NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


DEFESA AÉREA & NAVAL


FAB supera 2 mil órgãos transportados para transplante

Fígado e coração estão entre os mais conduzidos pelas asas da Força Aérea Brasileira

Luiz Padilha | Publicada em 25/03/2024 13:09

A Força Aérea Brasileira (FAB) desempenha um papel crucial na cadeia da doação de órgãos no Brasil, contribuindo significativamente para salvar vidas e oferecer esperança a pacientes em lista de espera por transplantes. A FAB garante que órgãos sejam transportados com segurança e rapidez para os hospitais designados, reduzindo significativamente o tempo de espera e aumentando as chances de sucesso nos transplantes.

De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), responsável pelo planejamento das missões que envolvem aeronaves da FAB, foram transportados 130 órgãos apenas no período de junho a dezembro de 2023. Este ano, no dia 17/03, a FAB superou 2.000 órgãos transportados, em 1.787 missões realizadas de 2016 a 2024. Fígado e coração são os órgãos mais transportados.

O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) – Esquadrão Guará, situado em Brasília (DF) transportou dois rins e um fígado, atingindo a marca de 2.000 órgãos transportados. Atualmente, o Esquadrão é o que mais realiza esse tipo de missão na FAB e conta com quatro aeronaves operacionais: C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98 Caravan e U-100 Phenom.

O Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador Daniel Rodrigues Oliveira, destacou a prontidão do Esquadrão. “Estamos extremamente orgulhosos de ter concluído o 2000º transporte de órgãos realizado pela Força Aérea Brasileira, conduzido por uma aeronave do Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo. Esta conquista é um testemunho do compromisso incansável e da dedicação exemplar de nossa equipe. É uma honra para nós desempenhar um papel tão crucial em missões que salvam vidas e fortalecem nossa nação”, disse.

Exemplo

A jovem Alicia Alves Silva, aos dois anos de idade, recebeu um coração novo e saudável que foi transportado pela Força Aérea. “Hoje eu vejo a FAB como uma Instituição que faz parte diretamente da minha família, pessoas que tive o privilégio de conhecer depois e agradecer pessoalmente por tudo que fizeram por nós. Um papel memorável, de extrema grandeza. Somos muito gratos pela FAB ter transportado o coração da Alicia com tanto zelo”, disse Giselly Alves, mãe da jovem.

Cadeia de Acionamento

A missão de Transporte de Órgãos, Tecidos e Equipes (TOTEQ) é iniciada quando a Central Nacional de Transplantes (CNT) é informada por alguma Central Estadual sobre a existência de órgão ou tecido em condições clínicas para o transplante. A CNT aciona as companhias aéreas para verificar a disponibilidade logística. Se houver voo compatível, os aviões comerciais recebem o órgão e levam ao destino.

Quando não há disponibilidade logística das companhias aéreas, a Central recorre a FAB, uma ou mais aeronave para a captação e transporte de material ou equipes. A pronta-resposta da FAB é fundamental para o sucesso da sensível missão de transporte de órgãos e tecidos. A segurança e rapidez das aeronaves, aliado ao profissionalismo de equipes especializadas, permitem que a Instituição garanta que órgãos sejam conduzidos de forma eficiente para hospitais designados, aumentando significativamente as chances de sucesso nos transplantes.

Os pedidos chegam à Força Aérea por meio de uma estrutura montada no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). De lá, avalia-se qual a unidade será acionada para realizar o transporte.

Aparato Legal

O Decreto 9.175/17 dispõe sobre órgãos, tecidos, células e partes do corpo humano para fins de transporte e tratamento. Segundo o dispositivo legal, a FAB deve manter uma aeronave sempre disponível para cumprir missões dessa natureza, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde (MS).

Ainda, o Sistema Nacional de Transplantes (SNT) conta com o apoio da Força Aérea para transportar equipes médicas de coleta, que conseguem se mobilizar em menos de duas horas, para buscar o órgão  e levar ao receptor a qualquer hora e em qualquer lugar do Brasil.

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), é responsável pela coordenação da distribuição dos órgãos para transplante no Brasil, por meio de transporte aéreo.

Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Johny Lucas

Edição: Agência Força Aérea

Fotos: Suboficial Johnson / CECOMSAER e Arquivo Pessoal

 

 

PORTAL AEROIN


Pesquisas do ITA sobre Estudos do Domínio Aéreo, na parceria entre Brasil e Suécia, têm resultados positivos


Murilo Basseto | Publicada em 25/03/2024

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) informa que seu Encontro Técnico-Científico com representantes da parceria binacional entre Brasil e Suécia apontou resultados positivos obtidos em pesquisas sobre Estudos do Domínio Aéreo (ADS, na sigla em inglês).

