NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESATV


ITA realiza nova edição do EEF, evento que debate a educação para a Engenharia do futuro

O Engineering Education for the Future terá duração de três dias e será aberto ao público

Marcelo Barros | Publicada em 24/03/2024 12:17

Entre os dias 16 e 18 de maio, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em São José dos Campos (SP), realizará a segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF), evento focado em discutir o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação, atualizada às novas necessidades da sociedade, contribui com o processo de inovação na indústria brasileira. As atividades serão gratuitas e as inscrições poderão ser feitas pelo site do evento, a partir de abril.

Neste ano, o EEF vai apresentar discussões sobre temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, contando com rodadas de debates sobre processos de aprendizagem e sobre o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade, por exemplo. Além disso, estudantes vindos de universidades de todo país e previamente inscritos participarão de três competições: o ITA Challenge, com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica; o Grand Prix de Inovação, para desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares; e o Data Science Challenge, um hackathon que avaliará a melhor solução para um desafio sugerido.

Haverá também a “Mostra ITA 2050”, uma exposição sobre a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA. Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, o EEF-2024 é a possibilidade de “discutir em alto nível a importância da tríplice hélice, com a integração entre governo, academia e a indústria, uma peça-chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento”.

O coordenador-geral do evento, o Professor Doutor Mauri Aparecido de Oliveira, destaca que o EEF-2024 possibilita conectar alunos de Engenharia de todo o País, assim como a indústria do futuro, com questões que desafiam as próximas gerações e com processos emergentes que afetam os profissionais dessa área. “Com a evolução dessas demandas, tanto do mercado quanto da sociedade, o EEF-2024 torna-se um ambiente ideal para a discussão de estratégias educacionais que atendam a essas necessidades dinâmicas”, completou.

O evento será totalmente gratuito e aberto para estudantes, pesquisadores, empresários ou entusiastas do setor vindos de  todo o País.

Histórico
Após cinco anos desde a última edição, o ITA segue buscando sinergias e soluções de excelência para os desafios educacionais que se apresentam. O Engineering Education for the Future tornou-se, logo após sua primeira edição, uma referência para discussões sobre o atual momento do ensino em Engenharia no Brasil e as estratégias que podem ser apresentadas diante dos impactos da tecnologia e do empreendedorismo. Considerando a busca do crescimento econômico nacional e a maior competitividade da indústria, torna-se necessária a formação com alta qualidade dos engenheiros que serão disponibilizados para o mercado de trabalho, com destaque para a capacidade inovadora desses profissionais.

Em 2019, cerca de 1.300 visitantes participaram do evento, número que deve ser ultrapassado neste ano. Mais uma vez, empresas parceiras patrocinarão as atividades, como a Mac Jee, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo, e responsável pelo desenvolvimento de novas tecnologias e fabricação de produtos para a Indústria de Defesa. “Para garantir inovação e segurança em todas as nossas entregas, precisamos de profissionais altamente qualificados e, hoje, o ITA é, sem dúvidas, o centro de excelência que melhor nos apoia, com profissionais de sólida formação técnica, visão crítica e resiliência“, afirma Alessandra Stefani, CEO da Mac Jee, afirmando também que a parceria contribuirá para o desenvolvimento da empresa, do ITA e de toda a Base Industrial de Defesa (BID).

PORTAL AEROIN


Será encerrado amanhã o período de inscrições para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar de 2025


Murilo Basseto | Publicada em 24/03/2024 07:08

A Força Aérea Brasileira (FAB) ressalta que as inscrições para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2025, que foram abertas no dia 05/03/2024, terminam amanhã, segunda-feira, dia 25/03/2024.

Para ser matriculado no curso, o candidato precisa cumprir todas as exigências previstas nas Instruções Específicas do Exame, não possuir menos de 14, nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro de 2025 e ter concluído, na data da Concentração Final do Exame, o Ensino Fundamental do Sistema Nacional de Ensino.

O processo seletivo é composto de provas escritas (língua portuguesa, matemática, língua inglesa e redação), inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar (para candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas aos negros) e validação documental.  As provas escritas ocorrerão no dia 26/06/2024.

Os aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), no dia 11/01/2025, para habilitação à matrícula no curso.

Após a conclusão do curso com aproveitamento, previsto para 3 anos, o aluno fará jus aos certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio CPCAR e poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Para saber mais sobre a EPCAR, confira no player a seguir a live transmitida no dia 20/03, na qual foi explicado sobre a preparação e a rotina dos Alunos, contadas por eles mesmos e pelo Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Marcelo José da Paz Junior:

Para se inscrever, basta acessar o site clicando aqui, realizar a inscrição e pagar a taxa de R$ 80,00. As 130 vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos, sendo 26 reservadas aos candidatos negros. Para obter mais informações, consulte o edital clicando aqui.

