NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


Esquadrão Pampa alcança marca de 100 mil horas de voo em aeronaves de caça F-5


Luiz Padilha | Publicada em 22/03/2024 16:17

O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV), Esquadrão Pampa, atingiu, na manhã desta segunda-feira (18/03), um feito excepcional na Aviação Militar: 100 mil horas de voo em aeronaves F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB). Este marco é uma evidência do compromisso e da dedicação do efetivo do Esquadrão Pampa a serviço do Brasil.

O Esquadrão Pampa é uma Unidade de Caça que contribui com a manutenção da soberania do Espaço Aéreo brasileiro. Localizado na Base Aérea de Canoas (BACO), no estado do Rio Grande do Sul, o Esquadrão operou diversas aeronaves de caça ao longo de sua história, incluindo o atual F-5M, uma versão modernizada do caça F-5 Tiger II.

O voo histórico ocorreu com cinco aeronaves e contou com a presença do Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Vincent Dang.

No exato momento em que se completaram, em voo, as 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa, o Comandante do 1º/14º GAV, Tenente-Coronel Aviador André Navarro de Lima Guimarães, comunicou via rádio. “Neste momento, o Esquadrão Pampa atinge a notável marca de 100 mil horas voadas em aeronaves F-5. Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de todos, pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é. E que venham muitas mais horas voadas pelo 1º/14º GAV. À Caça! Pampa!”, declarou.

Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo Comandante da BACO, Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; pelo efetivo do Esquadrão Pampa; por familiares; pela Banda de Música da BACO e por admiradores da aviação.

Durante a recepção, o Major-Brigadeiro do Ar Dang expressou sua alegria. “Gostaria, primeiramente, de agradecer ao Tenente-Coronel Aviador Navarro por ter me concedido a oportunidade ímpar de, após vinte cinco anos do meu último voo de F-5, retornar ao cockpit deste caça fantástico. Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço. Ainda mais considerando essa situação especial, um feito histórico para o 1°/14° Grupo de Aviação, quando atingiu a marca expressiva de 100 mil horas de F-5, que deve ser dedicada a todos os integrantes desta Unidade Aérea, de ontem e de hoje, Oficiais, Graduados e Praças, os quais contribuíram para a consecução deste momento”, destacou.

Dando continuidade à programação comemorativa, o monumento das 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa foi inaugurado pelos Comandantes do V COMAR, da BACO e do 1º/14º GAV, marcando o momento na história da FAB.

O F-5 tem uma trajetória rica no Esquadrão Pampa, desde sua chegada em 1976, demonstrando sua versatilidade e confiabilidade. Assim, tornou-se uma peça fundamental do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Com a modernização do projeto, o F-5M possui aviônicos, sistemas aero embarcados e armamentos que o capacitam a operar em cenários complexos.

PORTAL DEFESANET


HCAMP alcança marco histórico de 40 mil procedimentos no Distrito Federal


Agência Força Aérea | Publicada em 22/03/2024 11:33

O Hospital de Campanha (HCAMP) da Força Aérea Brasileira (FAB), instalado no Distrito Federal, alcançou a marca de mais de 40 mil procedimentos realizados aos pacientes com suspeita ou diagnosticados com dengue em 45 dias.

Segundo a Comandante do Hospital de Campanha, Major Médica Christiane Scardino Evangelista de Loureiro, a dedicação e o esforço do efetivo para atender a missão foi o diferencial diante do fluxo intenso de atendimentos. “Os militares da área de saúde da FAB são diferenciados e o maior incentivo durante as missões é a possibilidade de acolher e cuidar dos pacientes e saber que fazemos a diferença na vida deles. Esse marco de 40 mil atendimentos é histórico para o HCAMP e fazer parte disso é muito gratificante para os nossos militares”, afirmou.

