia 12 de março, uma terça-feira, e a programação de celebração está ocorrendo já neste final de semana. Neste domingo (10), às 11h e às 17h, bandas marciais e sinfônicas de fuzileiros navais se apresentam no Marco Zero, no Recife Antigo.

Já às 16h, a Praça também recebe manobras da Esquadrilha da Fumaça. Ainda no domingo, a partir das 10h, a Praia de Boa Viagem assistirá a uma demonstração de salto livre do Exército. As atividades das Forças Armadas estão sendo programadas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo e Lazer.

Bandas

Às 11h, o público poderá conferir a Banda Marcial do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN). Já às 17h, é a vez da Fuzishow, Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais. As apresentações serão marcadas por uma mistura de músicas populares e eruditas.

Esquadrão da Fumaça

As manobras da Esquadrilha da Fumaça, às 16h, ocorrem com os aviões Embraer A-29 Super Tucano. A demonstração tem duração aproximada de 35 minutos e conta, geralmente, com cerca de 50 acrobacias, seja de maneira isolada com apenas um A-29 ou com 2 até 7 equipamentos voando em formação. Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.

Os aviões que promovem o espetáculo são os mesmos que fazem a defesa das fronteiras Norte e Noroeste do País. "A apresentação existe para divulgar o trabalho da Força Aérea Brasileira, para atrair o profissional que tenha interesse em ingressar na aviação, além de promover a integração entre o público civil e militar", diz o Tenente-Coronel Eduardo Maia Arantes, Chefe da Assessoria de Apoio Jurídico do Segundo Comando Aéreo Regional.

Salto livre em Boa Viagem

A partir das 10h, a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, vai assistir a uma demonstração de salto livre realizada pela equipe de salto livre do Exército, chamada de "Os Cometas".

"Ao longo da apresentação, os paraquedistas realizam uma série de manobras no ar, inclusive, saltando com bandeiras, entre elas a bandeira de Pernambuco e da Cidade do Recife, de forma a homenagear o povo pernambucano e o recifense haja vista a importância do evento", diz o coronel Antoine Cruz, Oficial de Ligação do Comando Militar do Nordeste com a Brigada Paraquedista.

 

Exposição militar

Encerrando a programação de atividades das Forças Armadas, no dia 16 de março será montada uma Exposição do Exército no Parque da Macaxeira, na Zona Norte. O público terá acesso a uma variedade de equipamentos de emprego militar, com viaturas e motocicletas, assim como outras tecnologias utilizadas pelo Exército.

A programação desse último dia segue com a apresentação da Banda do Comando Militar do Nordeste, uma demonstração dos Cães de Guerra do 4º Batalhão de Polícia do Exército, e atividades recreativas para o público infantil.

Programação cultural

Também existe uma grade cultural para o aniversário. O ápice da celebração, na terça-feira (12), contará com a inauguração de uma estátua do poeta Miró da Muribeca na Avenida Rio Branco, às 17h, integrando o Circuito da Poesia. O evento contará com a performance "O Miró que Vive em Mim", com Marlon Silva, Nina Rodrigues e Odailta Alves.

No mesmo dia, às 19h, o Teatro de Santa Isabel recebe uma sessão gratuita do espetáculo "Circo Science - Do Mangue ao Picadeiro", celebrando o ícone do movimento manguebeat. O projeto é da Trupe Circus, da Escola Pernambucana de Circo. Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Já no Teatro do Parque, também às 19h, o aniversário terá exibição gratuita do filme "Manguebit", documentário roteirizado e dirigido por Jura Capela.

PORTAL AEROIN


Com transmissão ao vivo, Esquadrilha da Fumaça se apresentatá hoje em Recife; veja como assistir


Murilo Basseto | Publicada em 10/03/2024 06:13

 Após as duas primeiras demonstrações terem sido realizadas em Pernambuco na sexta-feira e no sábado, 8 e 9 de março, neste domingo, 10, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará sua acrobacias sobre a capital do estado.

A cidade de Afrânio (PE) foi a primeira a receber as aeronaves A-29 Super Tucano, na sexta-feira, e no sábado foi a vez de Serra Talhada (PE). Estas duas demonstrações foram em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

E hoje, finalizando o fim de semana, às 16h deste domingo, Recife recebe os 7 aviões da Esquadrilha da Fumaça no Marco Zero, para comemorar os 487 anos da capital pernambucana.

