NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Em missão de alto impacto e solidariedade, Esquadrão Onça traz criança de 1 ano de La Paz ao Rio de Janeiro


Murilo Basseto | Publicada em 17/01/2024 15:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa nesta quarta-feira, 17 de janeiro, que o Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, sediado na Base Aérea de Campo Grande (BACG) cumpriu com êxito uma missão de alto impacto e solidariedade.

Trata-se de uma Evacuação Aeromédica (EVAM) que trouxe uma criança da cidade de La Paz, na Bolívia, até o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro (RJ). A operação foi necessária devido à urgência de cuidados médicos, incluindo uma cirurgia cardíaca vital para a criança de 1 ano de idade.

Logo de início, a missão enfrentou grandes desafios, uma vez que os pilotos tiveram que superar as adversidades do mais alto aeroporto da América do Sul e o quinto mais alto do mundo, o Aeroporto Internacional de El Alto, na capital da Bolívia, exigindo uma operação restrita de pouso e decolagem.

Com uma tripulação composta por seis militares do Esquadrão Onça e cinco membros da equipe médica do Grupo de Saúde de Campo Grande (GSAU-CG) e do Hospital Central da Aeronáutica (HCA), uma UTI foi montada a bordo da aeronave empregada na missão, o SC-105 Amazonas, para garantir o transporte seguro e adequado da criança até o Rio de Janeiro.

O Comandante do avião, Capitão Aviador Vitor Graeff Pilotto, falou sobre a responsabilidade de transportar pacientes em condições delicadas, aliada à destreza necessária para operar em um aeródromo de condições especiais, o que proporcionou um profundo orgulho para toda a tripulação.

“Foi possível ver nos olhos do pequeno paciente e seus familiares o retrato da esperança que podemos proporcionar a eles, verdadeiramente gratificante. Estaremos sempre prontos onde o Brasil precisar. Lançar Suprir Resgatar! Onça!”, exclamou.

Além disso, às vésperas do voo, a Chefe de Gabinete da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), Brigadeiro Médica Ericka Rabello Galhardi, visitou a aeronave equipada, o que, segundo a FAB, demonstra o compromisso e a atenção da alta gestão da saúde da Aeronáutica na missão humanitária.

A missão contou com apoio crucial do GSAU-CG e da coordenação do HCA. O auxílio do Adido Aeronáutico na Bolívia, Coronel Aviador Marcos Afonso De Carvalho Quintella, e do Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fabio Ferreira Silva, foi essencial para o sucesso dessa operação humanitária, ressalta a Força Aérea.

A Major Médica do HCA, Ana Maria Da Trindade Castello Branco, relatou que essa missão ilustra sobremaneira o espírito de cooperação entre as Organizações Militares da FAB.

“Mesmo com o desafio de 12 horas com o paciente a bordo, foi extremamente gratificante participar dessa enorme mobilização, que envolveu um trabalho conjunto entre a equipe médica boliviana que atendeu o paciente na internação, adidos militares na Bolívia, UTI Aérea Brasília, GSAU-CG, Esquadrão Onça e HCA”, concluiu.

OUTRAS MÍDIAS


TELE SÍNTESE - Acordo formaliza criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia

Há expectativa de atuação nas áreas de cibersegurança e inteligência artificial, entre outros segmentos. Governo espera iniciar operações em 2025.

Da Redação | Publicada em 17/01/2024 17:00

O Ministério da Defesa e o governo da Bahia anunciaram nesta quarta-feira, 17, um acordo que formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, com a previsão de parcerias com empresas da indústria aeroespacial e projetos de nanosatélites. O início das operações está previsto para 2025.

O acordo é firmado entre o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) e o Poder Público. A assinatura está prevista para esta quinta-feira, 18, com a presença do presidente Lula.

O parque aeroespacial é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado em outubro do ano passado. Desde então, um grupo de trabalho com representantes do Senai Cimatec, da Prefeitura de Salvador e Comando da Aeronáutica analisaram a viabilidade do projeto.

O detalhamento dos procedimentos a serem implementados no parque serão definidos em um plano a ser apresentado até maio deste ano.

De acordo com a Superintendência de Novos Negócios do Senai Cimatec, o parque deve desenvolver projetos nas seguintes áreas:

  • Sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo;
  • Sistemas de engenharia aeroespacial;
  • Sistemas de comunicação e navegação;
  • Inteligência Artificial e Computação Quântica;
  • Novas Tecnologias de energia e propulsão (SAF);
  • Tecnologias e materiais de manufatura avançada;
  • Cibersegurança aeroespacial;
  • Voo autônomo e mobilidade aérea avançada: Drones e VTOL;
  • Sensores e eletrônica especial; e
  • Sistemas de defesa e segurança.