A Unidade de Saúde, em funcionamento desde o dia 05/02, desempenha um papel crucial na assistência médica, oferecendo atendimento de qualidade 24 horas por dia e contribuindo para a contenção da situação de emergência na capital federal. As expectativas de atendimento foram superadas em aproximadamente 160%, de acordo com dados iniciais. A FAB demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de prontidão; rápida resposta, desde o acionamento, até a montagem da estrutura, e a eficiência nos atendimentos, em Ceilândia, região administrativa do DF, que recebe os serviços de saúde oferecidos pelo HCAMP. A ação reflete o empenho da Força Aérea e de seus militares em apoiar a sociedade onde o Brasil precisar.

Procedimentos

O Hospital de Campanha fornece atendimento clínico e pediátrico, com centro de emergência, laboratório para coleta e exames diagnósticos, estrutura para acompanhar tratamentos em andamento e espaço para hidratação. A Unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de laboratório, dentre outros, e possui 60 leitos que garantem a Operação 24 horas por dia. 

A parceria entre a Força Aérea e as autoridades locais de saúde foi fundamental para a eficácia das operações e para o alcance de metas significativas no enfrentamento da dengue. O Comandante da Operação, Brigadeiro Médico Maurício Ribeiro Braga, destacou a importância do trabalho da FAB para amenizar a situação dos casos de dengue na localidade.

“Os 40 mil procedimentos são a comprovação de um trabalho de excelência ao longo desses 45 dias iniciais. Então, é com muita satisfação que estamos conseguindo contribuir para o enfrentamento dessa epidemia de dengue no DF. Sempre com nosso sorriso, com nosso acolhimento, atendendo a todos com qualidade e resolutividade”, ressaltou o Oficial-General. 

Mobilização

A mobilização para a montagem da estrutura foi iniciada no dia 03/02, com o transporte de insumos e de pessoal, do Rio de Janeiro (RJ) a Brasília (DF), por meio da aeronave KC-390 Millennium da FAB.

JORNAL O LIBERAL


Força Aérea Brasileira expõe em Belém novo caça durante programação `Portões Abertos 2024`

Evento irá contar com várias aeronaves em exposição, espaço infantil e carros antigos

Lucas Quirino | Publicada em 22/03/2024 11:30

No próximo domingo (24), a Base Aérea de Belém (BABE) realiza o evento “Portões Abertos 2024”, que irá proporcionar para a sociedade paraense conhecer de perto as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), com destaque para o caça F-39 Gripen, principal atração da exposição. O evento é gratuito e começará a partir das 9h.

Com os tanques, cada um com cerca de 1330 litros de combustível, o caça fez um voo direto da planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP) até o Pará, uma distância de quase 2600 quilômetros. Para termos de comparação, o raio de combate do caça é de 1300 km, carregando seis mísseis ar-ar e um tanque externo.

A atividade institucional sem fins lucrativos é uma oportunidade para estreitar os laços da sociedade paraense com a Força Aérea Brasileira (FAB). Na ocasião, o público poderá conhecer a exposição de aeronaves históricas, apreciar sobrevoos de aeronaves, exposição de aeromodelismo e de carros antigos, prestigiar atrações regionais e culturais e a apresentação da tradicional Banda de Música da Base Aérea de Belém.

Os visitantes também poderão contar com a presença de estandes institucionais e de ação social que irão atender às necessidades da população em vulnerabilidade social.

Serviço - Portões Abertos 2024 da Base Aérea de Belém

  • Dia: 24 de março
  • Horário: 9h às 16h 
  • Local: Base Aérea de Belém - Av. Arthur Bernardes, 4614 - Val-de-Cães
  • Ingresso: evento gratuito 
  • Para concorrer a sorteios de brindes, os visitantes podem doar 1 kg de alimento não perecível.
REVISTA FORÇA AÉREA


