NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


Aeronáutica abre 207 vagas para oficiais em concurso de nível superior; veja detalhes

São 205 destinadas a especialistas médicos e engenheiros; outros dois postos estão reservados à formação de capelães

Redação | Publicada em 19/02/2024 09:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) abriu cinco editais para admissão de 207 vagas para os cursos de nível superior ministrados pelo Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG), contemplando 41 profissões.

Somente já graduados podem participar, com exceção das duas vagas destinadas a capelães. Com o curso, o candidato se torna apto a prosseguir com a profissão na carreira militar.

O processo de inscrição está disponível desde 8 de fevereiro e vai até 11 de março —há uma taxa de R$ 150. Saiba mais aqui.

Os exames são para adaptação:

- de Médicos da Aeronáutica (CAMAR) — são 190 vagas. Interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Médicos (QOMed) da Aeronáutica;

- de Dentistas da Aeronáutica (CADAR) — são 3 vagas. Interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Dentistas (QODent) da Aeronáutica;

- de Farmacêuticos da Aeronáutica (CAFAR) — são 3 vagas. Interessados em ingressar no Oficiais Farmacêuticos (QOFarm) da Aeronáutica;

- aos Estágios de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) — são 9 vagas. Interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Aeronáutica;

- e Instrução de Capelães da Aeronáutica (EIAC) — são 2 vagas. Destinadas a cidadãos de ambos os sexos, voluntários e interessados em ingressar no Quadro de Oficiais Capelães (QOCapl) da Aeronáutica.

A cidadania brasileira nata também é exigida. Para participar dos exames de admissão de médicos, dentistas, engenheiros e farmacêuticos, os candidatos não podem completar 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2025.

Já na admissão ao estágio para capelães, candidatos devem ter entre 30 e 40 anos completados até o fim do ano.

Especialidades abarcadas no processo e cidades de atuação estão disponíveis nos "Anexos D" de cada edital.

PORTAL CAVOK


VÍDEO: Colaboração Real 5 – Episódio 2 – O treinamento dos pilotos da FAB na Suécia (Parte I)


Fernando Valduga | Publicada em 19/02/2024 12:30

A colaboração entre Brasil e Suécia ganhou mais um capítulo importante com a conclusão do treinamento dos pilotos da Força Aérea Brasileira que irão comandar o Gripen brasileiro. Confira no 2º episódio da série de vídeos, os detalhes da preparação realizada no Gripen Centre, na F7 Wing em Såtenäs, Suécia.

Os últimos quatro pilotos concluíram o Treinamento de Conversão Delta na Força Aérea Sueca, que incluiu aulas teóricas e práticas, além de voos em simulador.

A última turma de pilotos operacionais responsáveis pela implantação do F-39 Gripen no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu o Treinamento de Conversão Delta no Centro Gripen, localizado na a Ala F 7 em Såtenäs, na região oeste da Suécia.

O percurso, conduzido pelo Esquadrão Phoenix da Força Aérea Sueca, é dividido em duas etapas. O Treinamento de Conversão, com duração de 11 semanas e 50 voos por piloto, abrange a operação básica do caça a jato tanto em missões solo quanto em formação durante os períodos diurno e noturno. O Treinamento de Prontidão para Combate inclui 25 voos durante aproximadamente nove semanas, explorando as capacidades de combate ar-ar do caça, incluindo o uso de mísseis, canhões e a interface homem-máquina, uma das principais características do Gripen.

Um total de 21 pilotos da Força Aérea Brasileira passaram pelo curso de treinamento de conversão do Gripen na Suécia, que abrangeu operações básicas de voo solo e em formação, voo diurno e noturno e familiarização com capacidades de combate ar-ar, inclusive com o uso de mísseis e canhões.

DEFESA EM FOCO


Memorial da FAB na Amazônia: Uma Janela para a História e a Aviação

Inauguração da exposição da aeronave C-98 Caravan na Base Aérea de Belém marca um encontro entre a história da aviação e o público, revelando a rica trajetória aérea na região amazônica

Marcelo Barros | Publicada em 19/02/2024 16:00

Em uma celebração da história e da tecnologia, o Memorial da Força Aérea Brasileira (FAB) na Amazônia, localizado na Base Aérea de Belém (BABE), inaugurou no dia 03 de fevereiro a exposição da aeronave C-98 Caravan, um evento que atraiu cerca de 3.000 visitantes e proporcionou uma rara oportunidade de aproximação entre o público externo e a Organização Militar (OM). Este evento não só destaca a importância da FAB na história da aviação brasileira, mas também reforça o papel estratégico da Amazônia nas operações aéreas nacionais e internacionais.

