NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL PODER AÉREO


VÍDEO: Colaboração Real 5 – O Caça do Brasil – Episódio 5


Da Redação | Publicada em 21/03/2024

O novo episódio da 5ª temporada da web série “Colaboração Real – O Caça do Brasil” mostra como é conduzido o processo de implantação dos caças Gripen da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de Anápolis (BAAN), e destaca a importância da atuação de diferentes profissionais, incluindo técnicos, mecânicos e pilotos, para o sucesso da operação.

JORNAL CORREIO DO POVO


FAB supera 2 mil órgãos transportados para transplante

Fígado e coração estão entre os mais conduzidos pelas asas da Força Aérea Brasileira

Da Redação | Publicada em 21/03/2024 17:38

A Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial na cadeia da doação de órgãos no Brasil, contribuindo significativamente para salvar vidas e oferecer esperança a pacientes em lista de espera por transplantes. A FAB garante que órgãos sejam transportados com segurança e rapidez para os hospitais designados, reduzindo significativamente o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos transplantes.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo planejamento das missões que envolvem aeronaves da FAB, foram transportados 130 órgãos apenas no período de junho a novembro de 2023. Neste domingo, a FAB superou 2.000 órgãos transportados, em 1.787 missões realizadas de 2016 a 2024. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará, situado em Brasília (DF) transportou dois rins e um fígado, atingindo a marca de 2.000 órgãos transportados. Atualmente, o Esquadrão é o que mais realiza esse tipo de missão na FAB e conta com quatro aeronaves operacionais: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan e U-100 Phenom.

O Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira, destacou a prontidão do Esquadrão. “Estamos extremamente orgulhosos de ter concluído o 2000º transporte de órgãos realizado pela Força Aérea Brasileira, conduzido por uma aeronave do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo. Esta conquista é um testemunho do compromisso incansável e da dedicação exemplar de nossa equipe. É uma honra para nós desempenhar um papel tão crucial em missões que salvam vidas e fortalecem nossa nação", disse.

Exemplo

A jovem Alicia Alves Silva, aos dois anos de idade, recebeu um coração novo e saudável que foi transportado pela Força Aérea. “Hoje eu vejo a FAB como uma Instituição que faz parte diretamente da minha família, pessoas que tive o privilégio de conhecer depois e agradecer pessoalmente por tudo que fizeram por nós. Um papel memorável, de extrema grandeza. Somos muito gratos pela FAB ter transportado o coração da Alicia com tanto zelo”, disse Giselly Alves, mãe da jovem.

Cadeia de Acionamento

A missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é iniciada quando a Central Nacional de Transplantes (CNT) é informada por alguma Central Estadual sobre a existência de órgão ou tecido em condições clínicas para o transplante. A CNT aciona as companhias aéreas para verificar a disponibilidade logística. Se houver voo compatível, os aviões comerciais recebem o órgão e levam ao destino.

Quando não há disponibilidade logística das companhias aéreas, a Central recorre a FAB, uma ou mais aeronave para a captação e transporte de material ou equipes. A pronta-resposta da FAB é fundamental para o sucesso da sensível missão de transporte de órgãos e tecidos. A segurança e rapidez das aeronaves, aliado ao profissionalismo de equipes especializadas, permitem que a Instituição garanta que órgãos sejam conduzidos de forma eficiente para hospitais designados, aumentando significativamente as chances de sucesso nos transplantes.

Os pedidos chegam à Força Aérea por meio de uma estrutura montada no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). De lá, avalia-se qual a unidade será acionada para realizar o transporte.

Aparato Legal

O Decreto 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. Segundo o dispositivo legal, a FAB deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde (MS).

Ainda, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da Força Aérea para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas, para buscar o órgão e levar ao receptor a qualquer hora e em qualquer lugar do Brasil.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo.

OUTRAS MÍDIAS


FOLHA DE BARBACENA - EPCAR realiza competição esportiva entre alunos

A competição é aberta ao público

Da Redação | Publicada em 21/03/2024

Até a próxima quarta-feira (27/03), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena realizará a 67ª edição do Troféu Tenente Lima Mendes, competição esportiva interna entre os alunos.