FAB ultrapassou a marca de dois mil órgãos transportados


Da Redação | Publicada em 22/03/2024 18:00

FAB ultrapassou a marca de dois mil órgãos transportados. A Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial na cadeia da doação de órgãos no Brasil, contribuindo significativamente para salvar vidas e oferecer esperança a pacientes em lista de espera por transplantes. A FAB garante que órgãos sejam transportados com segurança e rapidez para os hospitais designados, reduzindo significativamente o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos transplantes.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo planejamento das missões que envolvem aeronaves da FAB, no último domingo (17/03/2024), a FAB superou a marca de 2.000 órgãos transportados, em 1.787 missões realizadas de 2016 a 2024.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) “Esquadrão Guará”, baseado em Brasília (DF) transportou dois rins e um fígado, missão em que a marca 2.000 órgãos transportados foi ultrapassada. Atualmente, o Esquadrão Guará é o que mais realiza esse tipo de missão na FAB e, para isso, conta com quatro modelos de aeronaves: C-95M Bandeirante, C-97 Brasília, C-98A Grand Caravan e U-100 Phenom.

O Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira, destacou a prontidão do Esquadrão. “Estamos extremamente orgulhosos de ter concluído o 2000º transporte de órgãos realizado pela Força Aérea Brasileira, conduzido por uma aeronave do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo. Esta conquista é um testemunho do compromisso incansável e da dedicação exemplar de nossa equipe. É uma honra para nós desempenhar um papel tão crucial em missões que salvam vidas e fortalecem nossa nação”, disse.

Exemplo

A jovem Alicia Alves Silva, aos dois anos de idade, recebeu um coração novo e saudável que foi transportado pela Força Aérea. “Hoje eu vejo a FAB como uma Instituição que faz parte diretamente da minha família, pessoas que tive o privilégio de conhecer depois e agradecer pessoalmente por tudo que fizeram por nós. Um papel memorável, de extrema grandeza. Somos muito gratos pela FAB ter transportado o coração da Alicia com tanto zelo”, disse Giselly Alves, mãe da jovem.

Cadeia de Acionamento

A missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é iniciada quando a Central Nacional de Transplantes (CNT) é informada por alguma Central Estadual sobre a existência de órgão ou tecido em condições clínicas para o transplante. A CNT aciona as companhias aéreas para verificar a disponibilidade logística. Se houver voo compatível, os aviões comerciais recebem o órgão e levam ao destino.

Quando não há disponibilidade logística das companhias aéreas, a Central recorre a FAB para a captação e o transporte do material ou equipes. A pronta-resposta da FAB é fundamental para o sucesso da sensível missão de transporte de órgãos e tecidos. A segurança e rapidez das aeronaves, aliado ao profissionalismo de equipes especializadas, permitem que a Instituição garanta que órgãos sejam conduzidos de forma eficiente para hospitais designados, aumentando significativamente as chances de sucesso nos transplantes.

Os pedidos chegam à Força Aérea por meio de uma estrutura montada no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). De lá, avalia-se qual a unidade será acionada para realizar o transporte.

Aparato Legal

O Decreto 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. Segundo o dispositivo legal, a FAB deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde (MS).

Ainda, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da Força Aérea para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas, para buscar o órgão e levar ao receptor a qualquer hora e em qualquer lugar do Brasil.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo. Saiba mais aqui.

OUTRAS MÍDIAS


VERTENTES DAS GERAIS - Diretor de Ensino ministra palestra para alunos da EPCAR em Barbacena


Da Redação | Publicada em 22/03/2024 12:40

A apresentação abordou desde o ingresso como aluno até o cenário atual da Força Aérea Brasileira

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena, recebeu a visita do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, nesta quarta-feira (20/03), que ministrou uma palestra para os alunos, instrutores e professores do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Estiveram presentes o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, o Subdiretor de Ensino da Aeronáutica, Coronel Aviador José de Mattos Nunes, o chefe da Divisão Administrativa, Coronel Aviador Luiz Henrique Velasco Braga, demais oficiais superiores e o corpo docente da “Nascente do Poder Aéreo”.