Acervo Histórico e Educação

O Memorial dispõe de um acervo completo que narra a evolução da aviação na Amazônia, com cerca de 930 objetos históricos, incluindo medalhas, uniformes, maquetes, cadernetas de voo, livros históricos e painéis expositivos. Essa coletânea abrange desde a década de 30, passando por momentos críticos como a Segunda Guerra Mundial, até chegar aos dias atuais, oferecendo aos visitantes uma compreensão abrangente do desenvolvimento da atividade aérea na região e seu impacto no cenário global.

Experiência Inesquecível

A exposição da aeronave C-98 Caravan foi particularmente marcante para visitantes como Maria do Carmo Avelar, que expressou a magnitude da experiência ao entrar e conhecer uma aeronave de perto. Tal interação não apenas educa, mas também inspira, conectando gerações ao legado e às conquistas da aviação brasileira na Amazônia.

C-98 Caravan: Um Ícone Operacional

Operada pelo Primeiro Esquadrão de Transporte Aéreo (1º ETA) – Esquadrão Tracajá, a aeronave C-98 Caravan é celebrada por sua versatilidade e confiabilidade, sendo crucial em missões de grande importância, incluindo as Operações COVID-19 e Yanomami. Com capacidade para operar em pistas de pouso de cumprimento restrito, onde outras aeronaves da FAB não conseguem atuar, o C-98 se destaca como um vetor aéreo indispensável para a logística e o transporte de pessoal e carga, especialmente em regiões de difícil acesso.

Visitação ao Memorial

O Memorial da FAB na Amazônia oferece uma oportunidade única para o público em geral de mergulhar na história aeronáutica da região, estando aberto todos os sábados, das 9h às 16h. Além disso, uma vez ao mês, os visitantes terão a chance de explorar uma aeronave operacional, enriquecendo ainda mais a experiência educativa e cultural proporcionada pelo Memorial.

FAB Celebra Formação de Novos Sargentos Técnicos em Esporte: Uma Força que Vai Além dos Céus

Com a formação de 40 novos sargentos em diversas modalidades esportivas, a Força Aérea Brasileira reforça seu compromisso com a excelência tanto no campo militar quanto no desportivo

Marcelo Barros | Publicada em 19/02/2024 19:00

No dia 02 de fevereiro, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) marcou um momento histórico no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, com a cerimônia militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Praças (EAP). Presidida pelo Tenente-Coronel Aviador Fábio José da Silva Queiroz, a solenidade não apenas honrou o compromisso dos 40 atletas da Turma Zênite à Bandeira Nacional, mas também celebrou a integração destes novos sargentos técnicos em esporte à Força Aérea Brasileira (FAB).

 

Diversidade Esportiva e Excelência Militar

A diversidade das modalidades representadas pelos novos sargentos — Atletismo, Badminton, Canoagem, Ciclismo, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Paraquedismo, Tiro com Arco, Tiro Esportivo, e Triatlo — reflete a abrangência e a riqueza do programa de atletas de alto rendimento da FAB. A inclusão do Jiu-Jitsu como uma das modalidades militares destaca a constante evolução e adaptação da Força Aérea Brasileira às tendências e necessidades contemporâneas do desporto.

Compromisso e Dedicação

A oradora da turma, Sargento Sofia Gelatti, enfatizou a gratidão pela oportunidade de crescimento e aprendizado proporcionada pelo EAP, refletindo o sentimento de todos os formandos.

A determinação e o esforço dedicados por cada um para alcançar este momento foram reconhecidos e valorizados, não apenas pelos instrutores e colegas, mas também pelo Tenente-Coronel Aviador Queiroz, que destacou o orgulho de integrar estes novos militares à vibrante e coesa força da FAB.

Educação e Preparação Integral

O Estágio de Adaptação de Praças foi um período intenso de duas semanas, abrangendo desde instruções regulamentares e históricas da FAB até práticas de tiro e palestras sobre antidopagem. Este treinamento multifacetado prepara os atletas não só para competições, mas também para atuarem como militares exemplares, prontos para qualquer desafio.