Nascente do Poder Aéreo

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar é uma instituição militar de ensino médio que tem a missão de preparar os Alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

É o início da trajetória daqueles que desejam seguir a carreira de Aviadores na Força Aérea Brasileira.

Informações da Força Aérea Brasileira

Dia Mundial da Meteorologia foi celebrado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo do Brasil


Murilo Basseto | Publicada em 24/03/2024 06:00

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que também celebrou o Dia Mundial da Meteorologia de 2024, comemorado neste sábado, 23 de março, que teve como tema “Na linha da frente da ação climática”.

A data foi escolhida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) a fim de demonstrar a preocupação da comunidade meteorológica com as mudanças atuais que afetam o meio ambiente, impactando no bem-estar da sociedade.

Nesse contexto, o DECEA, por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), tem implementado ações de centralização das informações meteorológicas e de desenvolvimento de ferramentas, visando à melhoria das previsões e da capacidade de vigilância das condições atmosféricas.

Foram realizados vários investimentos pelo DECEA, como o sistema Webradar, que integra os radares meteorológicos instalados por todo território nacional e são operados remotamente; e a atualização do Sistema do Banco Internacional de Dados Operacionais de Meteorologia (OPMET), proporcionando um aprimoramento do intercâmbio de informações.

“O DECEA emprega novas tecnologias para garantir a vigilância meteorológica e o monitoramento da atmosfera. As informações meteorológicas, de forma oportuna e precisa, contribuem para a otimização de todo o Sistema, contribuindo para a redução do tempo de voo, do consumo de combustível e da emissão de gás carbônico”, destaca o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.

Por meio do VOLMET, as informações meteorológicas são transmitidas aos pilotos em tempo real, contribuindo para rotas mais seguras e eficientes. Por ano, são realizados mais de 10 mil comunicações entre piloto e meteorologista em todo o País, evitando incidentes e atrasos nas viagens.

Outro destaque desses avanços é a implantação da Estação Meteorológica de Altitude Automática (EMA-A), uma iniciativa pioneira no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e na América Latina, que reduz a necessidade de fixação dos recursos humanos em locais remotos, promovendo, assim, a gradual substituição do efetivo presencial por equipamentos com capacidade de prestar o serviço meteorológico de forma automatizada em locais geograficamente remotos, de difícil acesso e nas condições mais adversas, com o mais alto nível de eficiência operacional e confiabilidade.

O CIMAER provê segurança, economia e fluidez no atendimento à navegação aérea, ao otimizar recursos e aumentar a eficiência da prestação do serviço de meteorologia aeronáutica.

Um exemplo disso é o Centro Meteorológico Integrado (CMI), órgão operacional do CIMAER. Dentre suas diversas funções, a atividade de vigilância meteorológica exerce papel relevante, com a expedição de avisos (de aeródromo e de cortante de vento), AIRMET e SIGMET. No ano de 2023, o CMI elaborou e divulgou quase 100 mil dessas mensagens.

Portanto, o Comando da Aeronáutica, por meio do DECEA, tem cooperado com a comunidade meteorológica nacional e internacional, bem como contribuído a serviço do tempo e do clima para as novas gerações.

Informações do DECEA

OUTRAS MÍDIAS


RÁDIO JOTA FM - Dia do Especialista de Aeronáutica 25 de Março

No dia 25 de março, celebramos uma data especial dedicada aos profissionais altamente qualificados que integram a Força Aérea Brasileira.

Da Redação | Publicada em 25/03/2024

No dia 25 de março, celebramos uma data especial dedicada aos profissionais altamente qualificados que integram a Força Aérea Brasileira (FAB) e desempenham um papel fundamental na área da aviação.

O Dia do Especialista de Aeronáutica é uma ocasião de reconhecimento e gratidão, marcada pela lembrança da fundação da Escola de Especialistas de Aeronáutica em 25 de março de 1941. Esta instituição emblemática foi estabelecida apenas dois meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro do mesmo ano.

Neste dia, prestamos uma sincera homenagem a todos os especialistas de aeronáutica que, com dedicação e competência, contribuem para o sucesso e a segurança das operações aéreas em nosso país. Seu comprometimento e profissionalismo são pilares fundamentais na defesa e no desenvolvimento da aviação brasileira.

Que esta data sirva como um momento de reconhecimento do valor e da importância desses profissionais, cujo trabalho incansável e expertise são essenciais para o progresso contínuo da Força Aérea Brasileira e para a proteção de nossa nação.

Honra aos Especialistas de Aeronáutica!