Como parte da estratégia de desenvolvimento da área na região, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Salvador, André Juazeiro, afirmou que universidade federal da capital (UFBA) prepara um novo curso de engenharia aeroespacial para atrair e formar profissionais.

Para construção do espaço, que será construído na base aérea de Salvador, há expectativa de um investimento no valor de R$ 650 milhões ao longo de 15 anos.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Entre pousos e decolagens: a segurança nas Torres de Controle do Brasil


Da Redação | Publicada em 17/01/2024 18:00

O Brasil possui uma rede extensa de aeroportos, abrangendo desde grandes terminais internacionais até pequenas instalações locais. Toda essa quantidade de aeroportos serve como ponto crucial de entrada e saída para passageiros e cargas, contribuindo significativamente para a conectividade do país.

Responsável por coordenar as operações em solo e nos arredores dos aeródromos, a Torre de Controle de Aeródromo (também chamada de TWR – do inglês Tower) desempenha um papel fundamental na segurança, coordenação e eficiência das operações aéreas. Ao todo, no Brasil, 57 aeroportos possuem Torres de Controle operadas pela Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Eles estão entre os mais movimentados do País, como os aeroportos de Congonhas, em São Paulo; do Galeão/Tom Jobim, no Rio de Janeiro; e de Brasília/Juscelino Kubitschek, na Capital Federal.

“A Torre é responsável pelo controle das aeronaves nas fases de decolagem, pouso, táxi e estacionamento, incluindo voos nos circuitos de tráfego e o acesso de viaturas e pessoas nas pistas e nos pátios”, explica o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha.

As tarefas de uma Torre são organizadas em diferentes posições, com destaque para a Posição Solo, que gerencia a movimentação de aeronaves no pátio durante o táxi; e a Posição Controle Torre, responsável pelo espaço aéreo na vizinhança do aeroporto, sobretudo na coordenação e sequenciamento das aeronaves nas operações de pouso e decolagem.

Há ainda a Torre de Controle Digital (D-TWR), localizada na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Primeira experiência de torre remota no País, na D-TWR Santa Cruz, a visualização tradicional do controlador foi substituída pela visualização de um sistema de vigilância, composto por câmeras de alta resolução e monitores, que proporcionam aos controladores uma visão panorâmica do aeródromo e de sua vizinhança.

Comunicação com os pilotos

A comunicação entre a Torre de Controle e os pilotos é decisiva para garantir a segurança nos aeroporto de sua responsabilidade. Utilizando radiofrequências dedicadas, os controladores fornecem informações essenciais, como autorizações para decolagem e pouso, condições meteorológicas e instruções de tráfego, entre outras informações de segurança que se fizerem necessárias no trânsito das aeronaves pelo aeroporto, no pouso e na decolagem.

As autorizações de decolagem, pouso e taxiamento são concedidas com base em um conjunto abrangente de práticas e medidas que priorizam a segurança operacional. Procedimentos padronizados, sistemas automatizados e fraseologia única, para os quais pilotos e controladores foram treinados, contribuem para a eficácia dessa comunicação.

Os sistemas automatizados também auxiliam no monitoramento do tráfego aéreo. A incorporação de novas tecnologias de gerenciamento de tráfego aéreo, como o Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo (TATIC), o DCL (Autorização de Tráfego via Enlace de Dados) e o radar de solo, permitem otimizar as operações com segurança. Segundo o Brigadeiro Peçanha, essa sempre será a prioridade.

“O uso de tecnologia de ponta, a capacitação especializada, os procedimentos padronizados, as práticas rigorosas de comunicação e o monitoramento constante são pilares fundamentais que sustentam a nossa abordagem. Do mesmo modo, a colaboração com órgãos reguladores e as auditorias frequentes, bem como a análise contínua de indicadores e incidentes são parte integrante de nossos esforços para manter e aprimorar os mais altos padrões de segurança nas operações aeroportuárias. Estamos dedicados a garantir que o espaço aéreo brasileiro seja seguro e eficiente para todos os usuários”, afirmou o Oficial-General.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Escola de Especialistas de Aeronáutica recebe 335 novos alunos


Da Redação | Publicada em 17/01/2024 18:00

No dia 07/01, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), sediada em Guaratinguetá (SP), recebeu 335 novos alunos, que farão parte, a partir de agora, do efetivo do Corpo de Alunos desta Escola. Ao todo, 149 alunos serão matriculados no Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) e integrarão o Esquadrão Prata. Outros 186 jovens ingressarão no Curso de Formação de Sargentos (CFS) e juntos formarão o Esquadrão Amarelo.

O momento foi marcado com muita emoção, quando os novos alunos especialistas adentraram os portões sagrados do “Berço dos Especialistas”, com os olhos brilhando de alegria e carregando em suas bagagens esperança e sonhos. Dentre os alunos matriculados no CFS, o Esquadrão Amarelo também contará com dois alunos estrangeiros, oriundos do Peru.