Reconhecimento e Representação

A Sargento Wellyda Queiroz Rodrigues, destacada em ciclismo, foi eleita como Destaque Militar da turma, um testemunho do espírito de excelência que permeia o programa de atletas de alto rendimento da FAB. Estes novos sargentos agora estão prontos para representar a Força Aérea Brasileira e o Brasil em competições nacionais e internacionais, levando não apenas suas habilidades esportivas, mas também os valores militares de disciplina, respeito e integridade.

OUTRAS MÍDIAS


ITUPEVA AGORA - ITA lançou 10 cursos gratuitos com certificado

ITA lançou 10 cursos online gratuitos com certificado, é uma excelente oportunidade para dar um UP no currículo e em sua carreira.

Redação | Publicada em 19/02/2024

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), liberou 10 cursos gratuitos por meio da plataforma de ensino online Coursera e não é necessário processo seletivo. O serviço conta com 12 milhões de usuários e dispõe de mais de mil cursos de instituições renomadas do mundo todo. É uma excelente oportunidade de se capacitar em casa nesse período do Coronavirus.

Os professores que comandam as aulas virtuais são todos do ITA, instituto de ensino superior do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Confira cada um dos cursos do ITA:

1. Introdução ao Controle de Sistemas: Este curso apresenta os principais conceitos do controle de sistemas e mostra suas vantagens e importância para a sociedade moderna. Você vai entender o que é o controle de sistemas e como o controle com realimentação funciona, e passará a perceber a sua presença em diversas situações em seu dia-a-dia, na natureza, no corpo humano e em diversos dispositivos, desde os mais simples até os mais complexos.

2. Controle Usando a Resposta em Frequência: Neste curso você aprenderá a obter  a resposta em frequência de um sistema Linear e Invariante no Tempo (LIT) e a usá-la para projetar controladores que atinjam requisitos de reposta transitória e em regime estacionário. Você aprenderá a obter o diagrama de Bode a partir de dados de amplitude e fase de entradas e saídas senoidais. Também será capaz de esboçar o diagrama de Bode de um sistema dada a sua função de transferência. Outrossim, será capaz de representar a resposta em frequência na carta de Nichols-Black.

3. Introdução ao Controle Moderno: Este curso lhe dará a base necessária para entender técnicas mais avançadas de controle moderno.
Você aprenderá como representar a dinâmica de um sistema no espaço de estados, como analisar um sistema no espaço de estados, como projetar uma realimentação de estado e como projetar um observador de estado.

4. Desenvolvimento Ágil com Padrões de Projeto: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em lidar com cenários mais complexos, onde é difícil desenvolver software com código de qualidade com flexibilidade suficiente para facilitar a implementação de mudanças.

5. Desenvolvimento Ágil com Java Avançado: Neste curso do ITA, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos e TDD exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas para Web e com dados armazenados em banco de dados, bem como em aplicar conceitos mais avançados de Java.

6. Controle de Sistemas no Plano-s: Após esse curso você será capaz de esboçar o Lugar Geométrico das Raízes (LGR – Root Locus) do denominador da Função de Transferência em Malha Fechada a partir dos polos e zeros da Função de Transferência em Malha aberta.

Você também será capaz de projetar controladores de avanço de fase para atender simultaneamente

7. Princípios de Desenvolvimento Ágil de Software: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, graças às boas práticas e princípios orientados a objetos, TDD e conceitos avançados de Java aplicados à Web e banco de dados exercitados nos cursos anteriores; mas você talvez não se sinta ainda confortável em planejar e gerenciar o desenvolvimento das aplicações.

8. TDD – Desenvolvimento de Software Guiado por Testes: Neste curso, assumimos que você já sabe projetar e desenvolver programas mais complexos em Java, com método e organização graças às boas práticas e princípios exercitados no curso anterior; mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas usando técnicas ágeis, como o desenvolvimento guiado por testes (TDD).

9.  Orientação a Objetos com Java: Neste curso, assumimos que você já sabe desenvolver programas pequenos em Java, mas você talvez não se sinta ainda confortável em projetar programas mais complexos com método e organização.

10. Controle a Tempo Discreto: O objetivo deste curso é apresentar o assunto de Controle a Tempo Discreto para sistemas lineares e invariantes no tempo. São apresentadas técnicas para lidar com implementação de controladores por computador, requerendo a consideração da discretização do tempo inerente aos seu uso. A importância dos conhecimentos apresentados nesse curso se justifica pela onipresença de controladores digitais em aplicações atualmente.

