NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


DECEA mostra como funciona o serviço de radiossondagem realizado pelo DTCEA Galeão


Juliano Gianotto | Publicada em 12/03/2024 11:43

Diariamente, duas vezes ao dia, a rotina no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL) está comprometida com a coleta e processamento de dados meteorológicos. A unidade é a única no Rio de Janeiro que possui uma Estação Meteorológica de Altitude (EMA) responsável por reunir dados de temperatura, umidade e pressão através do processo de radiossondagem.

Os dados são gerados por meio do lançamento automático de um balão meteorológico, que possui uma radiossonda acoplada que contém os sensores e o transmissor, capaz de fornecer os sinais necessários para obter informações desde a superfície até níveis superiores da atmosfera. Também é possível coletar os valores de direção e de velocidade do vento nos diversos níveis da atmosfera, a partir do posicionamento do balão em função do tempo e das coordenadas vertical e horizontal.

“O processo de sondagem dura em torno de uma hora e vinte minutos até a explosão automática do balão. Essa coleta de dados permite maior disponibilidade de informações meteorológicas que serão compartilhadas com a aviação geral”, explica o operador da EMA do Galeão, Suboficial Especialista em Meteorologia Valmir Ventura.

A atividade não representa risco para as aeronaves em voo, conforme explica o Comandante do DTCEA-GL, Major Aviador Douglas Luna Lopes da Costa. “Os operadores da EMA informam ao órgão local de tráfego aéreo a hora de lançamento do balão, com antecedência mínima de trinta minutos; o momento em que o balão se rompe; a cor do balão; e outras informações julgadas úteis à segurança da navegação aérea”, esclarece o Oficial.

Os balões podem atingir a altura de 10.000 a 15.000 metros e se deslocar até 300 km do local de lançamento, de acordo com a velocidade do vento e direção. O monitoramento é realizado pelo Sistema de Processamento em solo e acompanhado pelo operador da EMA.

Após a conclusão do procedimento, as informações obtidas pela sondagem são a principal fonte para a previsão de ventos e de temperatura em altitude, turbulência, formação de nuvens, formação de gelo em aeronaves, dentre outros dados meteorológicos.

 

 

 

 

 

 

Com a presença de diversas aéreas nacionais e internacionais, DECEA promove worshop DASA 2024


Juliano Gianotto | Publicada em 12/03/2024

No período de 04 a 08 de março de 2024, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), localizada em São Paulo, sediou o Workshop sobre a ferramenta Digital Airspace System Analysis (DASA), uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Essa ferramenta visa aprimorar a gestão do espaço aéreo, otimizar a análise de seu uso e centralizar informações e funcionalidades para os órgãos do DECEA e usuários do Espaço Aéreo Brasileiro.

O objetivo central do Workshop é promover a divulgação do sistema para os usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e estabelecê-lo como meio oficial para solicitações de Rotas Preferidas dos Usuários (UPR). Estas rotas dinâmicas, mais econômicas e diretas, teve seu processo de solicitação apresentado durante o evento, visando a efetiva implementação do sistema, que se tornará o único meio para tal a partir de 01 de abril de 2024.

O uso do sistema será integrado de modo a não conflitar com as Rotas Preferenciais (PREF), que são de caráter obrigatório, bem como facilitar o planejamento dos voos, conciliando as rotas UPR com as Rotas Diretas (ou Rotas DCT), implementadas em grande parte do espaço aéreo superior brasileiro.

“O Workshop serviu como uma atualização, reforçando o que já foi solicitado anteriormente com algumas melhorias. O sistema tem trazido resultados positivos, sendo mais fácil, intuitivo e preciso”, declarou Luciano Eduardo Pereira, Analista Planejador Despachante Operacional de Voo (DOV) da GOL Linhas Aéreas.

O encontro contou com a presença de representantes das empresas nacionais LATAM, Azul e Gol, além de representantes de companhias internacionais como Delta Air Lines, Air Canadá, KLM, FedEair x, Jet Blue e United Airlines.

O Engenheiro de Operações da LATAM, Luís Alberto Coraza, ressaltou o Workshop DASA como um grande benefício para a empresa, permitindo visualizar cenários futuros, plotar rotas e facilitar análises, agilizando a solicitação de novas rotas e a consideração de cenários futuros.

“O evento proporcionou um espaço para as companhias aéreas discutirem com o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) suas necessidades reais, dificuldades e sugestões de melhorias. Em suma, ouve uma troca de informações e aprimoramento do sistema, fortalecendo a colaboração entre as empresas aéreas e os órgãos responsáveis pelo controle do espaço aéreo”, afirmou o Engenheiro da Latam.

OUTRAS MÍDIAS


PREFEITURA DE ARACAJU - Aracaju 169 anos: órgãos realizam planejamento logístico para a apresentação da Esquadrilha da Fumaça


Da Redação | Publicada em 12/03/2024 16:40

Na manhã desta terça-feira,12, ocorreu a reunião de alinhamento logístico e operacional para receber o público que irá prestigiar a Esquadrilha da Fumaça, no próximo domingo, 17, às 15h30, na Orla da Atalaia. A ação é realizada através da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, Governo de Sergipe e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), como parte da programação alusiva aos 169 anos da capital.

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira fará demonstrações aéreas na Orla da Atalaia, a partir das 15h30. Para garantir a segurança e assistência à população na área do evento, os órgãos dialogam sobre as estratégias a serem desenvolvidas de maneira coordenada.

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, há expectativa de que cerca de 100 mil pessoas passem pela região da Atalaia para acompanhar a apresentação. "A Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado apoiam essa apresentação da Esquadrilha da Fumaça, concedendo todo o suporte logístico e técnico, para que tenhamos um evento tranquilo, com conforto e segurança para o público", frisou o secretário.

O vice-presidente do Sistema Fecomércio em Sergipe, Alex Garcez, ressalta que os órgãos articularam nessa reunião, os planos de atuação a serem executados durante o evento. "Os órgãos atuam conjuntamente, justamente para fazer um trabalho de contenção, um trabalho de equipe, para que, no dia 17, às 15h30, a população possa estar bem assistida para ocupar todo o complexo da Orla da Atalaia", considerou.

Estiveram representados na reunião promovida da sede da Fecomércio/SE, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), com a Defesa Civil e a Guarda Municipal, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Polícia Civil, Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e demais órgãos envolvidos.