NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Caça F-39 Gripen FAB 4100 decola da Base Aérea de Belém (PA)


Da Redação | Publicada em 19/03/2024 14:30

O canal do César Cardoso no YouTube divulgou vídeo do caça Saab F-39 Gripen decolando da Base Aérea de Belém (PA).

O FAB 4100 está em Belém (PA) realizando campanha de testes de umidade e calor. O avião também será exposto no Portões Abertos do dia 24 de março.

O caça chegou a Belém vindo de Gavião Peixoto (SP) em voo direto de mais de 2.500 km. Ele chegou equipado mísseis IRIS-T nas pontas das asas e com dois tanques de combustível subalares.

O FAB 4100 foi o primeiro Gripen a chegar ao Brasil e segue baseado em Gavião Peixoto (GPX) vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre).

 

DEFESA EM FOCO


Operação Catrimani: Um Farol de Esperança na Terra Yanomami

Ações humanitárias e logísticas do 4º Pelotão Especial de Fronteira Surucucu demonstram o compromisso do Brasil com a proteção e o apoio às comunidades Yanomami isoladas

Marcelo Barros | Publicada em 19/03/2024 16:00

Em uma demonstração eloquente de humanidade e eficiência logística, o 4º Pelotão Especial de Fronteira Surucucu emerge como um pilar vital na Operação Catrimani, uma missão de ajuda humanitária na Terra Indígena Yanomami. Este esforço, coordenado pelo Exército Brasileiro em conjunto com a Marinha e a Força Aérea, não apenas destaca o compromisso do Brasil com suas comunidades indígenas mais isoladas, mas também ilustra a capacidade única das Forças Armadas em responder a desafios logísticos complexos em territórios remotos.

Uma Solução Inovadora para um Desafio Antigo

A criação de um aeródromo na região do Surucucu, na Amazônia, oferece uma solução inovadora para o eterno desafio de entregar suprimentos essenciais às aldeias Yanomami isoladas. Esta pista de pouso não só facilita o transporte de insumos e alimentos, mas também serve como um ponto de abastecimento crítico para aeronaves envolvidas na operação, garantindo a continuidade do suporte vital à região.

Impacto Direto na Vida dos Yanomami

Aproximadamente 3 mil indígenas Yanomami, distribuídos em 19 comunidades, vivem na área de influência do Pelotão. A Operação Catrimani tem tido um impacto tangível na vida dessas comunidades, oferecendo não apenas alimentos e insumos básicos, mas também acesso a serviços de saúde essenciais, como atendimento clínico e odontológico, e evacuações aeromédicas.

Combatendo o Garimpo Ilegal

Além do apoio humanitário, a operação também desempenha um papel crucial no combate ao garimpo ilegal, uma ameaça persistente à saúde, segurança e soberania das comunidades Yanomami. A colaboração com a Polícia Federal, Força Nacional, e FUNAI sublinha a abordagem multidisciplinar necessária para enfrentar essa questão complexa, destacando o uso estratégico de aeronaves militares na neutralização de atividades ilegais.

Uma Força-Tarefa Comprometida

O envolvimento de diversas aeronaves, desde o C-105 Amazonas até o UH-15 Super Cougar, evidencia a abrangência e a profundidade do compromisso das Forças Armadas Brasileiras com a operação. Mais do que isso, reflete uma capacidade notável de mobilização e resposta rápida em apoio a comunidades vulneráveis, mesmo nas condições mais desafiadoras.

Um Exemplo de Solidariedade e Profissionalismo

A Operação Catrimani, com o 4º Pelotão Especial de Fronteira Surucucu desempenhando um papel central, é um testemunho do espírito de solidariedade e do alto grau de profissionalismo das Forças Armadas Brasileiras. Além de fornecer ajuda humanitária indispensável, a operação reafirma o compromisso do Brasil com a proteção de seus cidadãos mais vulneráveis e com a preservação de sua soberania sobre a região amazônica.