Importante: Os cursos são gratuitos do início ao fim. Só há taxa caso você queira solicitar a emissão do certificado da instituição.

 

 

 

 

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB participa da 3ª Conferência Espacial das Américas no EUA


Redação | Publicada em 19/02/2024

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da 3ª Conferência Espacial das Américas (SCA 2024), realizada, entre os dias 30/01 e 01/02, nas dependências do Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), em Doral, na Flórida. O tema da conferência foi “Avançando na Cooperação Espacial por Meio de Objetivos Comuns” e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, com representantes de diversos países das Américas e de organizações norte-americanas ligadas à área espacial.

O representante da FAB no evento, Coronel Aviador Alessandro Sorgini D’Amato, apresentou os destaques da área espacial dentro da Força Aérea, fazendo um breve histórico de realizações até o cenário atual. O Coronel Aviador D’Amato ressaltou ainda a participação dos militares do COPE que compõem a Célula das Américas nas atividades da Joint Task Force-Space Defense (JTF-SD) Commercial Operations (JCO).

Além disso, durante o evento foram realizados diversos contatos com outras Forças, em especial com a própria Força Espacial dos Estados Unidos (United States Space Force – USSF) e com a Guarda Aérea Nacional de Nova York (New York Air National Guard), em busca de intercâmbios de especialistas e participação em exercícios internacionais, fortalecendo ainda mais as parcerias já existentes.

A Comandante do USSOUTHCOM, General de Exército Laura Richardson, enfatizou a importância do espaço na identificação e combate das ameaças comuns aos países das Américas, desde enchentes até exploração ilegal de recursos naturais. “É fundamental estabelecermos uma parceria internacional para atacarmos tais ameaças de maneira agressiva e decisiva”, afirmou.

Já o Chefe da Delegação Brasileira, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, que assumirá a Chefia do COPE nos próximos dias, sugeriu a criação de Grupos de Trabalho para identificação de necessidades de cada país. “Também é importante o estabelecimento de um roadmap, de modo que na próxima SCA já seja possível apresentar resultados e decisões, pois, como foi citado algumas vezes durante o evento: ‘A hora é agora… e estamos atrasados!'”, disse.

O JCO é um sistema de monitoramento de objetos espaciais da USSF, e as Células que o apoiam são interoperáveis e conectadas virtualmente por meio de um ambiente para operações de Space Domain Awareness (SDA), as quais permitem uma compreensão compartilhada das atividades em órbita e fornecem informações não confidenciais para apoiar operações espaciais. Em complemento, foi destacado que o Brasil se tornou o primeiro país a integrar informações de radares de rastreamento para tal Sistema.

A atuação brasileira nas operações do JCO foi muito elogiada e, por isso, o Coronel Aviador D’Amato também participou de um painel de debate sobre tal sistema juntamente com representantes dos EUA, do Canadá e do Equador.

 

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – FAB e PF apreendem mais de 15 kg de drogas no Aeroporto de Guarulhos


Publicada em 19/02/2024

Dando continuidade às ações de combate ao tráfico de drogas, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Polícia Federal (PF) apreenderam mais de 15 kg de substâncias ilícitas nos últimos dias no Aeroporto de Guarulhos.

Neste domingo (18), em apoio à Polícia Federal, militares do efetivo feminino da FAB realizaram revista pessoal em uma passageira, constatando que ela transportava ilícitos. Após a perícia, foi confirmada a quantidade de cerca de 748 gramas de cocaína. Na madrugada de sexta-feira (16), mais de 9,7 kg de cocaína foram apreendidos e, na terça-feira (13), cerca de 5 kg da mesma substância foram encontrados durante ação de revista pessoal também em Guarulhos.

Desde o início da Operação Ponte Aérea, 45 pessoas já foram detidas nos aeroportos de Guarulhos e do Galeão. A Operação foi determinada pelo decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nº 11.765, de 1º de novembro de 2023, com a finalidade de fortalecer o combate ao tráfico de drogas e de armas e a outras condutas ilícitas, por meio de ações preventivas e repressivas.

Inspeção via raio-X

Na sexta-feira, após identificados dois suspeitos por agentes da PF no Aeroporto de Guarulhos, militares da FAB foram acionados para apoiar na inspeção via raio-X na sala de despacho de bagagens especiais. Assim, foi constatada a presença de substância análoga à cocaína nas malas de dois passageiros de voo com destino para Lisboa. O material foi levado para perícia na Delegacia da Polícia Federal e os laudos verificaram que o primeiro passageiro carregava 6,973 Kg de cocaína em pó prensada e a segunda passageira carregava 2,780 Kg da substância. Ambos foram presos.

