NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROFLAP


Novo caça F-39 Gripen da FAB no ‘Portões Abertos da Base Aérea de Belém’ – 2024


Da Redação | Publicada em 18/03/2024 11:33

O caça Saab F-39E Gripen FAB 4100 estará presente no evento “Portões Abertos da Base Aérea de Belém” – 2024, no próximo domingo (24/3).

O F-39E será pela primeira vez apresentado ao público com mísseis IRIS-T nas pontas das asas. O avião, que voou de Gavião Peixoto (SP) para Belém (PA) direto, está na configuração de traslado, com dois tanques externos subalares.

VÍDEO: F-39E Gripen na Base Aérea de Belém

FAB: Esquadrão Pampa atinge as 100 mil horas de voo com o F-5


Gabriel Centeno | Publicada em 18/03/2024 23:28

Na mesma semana em que completa 77 anos, o 1º Esquadrão do 14º Grupo de Aviação, o Esquadrão Pampa, atingiu uma importante e histórica marca: 100 mil horas de voo com os caças F-5 Tiger II. O marco, alcançado nesta segunda-feira (18) foi celebrado pela unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) na sua sede, a Base Aérea de Canoas (RS). 

Para comemorar, o ‘Catorze’ fez um voo especial com cinco caças F-5. Liderando a formação, o F-5FM de dois assentos era tripulado pelo comandante do esquadrão, Tenente-Coronel André Navarro de Lima, que dividiu a nacele com o comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro Vincent Dang. Segundo a força aérea, as 100 mil horas de F-5 do Pampa é uma evidência do compromisso e da dedicação do efetivo da unidade a serviço do Brasil.

“Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, celebrou o Ten-Cel Navarro pelo rádio. 

Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo Comandante da base de Canoas, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; pelo efetivo do Esquadrão Pampa; por familiares; pela Banda de Música da BACO e por admiradores da aviação.

Durante a recepção, o Major-Brigadeiro do Ar Dang expressou sua alegria. “Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Tenente-Coronel Aviador Navarro por ter me concedido a oportunidade ímpar de, após vinte cinco anos do meu último voo de F-5, retornar ao cockpit deste caça fantástico. Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço. Ainda mais considerando essa situação especial, um feito histórico para o 1°/14° Grupo de Aviação, quando atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F-5, que deve ser dedicada a todos os integrantes desta Unidade Aérea, de ontem e de hoje, Oficiais, Graduados e Praças, os quais contribuíram para a consecução deste momento”, destacou o Major-Brigadeiro Dang.

Para registrar a marca, os comandantes do V COMAR, da base aérea e do Catorze descerraram o monumento das 100 mil horas de F-5, em frente ao hangar que abriga o esquadrão. A peça representa a mesma bolacha usada pelo comandante e oficial de operações do esquadrão. 

F-5 de Canoas

A história dos Tigres gaúchos começa em novembro de 1976, quando o Pampa recebeu seus 12 primeiros F-5E, aeronaves do 1º lote adquiridas novas de fábrica pela FAB. A partir daí, começa a contagem de horas de voo que atingiu o expressivo número hoje.

Em 1988 a Aeronáutica adquiriu um lote de caças F-5E/F usados da Força Aérea dos EUA. Todas as 26 aeronaves foram enviadas ao Pampa, que por muito tempo ficou voando os ex-aggressors, até o início dos trabalhos de modernização. O Pampa foi o esquadrão escolhido para implantar os ‘novos’ F-5, recebendo o primeiro avião atualizado em setembro de 2005.

A modernização deu uma enorme sobrevida ao pequeno caça norte-americano, que permanece atuando na proteção do espaço aéreo brasileiro. Hoje, é impossível falar de F-5 no Brasil sem mencionar o Esquadrão Pampa de Canoas!

OUTRAS MÍDIAS


AREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – Última semana de inscrições para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar


Agência Força Aérea | Publicada em 18/03/2024 18:13

As inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2025 começam no dia 05/03/2024 e terminam no dia 25/03/2024. Para se inscrever basta acessar o site: https://www.fab.mil.br/ingresso/, realizar a sua inscrição e pagar a taxa de R$ 80,00. As 130 vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 26 reservadas aos candidatos negros.

Para ser matriculado no curso, o candidato precisa cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas do Exame, não possuir menos de 14, nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2025 e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e validação documental.

 As provas escritas ocorrerão no dia 26/06/2024. Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), no dia 11/01/2025, para habilitação à matrícula no curso. Após a conclusão do curso com aproveitamento, previsto para 3 anos, o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Transmissão Ao Vivo - Para saber mais sobre a EPCAR, acompanhe a transmissão ao vivo no YouTube nesta quarta-feira (20/03) a partir das 20h. Durante a live, você vai saber mais sobre a preparação e a rotina dos Alunos, contadas por eles mesmos e pelo Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Marcelo José da Paz Junior.

Nascente do Poder Aéreo - A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma instituição militar de ensino médio que tem a missão de preparar os Alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). É o início da trajetória daqueles que desejam seguir a carreira de Aviadores na Força Aérea Brasileira.