NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


TV GLOBO - FANTÁSTICO


Dengue: médico Drauzio Varella esclarece sintomas, cuidados e sinais de alerta da doença

Brasil já registra mais de 500 mil casos de dengue até fevereiro de 2024. O Ministério da Saúde estima que até o fim do ano podemos chegar a 4,2 milhões de casos - o que seria um recorde histórico.

Redação | Publicada em 18/02/2024 21:03

O Brasil já registra mais de 500 mil casos de dengue até fevereiro deste ano. O Ministério da Saúde estima que até o fim do ano podemos chegar a 4,2 milhões de casos - o que seria um recorde histórico.

O doutor Drauzio Varella foi ao Hospital de Campanha de Brasília para conversar com pacientes, explicar como a doença age no corpo e quais são os sintomas que exigem atendimento imediato. Veja no vídeo acima.

Quando a dengue começa, a pessoa ainda não tem como avaliar a gravidade da doença. É muito importante procurar a unidade básica de saúde - a UBS mais próxima.

"Dor na barriga de forte intensidade, vômitos que não cessam. Eu estou me hidratando bastante, mas eu estou fazendo um pouco xixi, sangramento pelas fezes ou pelo vômito”, diz infectologista, Luana Araújo sobre os sintomas da doença.

Trabalho incansável no hospital de campanha no DF

No hospital de campanha, o atendimento é dia e noite. A unidade em Ceilândia, cidade satélite de Brasília, foi construída em 24 horas pela Força Aérea Brasileira. Desde então, ele tem atendido, em média, 1,4 mil pessoas por dia. Das quais, apenas cerca de 20 são encaminhadas para outros centros hospitalares.

“Eles conseguem resolver aqui 98% dos casos. Você já imaginou se 1,4 mil pessoas tivessem que procurar atendimento nos hospitais da região? Ia ser o caos na saúde, não?”, relata Drauzio.

A dengue pelo país

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, o Distrito Federal tem a maior incidência de casos prováveis de dengue no Brasil. Seguido pelos estados de Minas Gerais, Acre, Paraná e Goiás. Este ano, já são 94 mortes em todo o país.

Um gráfico mostra como a situação se agravou já nas primeiras semanas do ano (veja abaixo). A cor amarela representa os casos registrados ao longo de todo ano passado. A vermelha é de 2024.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a previsão é de um pico acentuado nos próximos meses.

"É possível que tenhamos aí um pico no mês de março acentuado. Essa é uma projeção. Daí é fundamental esses cuidados. Se há uma coisa fundamental nesse momento que já sabemos, após mais de 40 anos de epidemias de dengue, é que as mortes são evitáveis com abordagem clínica correta”.

Hidratação: Chave no Tratamento da Dengue

A médica infectologista Luana Araújo destaca a importância da hidratação no tratamento da dengue.

“A hidratação é o que salva a vida na dengue. A dengue, quando ela chega em um quadro mais grave, os nossos vasos sanguíneos ficam todos esburacadinhos e aí sai líquido de dentro desse vaso sanguíneo e o sangue perde a capacidade de levar nutrientes para onde precisa. Na dengue leve, a hidratação é importante porque a pessoa está com febre, a febre desidratada, ela ajuda a pessoa a se sentir ainda mais fraca. Então, a hidratação já ajuda nisso, ela já é fundamental”, ressalta.

Sorotipos

Erick segue para hidratação no hospital em Ceilândia, que é feita na veia. Os resultados dos exames de sangue do Erick levantaram um alerta.

"Na verdade, o que que acontece é existe uma quantidade mínima de plaquetas que a gente tem que ter no nosso organismo pra gente evitar o sangramento. A quantidade sua está limítrofe, por isso que sangrou teu nariz hoje pela manhã. Então agora, nesse momento, tem a indicação da internação", explica a médica da FAB tenente Maiara Kroetz Boufleur.