Esta demonstração na capital pernambucana terá transmissão ao vivo feita pelo canal “Papa Charlie Golf” no YouTube, que poderá ser assistida também no player disponibilizado pelo AEROIN a seguir:

DEFESA EM FOCO


Força Aérea Brasileira na Linha de Frente do Combate à Dengue: Uma Mobilização Exemplar em Defesa da Saúde Pública

Em uma ação integrada, a FAB se mobiliza em diversas regiões do Brasil para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, unindo forças com a comunidade e autoridades locais

Por Marcelo Barros, Com Informações Da Agência Fab | Publicada em 09/03/2024 18:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) tem desempenhado um papel crucial na luta contra a dengue, uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil. Em uma ação coordenada que abrange várias regiões do país, unidades da FAB têm se dedicado a recolher objetos que possam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika. Essa iniciativa não apenas demonstra o compromisso da FAB com a saúde da população, mas também ressalta a importância da colaboração entre as forças armadas e a sociedade civil no enfrentamento de desafios comuns.

Base Aérea de Anápolis: Um Exemplo de Engajamento

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) tem sido um exemplo emblemático desse esforço conjunto. Sob a liderança do Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho, a BAAN participou ativamente do lançamento da campanha “Anápolis contra a Dengue”, que busca envolver toda a comunidade na luta contra o mosquito. Além disso, a base estabeleceu uma parceria com a Prefeitura Municipal de Anápolis, disponibilizando 60 militares capacitados para auxiliar nas atividades de campo. Essa sinergia entre a força militar e o poder público local é fundamental para o sucesso das ações de combate à dengue.

CIMAER e CIAAR: Ampliando o Alcance das Ações

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), localizado na Ponta do Galeão, e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa, também têm contribuído significativamente para essa causa. Por meio de campanhas de conscientização e limpeza, essas unidades demonstram que o combate ao Aedes aegypti requer esforços contínuos e a participação ativa de todos os setores da sociedade.

A Importância da Conscientização e Prevenção

A mobilização da FAB no combate à dengue é um lembrete poderoso da necessidade de conscientização e prevenção. Eliminar os possíveis criadouros do mosquito é uma medida simples, porém eficaz, que pode salvar vidas. A participação ativa da população, juntamente com o apoio das forças armadas e das autoridades locais, é essencial para vencer essa batalha.

OUTRAS MÍDIAS


F5 News - Um sergipano que realizou o sonho entre os fumaceiros dos céus

Aracajuano, capitão André Bezerra faz parte da célebre esquadrilha da FAB

Daniel Soares | Publicada em 09/03/2024 10:50

 No próximo dia 17 de março, aniversário de 169 anos de Aracaju, os céus da cidade terão um espetáculo. É que a icônica Esquadrilha da Fumaça, esquadrão de demonstração da Força Aérea Brasileira (FAB) fará uma apresentação em homenagem às festividades da capital.

Entre os fumaceiros, como são conhecidos os pilotos que conduzem os possantes super tucanos, estará um aracajuano orgulhoso de representar a sua terra. O capitão aviador André Bezerra, nascido em Aracaju, é o primeiro sergipano a fazer parte da esquadrilha em 72 anos de história.

Em entrevista ao Portal F5 News, o capitão falou um pouco da sua história. Ele ingressou na Força Aérea em 2010 na Academia da Força Aérea (AFA), sendo declarado Aspirante-a-Oficial em 2013. Confira a entrevista:

 F5 News - Nos conte um pouco sobre sua história. Por que escolheu seguir essa carreira e como foi este processo?

Cap. André Bezerra - Nasci em 1991 em Aracaju. Morava no bairro Industrial. Ainda na infância, morei depois em Belo Horizonte e depois retornei para Aracaju. A aviação sempre foi uma paixão para mim. Não sei dizer exatamente como começou, mas é como se tivesse nascido algo dentro de mim. A gente costuma brincar que foi um mosquito que me picou e aí eu fiquei infectado por essa por essa paixão que segue até hoje. Ingressei na Força Aérea em 2010 e me formei na AFA. Segui carreira na aviação de caça, morando em várias cidades do Brasil servindo, como Natal e Porto Velho. E em 2021, fui selecionado para ser um dos pilotos da Esquadrilha da Fumaça, que é o esquadrão onde sirvo até os dias atuais.

F5 News - Você é o primeiro sergipano a fazer parte da Esquadrilha da Fumaça. Qual foi o caminho até ingressar no esquadrão?  

Cap. André Bezerra - Até ingressar na Esquadrilha foram 11 anos de Força Aérea, 4 anos de formação na Academia da Força Aérea e depois 7 anos como piloto de caça. Alguns desses anos foram na fronteira noroeste, no esquadrão Grifo, sediado em Porto Velho, cuidando da defesa daquela região. Também tive 4 anos como instrutor de caça em Natal, formando novos pilotos. Tenho muito orgulho de ser piloto de caça da FAB, de ter servido nesses esquadrões e de ter contribuído para essa missão que é tão importante para a Força Aérea e para o país. E aí veio a Esquadrilha da Fumaça, que era um grande sonho. Fui selecionado por meio de um conselho que acontece todos os anos para selecionar os novos pilotos. É uma seleção realmente muito restrita, que analisa muito. Critérios extremamente técnicos, análise de praticamente todos os aspectos profissionais e pessoais dos candidatos. E tive a alegria de ter sido selecionado para compor a equipe. São só cinco anos na equipe, mas para mim é um grande orgulho de poder contribuir para a Força Aérea cumprindo a missão na Esquadrilha, que é o de fazer demonstrações aéreas. Representante a FAB no Brasil e no exterior. 