Com uma abordagem voltada para as escolhas e desafios da carreira militar, a apresentação possibilitou ao público presente conhecer mais sobre a trajetória do Major-Brigadeiro do Ar Rivero, desde a época de ingresso como aluno em 1984 aos dias atuais como Diretor de Ensino, além de apresentar as atuais diretrizes do Alto-Comando da Aeronáutica. “Foi uma excelente oportunidade para mostrar aos alunos que o ensino sempre estará presente na vida deles, fará parte e embasará suas escolhas e, também, para ter contato com essa nova geração que demonstra grande vontade de crescer e continuar construindo a Força Aérea do futuro”, afirmou o Oficial-General.

Para o aluno Pedro Renó Pintos, líder do Corpo de Alunos, participar de um evento como esse é sempre enriquecedor. “Não há palavras para mensurar a importância dessa palestra ministrada hoje para nós alunos. Saímos ainda mais motivados para fazer o melhor e sermos o diferencial na vida das pessoas assim como nos foi demonstrado”, ressaltou.

O Brigadeiro do Ar André Luiz, em sua fala de agradecimento, destacou o apoio da Diretoria de Ensino (DIRENS) e enalteceu a brilhante explanação do oficial-general. “É com o sentimento de gratidão que o efetivo dessa Escola, corpo docente e discente, presencia esse testemunho de vida e valores imprescindíveis na carreira militar. Os valores são princípios fundamentais que devem guiar nossas ações e decisões ao longo da vida e tenho certeza que nossos alunos lembrarão sempre das palavras do nosso Diretor de Ensino, durante a caminhada até os altos postos de suas carreiras”, destacou.

Ao final, o Major-Brigadeiro Rivero ainda presidiu e prestigiou a passagem de serviço do Corpo de Alunos da “Nascente do Poder Aéreo”.

JORNAL DE GUARÁ - FAB supera 2 mil órgãos transportados para transplante


Da Redação | Publicada em 22/03/2024 15:00

A Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial na cadeia da doação de órgãos no Brasil, contribuindo significativamente para salvar vidas e oferecer esperança a pacientes em lista de espera por transplantes.

A FAB garante que órgãos sejam transportados com segurança e rapidez para os hospitais designados, reduzindo significativamente o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos transplantes.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo planejamento das missões que envolvem aeronaves da FAB, foram transportados 130 órgãos apenas no período de junho a dezembro de 2023.

Este ano, no dia 17/03, a FAB superou 2.000 órgãos transportados, em 1.787 missões realizadas de 2016 a 2024. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

O Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira, destacou a prontidão do Esquadrão. “Estamos extremamente orgulhosos de ter concluído o 2000º transporte de órgãos realizado pela Força Aérea Brasileira, conduzido por uma aeronave do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo.

Esta conquista é um testemunho do compromisso incansável e da dedicação exemplar de nossa equipe. É uma honra para nós desempenhar um papel tão crucial em missões que salvam vidas e fortalecem nossa nação”, disse.

Em setembro de 2023, uma aeronave C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira realizou o transporte do coração, de Artur do aeroporto de Guaratinguetá/SP, com destino a São Paulo/SP.

O jovem, de 21 anos, Artur Vinicius Bento da Silva teve morte cerebral, após ter  sofrido um acidente de moto. Ele era morador de Potim/SP.

Cabo do exército de Lorena, Artur auxiliou no salvamento de uma mulher e demais pessoas que estavam soterradas no deslizamento de terra que ocorreu, em São Sebastião.

Esse grande guerreiro foi herói até o último suspiro de vida, segundo a família. Inclusive, eles não se opuseram nas doações de seus órgãos, ao qual ele mesmo havia decidido quando estava vivo.

AUTO ENTUSIASTAS - A despedida do “Gordo”


Daniel Araújo | Publicada em 22/03/2024 19:00

No dia 4 de março ultimo, a Força Aérea Brasileira (FAB) se despediu do lendário Lockheed C-130 Hercules, que realizou sua missão de despedida, após quase 60 anos (faltaram alguns meses!) de operação interrupta no Brasil, uma história que se iniciou em agosto de 1964 com a chegada dos primeiros C-130E ao país, adquiridos novos da Lockheed. Corporation.

O Hércules, assim como a Gillete, sempre foi o nome associado a um produto e mesmo no jornalismo leigo, o Hercules era tratado como sinônimo de avião de transporte.