O evento é organizado pela própria Escola, por intermédio da Seção de Educação Física do Corpo de Alunos. Nesta edição, os mais de 350 alunos integrantes dos Esquadrões Cavok, Thunderbolt e Xavante – terceiro, segundo e primeiro ano do CPCAR – competirão em 11 modalidades: atletismo, basquete, esgrima, futebol, judô, natação, orientação, tiro, triatlo militar, vôlei e xadrez. Também serão disputadas três modalidades de participação: cabo de guerra, corrida rústica e biatlo. Todas as provas serão disputadas nas instalações esportivas da própria Escola.

O objetivo é aprimorar a camaradagem, a amizade e a união, estimular o espírito de corpo entre os alunos e despertar nos mesmos o gosto pela prática dos desportos. Durante as disputas, os alunos atletas também são observados pelos treinadores e poderão ser selecionados para compor a equipe da EPCAR na próxima edição da NAE, competição esportiva entre as escolas militares das Forças Armadas.

O início dos jogos aconteceu hoje (21/03) às 8h, com a solenidade militar de abertura da competição presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, e o encerramento previsto para o dia 27 de março, às 11h, quando também será realizada uma cerimônia militar.

A competição é aberta ao público. Confira a programação completa do 67° Troféu Tenente Lima Mendes.

 

 

 

 

A REDE - Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Ponta Grossa em abril

A última vez que a cidade recebeu o esquadrão foi em maio de 2022

Larissa Bim | Publicada em 21/03/2024 16:22

A Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), vai se apresentar no Centro de Eventos de Ponta Grossa no próximo dia 20 de abril, a partir das 15h30. O evento será promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, e terá entrada gratuita.

A apresentação deve ter duração de cerca de 30 minutos, com aproximadamente 50 acrobacias. No entanto, dependendo do local da apresentação e da meteorologia no momento, a duração e o número de acrobacias executadas podem ser diferentes.

A última vez que Ponta Grossa recebeu o esquadrão foi em maio de 2022, durante um evento no Jockey Clube em homenagem ao Dia das Mães.

HISTÓRIA - A Esquadrilha da Fumaça possui mais de 70 anos de história e mais de 4 mil demonstrações realizadas no Brasil e no exterior. Diante do reconhecimento nacional e internacional, o Esquadrão de Demonstração Aérea, EDA concretizou-se como instrumento de difusão da política de Comunicação Social do Comando da Aeronáutica, atingindo um lugar de destaque nos principais meios de comunicação dos países por onde passa.

ÁREA MILITAR - Força Aérea Brasileira – HCAMP alcança marco histórico de 40 mil procedimentos no Distrito Federal


Da Redação, Via Agência Força Aérea | Publicada em 21/03/2024

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado no Distrito Federal, alcançou a marca de mais de 40 mil procedimentos realizados aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com dengue em 45 dias.

Segundo a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a dedicação e o esforço do efetivo para atender a missão foi o diferencial diante do fluxo intenso de atendimentos. “Os militares da área de saúde da FAB são diferenciados e o maior incentivo durante as missões é a possibilidade de acolher e cuidar dos pacientes e saber que fazemos a diferença na vida deles. Esse marco de 40 mil atendimentos é histórico para o HCAMP e fazer parte disso é muito gratificante para os nossos militares”, afirmou.

A Unidade de Saúde, em funcionamento desde o dia 05/02, desempenha um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da situação de emergência na capital federal. As expectativas de atendimento foram superadas em aproximadamente 160%, de acordo com dados iniciais. A FAB demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de prontidão; rápida resposta, desde o acionamento, até a montagem da estrutura, e a eficiência nos atendimentos, em Ceilândia, região administrativa do DF, que recebe os serviços de saúde oferecidos pelo HCAMP. A ação reflete o empenho da Força Aérea e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar.

Procedimentos

O Hospital de Campanha fornece atendimento clínico e pediátrico, com centro de emergência, laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos que garantem a Operação 24 horas por dia.

A parceria entre a Força Aérea e as autoridades locais de saúde foi fundamental para a eficácia das operações e para o alcance de metas significativas no enfrentamento da dengue. O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a importância do trabalho da FAB para amenizar a situação dos casos de dengue na localidade.

“Os 40 mil procedimentos são a comprovação de um trabalho de excelência ao longo desses 45 dias iniciais. Então, é com muita satisfação que estamos conseguindo contribuir para o enfrentamento dessa epidemia de dengue no DF. Sempre com nosso sorriso, com nosso acolhimento, atendendo a todos com qualidade e resolutividade”, ressaltou o Oficial-General.

Mobilização

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada no dia 03/02, com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) a Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB.