NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


OUTRAS MÍDIAS


PORTAL CONEXÃO POLÍTICA- Brasil e Holanda renovam Memorando de Entendimento de Aviação Civil

Objetivo é aprofundar a cooperação na área de aviação civil com base na igualdade e no benefício mútuo.

Redação | Publicada em 19/01/2020 | Atualizado em 20/01/2020 05:55

O Governo do Brasil, através do Ministério da Infraestrutura, renovou, por mais cinco anos, o Memorando de Entendimento de Aviação Civil entre os dois países.

O objetivo do acordo é expandir e aprofundar a cooperação na área de aviação civil com base na igualdade e no benefício mútuo, contemplando iniciativas de planejamento, navegação aérea, treinamento, inovação, sustentabilidade, biocombustível, entre outros.

O Memorando de Entendimento trata de acordo de cooperação e de troca de informações firmados entre diversos países do mundo.

Atualmente, a Holanda é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na Europa.

Nos últimos 20 anos, a Holanda foi o segundo país que mais investiu no Brasil (Investimento Estrangeiro Direto – IED), sendo que, somente em 2018, foi o primeiro.

Em seu discurso, o ministro substituto, Marcelo Sampaio, afirmou que o Brasil tem muito a aprender com a expertise holandesa na aviação civil.

“Eles têm uma grande experiência no setor aeroportuário. É importante para nós estarmos próximos de países que saibam como fazer e que fazem com excelência”, destacou.

Para o ano de 2020, alguns eventos estão previstos no calendário Brasil-Holanda.

Serão apresentados os resultados do estudo “Survey on Business Opportunities of Brazilian Airports for Dutch Companies” e cerca de 10 empresas holandesas devem visitar o Brasil.

Além disso, a Embaixada da Holanda considera preparar uma visita do Ministro de Infraestrutura ao país, além de tratativas com o Port of Rotterdam e STC para treinamento/capacitação de servidores do MInfra.

PORTAL AEROFLAP- Com novos aviões, companhias aéreas reduziram em 50% as emissões de CO2 por passageiro desde 1990


Anne Flores | Publicada em 20/01/2020

A emissão de carbono das aeronaves que fazem o transporte aéreo de passageiros diminuiu pela metade desde 1990. Isso é de acordo com um relatório da International Air Transport Association (IATA), que mostra que as companhias aéreas estão se beneficiando da maior eficiência dos novos aviões.

A IATA afirma que grande parte da melhoria se deve na melhoria na eficiência de combustível. Segundo o ICCT, a queima média de combustível de novas aeronaves caiu 45% entre 1968 e 2014. Essa é uma redução anual no consumo de combustível de 1,3%. No entanto, essa melhoria não foi constante.

De fato, durante os anos 80 e início dos anos 90, a eficiência de combustível melhorou em média 2,6% a cada ano, enquanto nos anos 70 houve pouca ou nenhuma melhora.

Esse aumento na melhoria de eficiência é atribuído à adoção agressiva de novas tecnologias, juntamente com princípios de design de aeronaves mais eficientes. À medida que o maior progresso foi alcançado na década de 1980, essas novas aeronaves e tecnologias gradualmente se tornaram mais difundidas, lançando as bases para uma grande redução de CO2 na década de 90. Outro marco ocorreu em 2010, quando a eficiência de combustível começou a melhorar mais uma vez. A certificação e entrega à ANA do primeiro 787 Dreamliner do mundo em 2011 marcou uma mudança radical no design das aeronaves. As tecnologias aprimoradas de motores e o uso de materiais compósitos tornaram a aeronave mais eficiente nos céus, um título que manteve até a Airbus lançar o A350-900. No entanto, nenhum desses desenvolvimentos faria diferença se não fossem as companhias aéreas dispostas a investir na renovação da frota. O Relatório Ambiental da Aviação Europeia da Comissão Europeia 2019 mostra que, em geral, as companhias aéreas se esforçam para manter suas frotas com novas aeronaves.Na Europa, a idade média das aeronaves em todos os setores é de 10,8 anos. No setor de baixo custo, tem uma média de apenas 8 anos. A IATA diz que as companhias aéreas investiram mais de US$ 1 trilhão em novas aeronaves desde 2009.

Além de pilotar aeronaves mais eficientes, as companhias aéreas também voam com mais eficiência. Enquanto na década de 90 o modelo de transporte aéreo hub e spoke reinava supremo, hoje as redes são muito mais sobre o transporte ponto a ponto. Menos conexões significam menos decolagens e pousos, o que significa menos combustível queimado por viagem.

Finalmente, a maneira como essas companhias aéreas acomodam seus passageiros também melhorou, pelo menos da perspectiva do CO2. Os assentos das aeronaves encolheram, o espaço para as pernas diminuiu e as companhias aéreas estão abandonando as amplas suítes de primeira classe em favor de alternativas com eficiência de espaço. Embora isso possa não ser tão popular entre os passageiros, significa que mais pessoas são deslocadas a cada viagem, reduzindo assim o consumo de combustível associado.

Não para por aí

Apesar do claro progresso já realizado pelas companhias aéreas, a IATA não está pronta para dizer que é o suficiente. De fato, em 2009, a associação estabeleceu três objetivos distintos para reduzir as emissões de CO2 da aviação. Estes foram:

Melhorar a eficiência de combustível em uma média de 1,5% ao ano de 2009 a 2020;

Limitar as emissões líquidas de CO2 da aviação após 2020 e facilitar o crescimento neutro em carbono;

Atingir uma redução de 50% nas emissões de CO2 da aviação até 2050 em comparação com os níveis de 2005.

O primeiro desses objetivos já foi alcançado. A IATA afirma que, entre 2009 e este ano, a melhoria da eficiência de combustível do setor de aviação chega a uma média de 2,3%, cerca de 0,8% acima da meta.

O segundo é um pouco mais difícil de ser feito, mas algo que a IATA e a ICAO já adotaram medidas para alcançar. O CORSIA, um esquema internacional de compensação de carbono para a aviação, iniciou sua lenta implantação e deve ser complementado em um futuro próximo por uma adoção muito maior de combustíveis sustentáveis para a aviação. Reduzir as emissões de CO2 em 50% até 2050 será uma decisão difícil, mas não é impossível. O Diretor Geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, comentou sobre isso, dizendo:

“Reduzir pela metade as emissões por passageiro é uma conquista incrível da experiência técnica e uma inovação na indústria da aviação. Mas temos ambições ainda maiores. A partir de 2020, limitaremos as emissões líquidas. E até 2050, reduziremos as emissões para metade dos níveis de 2005. Atingir essas metas significa investimento contínuo em novas tecnologias, combustíveis sustentáveis e melhorias operacionais.”