F5 News - Parece ser uma profissão bastante arriscada. Como é o treinamento dos aviadores? Já teve algum susto durante seu tempo na esquadrilha?

 Cap. André Bezerra - A aviação sempre traz consigo algum risco associado, mas é algo controlado  e gerenciado, dentro de muitas camadas de segurança. Quando a gente fala da Esquadrilha da Fumaça, levamos isso para um outro nível. São manobras extremamente arrojadas, com um grau de dificuldade muito alto e a distância entre uma aeronave e outra durante as manobras é de menos de dois metros. Então, o nível de risco de fato é mais alto e é por isso que tem basicamente dois fatores que são preponderantes para a operação da esquadrilha: primeiro, o nível de experiência dos pilotos. Para ser selecionado, ele já tem que ter uma experiência prévia muito grande na aviação dentro da Força Aérea. Além disso, mesmo com pilotos muito experientes, a quantidade de treinamento que ele recebe antes de fazer a primeira demonstração é muito grande. Só para ter uma noção, um piloto antes de fazer a primeira demonstração repete aquele mesmo display de manobras quase 300 vezes. É realmente bastante treinamento para poder fazer tudo aquilo com total segurança. Nada do que a gente faz ali é improvisado, em nenhum momento a gente está fazendo algo que não tenhamos certeza do que vai acontecer. Em diversos momentos, existem pontos de decisão em que a gente pode, por exemplo, abortar uma manobra caso ela não esteja dentro de parâmetros seguros. E temos a tranquilidade de ter treinado muito para fazer aquilo ali e fazemos tudo dentro do script. Não existe improvisação, é realmente tudo baseado em muito treinamento para gerenciar os riscos. E isso acaba trazendo consigo uma das atribuições da Esquadrilha, que é de demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade operacional dos pilotos da Força Aérea. Essa é uma das nossas atribuições e é por isso que a gente tem que fazer isso. O "grande susto" que tomei, foi quando me dei conta do que eu ia precisar ser capaz de fazer nos primeiros voos de treinamento. A minha primeira sensação era de que não teria condições de fazer aquilo. Esse foi o meu grande susto. Falei, eu não vou conseguir. Mas aí, óbvio, a gente tem uma equipe ali que cuida de todos os detalhes da nossa formação, da nossa preparação. Isso envolve também uma preparação psicológica e com muito treinamento, com preparação, com repetição. Com preparo, a gente consegue chegar lá. Esse foi o meu único e grande susto. Durante as manobras, graças a Deus, sempre fiz tudo dentro da total segurança.

F5 News - Como será para você, um aracajuano, poder se apresentar na sua cidade natal? O que o público de Aracaju pode esperar da esquadrilha durante esta apresentação?

Cap. André Bezerra - Para mim, demonstrar com a Esquadrilha da Fumaça na minha cidade natal é uma emoção até difícil de traduzir em palavras, porque Aracaju foi onde o meu sonho nasceu. Eu morava na Farolândia e ia de bicicleta para o aeroporto ver os três aviões que pousavam diariamente na época. Ia até lá só para ver o pouso e a decolagem. Então, estar de volta na minha cidade natal, com o sonho realizado, e levando esse sonho para outras pessoas, para crianças e fazer sonhos nascerem como o meu nasceu, trazer um pouco de sorriso, de alegria para esse povo. Um povo que já é tão festeiro, tão feliz. Para mim é indescritível. Falta uma semana, mas já estou muito ansioso para esse dia. Com certeza vai ser uma festa muito bonita e vai ser uma alegria muito grande pra mim, como aracajuano e como sergipano. Estou muito feliz, muito orgulhoso e muito ansioso também.

FAROL DE NOTÍCIAS - Esquadrilha da Fumaça deu o ar da graça no céu de ST


Manu Silva | Publicada em 09/03/2024 14:03

Neste sábado (9) a redação do Farol de Notícias recebeu um bom dia diferente com o Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira em Serra Talhada. A equipe de reportagem flagrou o momento que os aviões passaram pelo Centro da cidade.

A equipe comandada pelo Major Bittencourt deverá se apresentar a partir das 16h no Parque dos Ipês, no bairro Ipsep.