NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


CNN BRASIL


FAB vai investigar queda de helicóptero em SP

Apuração será conduzida pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em São Paulo

Por Teo Cury | Publicada em 12/01/2024 17:10

A Força Aérea Brasileira (FAB) investigará a queda do helicóptero desaparecido desde o dia 31 de dezembro e foi encontrado nesta sexta-feira (12) em Paraibuna (SP). A Polícia Militar confirmou a morte de três passageiros e do piloto.

A apuração será conduzida pelo Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, localizado em São Paulo. Segundo a FAB, a conclusão terá o menor prazo possível, a depender da complexidade do caso.

A investigação tem o objetivo de prevenir novos acidentes. Os investigadores da FAB vão reunir e analisar as informações coletadas e identificar os fatores que contribuíram para a queda. A conclusão embasará a formulação de recomendações sobre segurança de voos, sejam militares ou civis.

O trabalho da FAB, no entanto, não aponta culpados e não tem implicações judiciais. Isso fica a cargo das autoridades policiais. A apuração de acidente aeronáutico é um procedimento paralelo e independente com o intuito de prevenir novas ocorrências e melhorar a segurança de voo.

PORTAL AEROIN


DECEA completa 82 anos com dedicação e excelência no controle do espaço aéreo brasileiro


Por Juliano Gianotto | Publicada em 12/01/2024 14:04

Neste dia 12 de janeiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) celebra 82 anos de uma história repleta de desafios e de conquistas, reafirmando, ano após ano, sua posição de destaque no cenário da aviação mundial, mantendo elevados níveis de desempenho, reflexo da evolução dos projetos estratégicos implementados e coordenados pelos nossos subdepartamentos.

Ordenar, controlar e gerenciar todos os voos que cruzam nosso espaço aéreo é a missão da Força Aérea Brasileira (FAB), que a cumpre por meio do trabalho ininterrupto do DECEA, órgão central do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Trata-se de uma missão da mais alta complexidade, uma vez que a responsabilidade se estende por todo território nacional, indo além, ao cobrir uma porção significativa do espaço aéreo sobre o oceano Atlântico, região movimentada pelos voos internacionais que conectam nosso país à Europa e à África. São 22 milhões de km2 cobertos por radares, auxílios e equipamentos de comunicação via satélite, cuja performance alcança a excelência por contar com profissionais plenamente capacitados que dedicam suas vidas ao cumprimento da missão.

Atuando 24 horas por dia, sete dias por semana, 365 dias por ano, nas regiões mais movimentadas e nas mais remotas, o DECEA reestrutura o espaço aéreo para atender às crescentes demandas da sociedade e abraça a realidade do futuro, cujas perspectivas impulsionam o desenvolvimento de novas tecnologias de ponta e desafiam a pensar soluções para cenários que antes circulavam na esfera da ficção, como as aeronaves não tripuladas e remotamente pilotadas.

A sensação é de profundo orgulho. “Agradeço a todos pela dedicação, comprometimento e pelos serviços prestados, muitas vezes de forma anônima, mas imprescindível para o cumprimento de nossa missão. Cada integrante do DECEA pode se orgulhar e ter a certeza de que nosso trabalho tem sido realizado com excelência”, ressalta o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Informações do DECEA

PORTAL CAVOK


BRASIL: Militar da Marinha conclui Curso de Liderança de Esquadrilha de Caça na FAB

Cerimônia ocorreu no auditório do Esquadrão Escorpião, unidade de caça responsável pela defesa aérea no extremo norte do país.

Por Fernando Valduga | Publicada em 12/01/2024 07:56

Um dos cursos mais importantes da Aviação de Caça brasileira, o Curso de Formação de Líder de Esquadrilha de Caça (CFLEC) da Força Aérea Brasileira (FAB) teve como concluinte o Capitão-Tenente Diego Vandré Barros Araujo, Oficial da Marinha do Brasil, demonstrando a parceria histórica existente entre as Forças Armadas. A cerimônia ocorreu no dia 18/12, no auditório do Primeiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação (1º/3º GAV) – Esquadrão Escorpião, na Base Aérea de Boa Vista (BABV). Durante a cerimônia, o Capitão-Tenente Vandré expressou sua gratidão. “É muito bom ver todo esforço e suor sendo recompensados com essa elevação operacional. Eu agradeço à Marinha do Brasil pela oportunidade de participar desse intercâmbio.

Além disso, também agradeço ao Esquadrão Escorpião por não medir esforços em me proporcionar a melhor instrução possível, além de ter me recebido tão bem.”, afirmou. O distintivo de condição especial, entregue na solenidade, representa a conclusão de dois anos de curso. O CFLEC abrange desde a formação básica do líder de esquadrilha, por meio dos princípios de liderança em voos em formação de duas ou quatro aeronaves, até voos técnicos, como missões de ataque, combate aéreo, apoio aéreo aproximado e reconhecimento armado, além de ouras fases, que podem ser realizadas por meio de voos diurnos e noturnos. O Comandante do Esquadrão Escorpião, Tenente-Coronel Aviador Antonio Augusto Silva Ramalho, expressou satisfação ao comentar sobre a formação bem-sucedida do piloto da Marinha do Brasil.

“Este é um momento significativo para o 1°/3°GAV. A colaboração entre as Forças é essencial no cenário dos conflitos atuais e ver um oficial da Marinha do Brasil concluindo com êxito um curso tradicional da FAB é um testemunho do nosso fortalecimento mútuo. Isso reflete nosso compromisso com a excelência e com a capacidade conjunta das nossas instituições. Juntos somos mais fortes, ou melhor, juntos somos imbatíveis,” destacou. Ao retornar à Marinha, o Capitão-Tenente Vandré estará pronto para aplicar seus conhecimentos, atitudes e habilidades recém-adquiridas, liderando missões com até quatro aeronaves. O militar emerge como um exemplo inspirador dessa colaboração frutífera entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira.

Parceria histórica

A conclusão no curso de Aviação de Caça brasileira não apenas destaca a dedicação do Capitão-Tenente Vandré, mas também simboliza a valorosa reciprocidade entre a Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira ao longo da história. Em janeiro de 1941, a Marinha, diante dos crescentes conflitos na Europa, teve sua Aviação Naval transferida para o Ministério da Aeronáutica. Com as Aviações Militares (Exército Brasileiro e Naval) extintas, seus efetivos pessoais e equipamentos foram transferidos para a recém-formada Força Aérea Brasileira. Assim, hoje é possível ver reverberar essa cooperação, com a FAB formando pilotos de caça da Marinha do Brasil.