“Eu venho de uma família humilde, então para mim, entrar para Escola de Especialistas de Aeronáutica, além de um sonho, é uma oportunidade de vida. Espero ter muita força e resiliência para não desistir. Vou lembrar de Deus e da minha família nos momentos mais difíceis que certamente virão”, comentou o candidato Gabriel Alexandre de Miranda Pereira, de 19 anos, natural de Campo Grande (MS).

O CFS é ministrado em regime de internato e tem a duração de quatro semestres letivos. Já o EAGS tem duração aproximada de 1 (um) ano. Os dois cursos têm como finalidade formar Sargentos Especialistas para o Comando da Aeronáutica, abrangendo instruções nos Campos Geral, Militar e Técnico-Especializado.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues, realizou uma palestra aos pais dos novos alunos, quando ressaltou que a Força Aérea Brasileira conta muito com seus futuros sargentos especialistas. “Esses jovens, durante o curso, terão reforçados os valores éticos e morais, tais como aqueles consagrados no código de honra do aluno especialista: disciplina, amor e coragem”, enfatizou.

Em seguida, ao dirigir suas palavras aos novos alunos, o Brigadeiro Mioni ressaltou: “Prezados alunos e alunas, nunca deixem qualquer obstáculo impedir de alcançarem suas conquistas, destacou o Oficial-General.

A partir deste momento, o Código de Honra do Aluno Especialista, “Disciplina, Amor e Coragem”, será o lema que norteará o caminho dos novos futuros sargentos da Força Aérea Brasileira.

PORTAL IN - Presidente da FIEC apresenta ações do Observatório da Indústria a grupo da FAB


Marcelo | Publicada em 17/01/2024 20:02

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu, juntamente com o diretor Geral do Senai Nacional, Gustavo Leal, e o diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes, o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Força Aérea Brasileira; o tenente-brigadeiro Walcyr Josué de Castilho Araújo, da Chefia de Assuntos Estratégicos do Estado Maior da FAB; o major-brigadeiro Mauro Bellintani, vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o brigadeiro intendente Antenor José Santos Margotto, subdiretor de Contratos e Convênios. O tenente-brigadeiro Walcyr Araújo iniciou o encontro apresentando o projeto do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na capital cearense. O centro de ensino ficará no terreno da antiga Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia.

Durante o encontro, o presidente da FIEC ressaltou as notáveis potencialidades do Ceará no setor de energias renováveis. Destacando os avanços significativos nas áreas de energia solar e eólica, enfatizando o compromisso do estado em se consolidar como uma referência nesse cenário, especialmente diante dos progressos notáveis no desenvolvimento do Hidrogênio Verde (H²V). Além disso, Cavalcante apresentou o Observatório da Indústria e suas soluções em inteligência competitiva, além das Estratégias de Transformação Digital do Sistema FIEC. Durante a apresentação, destacou a importância do espaço como uma ferramenta valiosa para fornecer insights e análises relevantes para a indústria e a sociedade em geral.

Estratégias

Já as Estratégias de Transformação Digital do Sistema FIEC foram abordadas, evidenciando o compromisso da instituição em se adaptar e liderar inovações tecnológicas que impulsionam a indústria para frente. “Nossa intenção é colaborar de maneira conjunta para aprimorar ainda mais a educação no Brasil. Estamos prontos para contribuir ativamente nesse importante projeto de implementação do ITA aqui no Ceará, visando fortalecer o cenário educacional e tecnológico em benefício de toda a sociedade”, afirma Ricardo Cavalcante.

O tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno agradeceu a recepção de todos e afirmou que recebeu informações importantíssimas do presidente Ricardo durante a apresentação do Observatório. “Algumas das ações realizadas têm uma forte conexão com o que realizamos. Estamos entusiasmados e temos grandes expectativas para a implementação de iniciativas relacionadas à indústria nos Campi, lideradas pela FIEC com o suporte da CNI. Assim, estamos consolidando uma tríplice aliança, representada pelo governo estadual e federal, a academia e a FIEC, acreditando que esta colaboração resultará em avanços significativos para o nosso País”, completou.

Já o diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson Gomes, finalizou o encontro ratificando que a FIEC tem muito para contribuir com o ITA e que o trabalho que está sendo realizado na educação do Ceará é fortíssimo. A comitiva também foi recepcionado pelo 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o vice-presidente da FIEC, André Montenegro; o presidente do Sindienergia-CE, Luís Carlos Queiroz; o superintendente do Sesi Ceará e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; a superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; o superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; a gerente da área Jurídica da FIEC, Natali Camarão; o coordenador do Núcleo de Energia, Constantino Frate; o consultor em Energia da FIEC, Jurandir Picanço, e o gerente do Observatório do Indústria, Guilherme Muchale.