Revista pessoal

Na área de embarque do Aeroporto de Guarulhos, no dia 13/02, militares da FAB e agentes da PF iniciaram uma busca por uma suspeita e, durante a revista pessoal conduzida por militar do efetivo feminino da FAB, foi encontrado material suspeito preso ao corpo da passageira que, ao ser questionada, assumiu estar portando ilícitos.

A suspeita foi conduzida à Delegacia da PF, onde foi constatado que portava 2.272g de massa bruta e 1.986g de massa líquida de cocaína. Após a certificação do fato, foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante.

Já a apreensão do último domingo foi realizada após agentes da PF solicitarem apoio das militares da FAB para revista a uma passageira suspeita que embarcaria em um voo para Paris. Entre a quantidade transportada presa ao corpo e cápsulas de cocaína, a mulher transportava cerca de 748 gramas da droga.

PD News - Integração entre Hospital Cidade do Sol e HCamp agiliza atendimentos

Unidade recebeu 170 admissões e teve 134 altas em dez dias sob a gestão do IgesDF. Metade dos encaminhamentos foram feitos pela estrutura montada pela Força Aérea, em Ceilândia

Kleber Karpov | Publicada em 20/02/2024 01:59

Desde 9 de fevereiro até 19 de fevereiro, o Hospital Cidade do Sol (HSol) tem se destacado pela rápida resposta no enfrentamento à dengue. Admitindo 170 pacientes e promovendo 134 altas neste período, com uma média de aproximadamente 15 altas por dia, o HSol tem sido fundamental no cuidado dos pacientes afetados pela doença. Mais de 50% deles foram encaminhados pelo Hospital de Campanha (HCamp), evidenciando a integração eficaz entre as duas unidades.

O Hospital Cidade do Sol é vocacionado ao atendimento a pacientes com dengue que necessitam de internação, funciona como um apoio para aliviar a carga das demais unidades de saúde e facilitar o fluxo do sistema.

A nova gestão do hospital busca aumentar a rotatividade dos pacientes, expandir a capacidade de leitos e implementar atendimentos mais humanizados como metas prioritárias | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Nos esforços para enfrentar a dengue, parcerias estratégicas desempenham um papel fundamental. O Hospital de Campanha, fruto da colaboração entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Força Aérea, é uma resposta estratégica e tática a essa necessidade em atender a população de forma eficaz.

Médico brigadeiro Braga: “Com sucesso comprovado, o centro amplia o atendimento e alivia as UPAs para que possam atender outros casos mais complexos

“O HCamp foi criado para auxiliar no combate à dengue. Estrategicamente localizado próximo à UPA Ceilândia I e à esquerda do Hospital Cidade do Sol, agora contamos com o apoio do IgesDF para coordenar as internações. Com sucesso comprovado, o centro amplia o atendimento e alivia as unidades de pronto atendimento (UPAs) para que possam atender outros casos mais complexos”, explica Maurício Ribeiro Braga, médico brigadeiro do HCamp.

Com uma taxa de ocupação média de 80% e um tempo médio de permanência de menos de 48 horas, o HSol tem garantido um atendimento rápido e eficiente, mesmo diante do aumento da demanda. “O nosso recurso assistencial interdisciplinar facilita o giro do leito operacional e isso nos dá a garantia de que mais pacientes possam ser assistidos por esse serviço de saúde”, afirma a superintendente Eliane Abreu.

A superintendente Eliane Abreu destaca que este aumento substancial e rápido de leitos só foi possível graças ao modelo de gestão do IgesDF, que permite agilidade na contratação de recursos humanos e compra de insumos

Além disso, a unidade dobrou sua capacidade em apenas dois dias após o início do funcionamento, passando de 17 para 40 leitos, com planos de expandir para 60 em breve. Eliane destaca que o HSol foi um projeto colocado em prática no tempo recorde de 48 horas. Suporte que a rede pública de saúde do DF e a população precisavam para o enfrentamento à sazonalidade.

“Diante desse cenário desafiador, a expectativa é que o HSol continue contribuindo com uma assistência digna e eficiente que a população precisa neste momento”, pontua a superintendente.