Esta é a segunda vez que Erick tem dengue. A primeira foi em 2023. A dengue tem 4 sorotipos, portanto, você pode ter 4 vezes dengue na vida.

"Isso é uma informação importante, porque se você teve dengue por um desses sorotipos, ela não vai te proteger, você não vai ter imunidade contra os outros", explica a médica infectologista.

Vacinação: avanços e desafios

Pela primeira vez, o SUS oferece uma vacina contra a dengue. Mas ainda para apenas uma faixa etária da população.
“Para a faixa etária de 10 a 14 anos. Porque depois do grupo de idosos é a faixa em que se apresenta maior hospitalização. Em relação à população idosa, dificilmente se faz a pesquisa clínica com os grupos de idosos e isso é feito posteriormente. A vacina neste momento é a nossa esperança. Mas não vai ter um impacto para os surtos epidêmicos que estão acontecendo neste momento. É uma vacina com intervalo de 3 meses, e que se considera que a pessoa está protegida após cerca de 15 a 30 dias da segunda dose", afirma a ministra da Saúde.

Cuidados e prevenção

A médica infectologista Luana Araújo ainda destaca a importância de insistir nos cuidados e na prevenção.
"A gente tem substâncias que são repelentes. Tem muita gente que não usa repelente, por exemplo, dizendo: 'Ah, eu já estou com dengue e não preciso mais usar porque já peguei'. Mas a pessoa que está doente, com ou sem sintoma, ela funciona como um repasto para esse mosquito. Ele vai lá, vai sugar esse sangue que tem o vírus da dengue e vai passar para outra pessoa. Então esse cuidado, ele é igual para todo o mundo", afirma.

PORTAL METROPÓLES (DF)


Dengue: Hospital de Campanha do DF já realizou 16 mil procedimentos

Hospital de Campanha, montado pela FAB para o combate à dengue no Distrito Federal, tem 60 leitos para atender pacientes 24 horas por dia

Jonatas Martins | Publicada em 18/02/2024 10:37

O Hospital de Campanha (HCamp) do Distrito Federal, montado pela Força Aérea Brasileira (FAB) para o combate à dengue na região, já realizou mais de 16 mil procedimentos desde que foi inaugurado. O balanço foi divulgado na manhã deste domingo (18/2) e contabiliza 2.907 atendimentos na clínica médica; 544 na pediatria e o encaminhamento de outras 159 pessoas para a emergência do HCamp.

Além disso, 40 casos de dengue foram confirmados no local e 91 pacientes precisaram ser transferidos para outras unidades médicas. A estrutura do hospital, levantada ao lado da UPA 1 de Ceilândia, no setor P Norte, conta com 60 leitos para atender pacientes 24 horas por dia. O HCamp foi inaugurado no dia 5 de fevereiro.

Ao todo, 29 militares profissionais de saúde atuam na unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório. Com a estimativa inicial de atender 600 pessoas por dia, a estrutura é modular, com sete células onde funcionam áreas para acolhimento, consultas e laboratório, entre outras.

Dengue no DF

De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado na última quarta-feira (14/2) pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), havia 23 mortes por dengue confirmadas no DF neste ano. Outras 66 suspeitas estavam sob investigação.

Das 23 vítimas da doença na capital federal, neste ano, 13 são homens e 10, mulheres. A maior incidência ocorre entre pessoas com 80 anos ou mais – grupo que teve cinco mortes confirmadas (21,7% do total).

DEFESA EM FOCO


Oportunidade Única: FAB Anuncia 207 Vagas para Oficiais em Diversas Especialidades

A Força Aérea Brasileira abre inscrições para Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, Engenheiros e Capelães, marcando uma grande oportunidade para profissionais almejarem uma carreira militar de prestígio

Marcelo Barros, Com Informações Da Fab | Publicada em 18/02/2024 11:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) anuncia a abertura de 207 vagas em cinco áreas de especialização, englobando 41 profissões de nível superior, através dos Cursos de Adaptação de Médicos (CAMAR), Dentistas (CADAR), Farmacêuticos (CAFAR), Oficiais Engenheiros (EAOEAR), e de Instrução e Adaptação para Capelães (EIAC) da Aeronáutica para o ano de 2025. Esta iniciativa representa uma rara e valiosa chance para profissionais de saúde, engenharia e religião integrarem as fileiras da FAB, contribuindo com suas habilidades e conhecimentos em um ambiente desafiador e enriquecedor.