A gênese do Hercules

Até inicio da década de 1950, os cargueiros militares eram os Douglas C-47 (DC-3), C-54 (DC-4), aeronaves de passageiros convertidas para cargueiros militares.

Posteriormente vieram os Fairchilds C-82 Packet e o C-119, aeronaves de caudas duplas e abertura traseira para lançamento de paraquedistas e cargas, mas todas com motores a pistão.

E é nesse ambiente que o governo dos Estados Unidos emite, em 1951, uma diretiva para a compra de aeronaves militares de transporte, que deveriam contemplar carregar 92 passageiros ou 64 paraquedistas totalmente equipados., e ter um porão de carga de 12 m de comprimento por 2,7 m de altura e pelo menos 3 m de largura.

Os principais fabricantes de aeronaves receberam a diretiva e enviaram suas propostas, mas a Lockheed sagrou-se vencedora e em 1954, precisamente em 23 de agosto, o YC-130 fez seu voo inaugural, já na forma básica como até hoje conhecemos. Os motores escolhidos foram o Alisson T-56, de acionamento direto à caixa de redução,, um motor que se tornou uma verdadeira lenda por equipar o Hercules e outras aeronaves, incluindo a sua versão civil, o Alisson 501D-13 do Electra.

A partir de 1956 começou a entrega dos primeiros C-130A, dando início à produção que este ano completa 68 anos, mantendo praticamente o mesmo conceito original, sendo a aeronave comercial/militar há mais tempo em produção em todo o mundo!

No Brasil

A vida do C-130 no país se inicia em 1964 com a chegada dos primeiros três C-130 da versão E, adquiridos novos da Lockheed. Outras cinco aeronaves foram recebidas entre 1965 e 1968, totalizando oito unidades configuradas para transporte.

Em 1969 três SC-130E foram recebidos e integrados ao esquadrão de busca e salvamento, bem como fotografia da FAB, esquadrão este que operou antes com os lendários quadrimotores Boeing B-17G em versão de fotografia, reconhecimento e salvamento, desativados um ano antes.

Nas décadas de 1970 e 1980 outras oito aeronaves foram adquiridas pela FAB para reabastecimento em voo e reposição de perdas em acidentes e em  2001 é entregue o primeiro dos 10 Hercules adquiridos de segunda mão da Força Aérea Italiana. 

Ao longo de sua vida operacional, os Hercules sofreram modernizações, com as células C-130E sendo modernizadas para o padrão H, outras elevadas ao padrão “M” (modernizadas) com revisão e atualização de sistemas), dando uma sobrevida ao modelo.

Um total de 29 aeronaves do modelo foram operadas pela Força Aérea Brasileira.

No inicio dos anos 2000, a FAB já passa a buscar um substituto para o Hercules. Embora o substituto natural do Hercules fosse o próprio Hercules, na sua versão moderna, o C-130J, a FAB desejava uma aeronave de maior capacidade e velocidade que o próprio Hercules e deu origem aos estudos do KC-x, que veio a se transformar no elogiado Embraer C-390 Millenium, aeronave que no mundo ocidental concorre em pé de igualdade (em alguns casos, até de superioridade) ao Hercules, nas disputas pelos contratos de aquisição.

Enquanto o KC-390 era desenvolvido e sua produção se desse em escala mais lenta que a desejada, a frota de Hercules, alguns quase cinquentenários, envelhecia dia após dia, chegando as células ao limite de sua vida útil. Muitas células então passaram por “canibalizações” no Parque de Material Aeronáutico do Galeão, no Rio de Janeiro, e agora, em 4 de março ultimo, o último Hercules fez sua despedida de operação na FAB, numa historia que faltaram apenas alguns meses para ser de 60 anos. E foi a aeronave que mais tempo operou na FAB!

O destino das aeronaves ainda é incerto, mas provavelmente pelo menos uma permanecerá em solo brasileiro em exposição no Museu Aeroespacial (Musal), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.