Detalhes do Processo Seletivo

As inscrições estão abertas do dia 08 de fevereiro até o dia 11 de março de 2024, realizadas exclusivamente pelo site oficial da FAB, com uma taxa de inscrição estabelecida em R$ 150,00. Os exames escritos estão programados para o dia 16 de junho de 2024, marcando a primeira etapa de um processo seletivo rigoroso que visa selecionar os melhores candidatos para servir no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG).

Critérios de Elegibilidade

Candidatos interessados nas vagas de Médicos, Dentistas, Engenheiros e Farmacêuticos não devem completar 36 anos até 31 de dezembro de 2025. Para os candidatos ao Estágio de Instrução e Adaptação para Capelães, a idade permitida varia entre 30 e 40 anos até a mesma data. Esses critérios visam assegurar que os profissionais selecionados possam atender às exigências físicas e intelectuais dos cargos, além de contribuir com experiência e maturidade para as missões da FAB.

Uma Carreira de Prestígio na Defesa Nacional

Além de representar uma oportunidade de carreira única no serviço público, a integração na FAB oferece aos profissionais uma chance de desenvolvimento pessoal e profissional incomparável. Servir na Força Aérea não apenas permite a aplicação prática de conhecimentos técnicos e especializados em prol da defesa nacional, mas também promove um sentido de camaradagem, disciplina e honra.

 

 

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO PARÁ - 196 vagas: Aeronáutica inscreve para sargento a partir de terça


Redação | Publicada em 18/02/2024 11:37

Começa na próxima terça-feira (20) o prazo para inscrições ao concurso da Aeronáutica para o exame de admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o primeiro semestre do ano de 2025. A seleção preencherá 169 vagas para candidatos de ambos os sexos – 135 para ampla concorrência e 34 reservadas aos negros.

O CFS é ministrado sob regime de internato militar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, e tem duração aproximada de dois anos. Serão abrangidos no curso instruções nos campos geral, militar e técnico-especializado.

Para disputar uma das ofertas, o candidato deve ter escolaridade mínima de ensino médio completo e idade entre 17 e 25 anos, até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFS 1/2025. A remuneração do terceiro-sargento é de R$ 3.825. Veja, abaixo, a distribuição das vagas por especialidades: BEV – Equipamentos de Voo (8); BMA – Mecânica de Aeronaves (60); BMB – Material Bélico (19); SAI – Informações Aeronáuticas (12); SGS – Guarda e Segurança (20); e BCT – Controle de Tráfego Aéreo (50).

Inscrição

As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 20 de fevereiro às 15h de 12 de março de 2024. O formulário estará disponível no site da Escola de Especialistas de Aeronáutica – EEAR (https://ingresso.eear.fab.mil.br).

Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 95, e efetuar o seu pagamento até a data limite de 19 de março, observado o horário de funcionamento do banco.

Etapas

O concurso da Aeronáutica será constituído das seguintes fases: prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório; inspeção de saúde, de caráter eliminatório; exame de aptidão psicológica, de caráter eliminatório; teste de avaliação do condicionamento físico, de caráter eliminatório; e validação documental, de caráter eliminatório.

A prova escrita será composta por questões objetivas de múltipla escolha, que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física. Ela será aplicada na data prevista de 2 de junho de 2024, nos seguintes municípios: Belém/PA; Recife/PE; Natal/RN; Rio de Janeiro/RJ; Manaus/AM; entre outras.