As atividades aconteceram entre os dias 11 e 14 de março, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), e possibilitaram a discussão sobre os próximos avanços nas áreas analisadas.

A reunião foi organizada pelo Laboratório de Pesquisa em Concepção de Sistemas Complexos (CONCEPTIO) do ITA, que concentra parte dos estudos teóricos desenvolvidos até agora.

No local, são pesquisados, entre outros projetos, o Safe Integration of different Manned and Unmanned Aircraft into non-segregated Airspace (SIMUA) e o Virtual Demonstrator (VD), que têm como objetivo, por exemplo, compreender a segurança do espaço aéreo com a integração de diferentes tipos de aeronaves, tripuladas ou não, permitindo a inserção de novas tecnologias em benefício da sociedade.

Segundo o Instituto, durante os quatro dias de encontro, foi possível verificar a troca de conhecimentos entre os pesquisadores brasileiros e suecos e a definição dos próximos passos que fortalecerão as colaborações entre as empresas e instituições envolvidas nos dois países

Entre as soluções positivas apresentadas estão a demonstração da integração do projeto Human-Machine Interface (HMI) com a Arena VD, mostrando ser essa uma excelente ferramenta para a validação de conceitos operacionais, além dos resultados obtidos na área de detecção de colisões, com avanços significativos nas tecnologias de segurança aérea.

O coordenador acadêmico dos projetos SIMUA e VD, Professor Doutor Christopher Shneider Cerqueira, afirmou que o encontro técnico-científico representa mais um passo significativo na cooperação aeronáutica Brasil-Suécia, destacando o compromisso conjunto com a excelência na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor aeroespacial. “Essa visão compartilhada de inovação certamente impulsionará ainda mais os projetos em andamento”, avaliou.

Para o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, atividades como essa reforçam que o Instituto mantém ativo seu papel com a sociedade brasileira, colocando o país como protagonista em desenvolvimento de tecnologias disruptivas. “Os resultados destes trabalhos serão verificados, no futuro, no dia a dia das pessoas e nós ficamos honrados em fazer parte desse progresso”, apontou.

Do Brasil, participaram do encontro técnico-científico representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e do ITA, além das empresas Embraer, XMOBOTS e ATECH. Já da Suécia, estiveram representantes das Universidades de Linköping (LiU) e Mälardalen (MDU), além das empresas INNOVAIR, Saab, Luftfartsverket e Försvarets Materielverk (FMV).

FUTURO

Os estudos na área do ADS abordam temas como sistemas tripulados e não tripulados; navegação aérea e aprendizado de máquina. As atividades são exemplos de resultados positivos oriundos da interação da tríplice hélice da inovação, envolvendo o governo, a academia e a indústria. O encontro da última semana foi mais um dos realizados no ITA desde o início da parceria binacional entre Brasil e Suécia.

Durante as discussões em grupo, foram abordados diversos cenários e soluções relacionadas ao domínio aéreo e, em cada tópico, desde avanços teóricos até simulações operacionais, surgiram percepções valiosas para o progresso da área. Além disso, houve uma reiteração constante da importância da segurança dos drones e da conformidade com as regulamentações em todas as áreas de operação, ênfase que destacou a necessidade de garantir práticas responsáveis para promover um ambiente aéreo seguro e harmonioso, ressaltando a importância fundamental da consciência situacional no domínio aéreo.

Um dos pesquisadores envolvidos no projeto, o Major Especialista em Controle do Tráfego Aéreo Cristian da Silveira Smidt, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), avaliou que “os avanços que podem surgir dessa parceria demonstram a confiança na capacidade de ambos os países em impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento no setor aeroespacial”.

“As discussões sobre o futuro das operações Unmanned Traffic Management, as tecnologias envolvidas e as incertezas enfrentadas no controle do espaço aéreo foram enriquecedoras”, concluiu.

Esquadrilha da Fumaça atualiza agenda de demonstração de abril e confirma que estará na FIDAE 2024


Murilo Basseto | Publicada em 25/03/2024

Em atualização de agenda publicada nesta segunda-feira, 25 de março, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), também conhecido com a Esquadrilha da Fumaça, confirmou que estará presente em mais uma edição do maior evento aeroespacial e de defesa da América do Sul, a 23ª Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE).

Além da ida à FIDAE 2024 em Santiago do Chile, a Esquadrilha também adicionou mais uma cidade, do Rio Grande do Sul, que receberá a demonstração com as aeronaves Embraer A-29 Super Tucano no dia 6 de abril.

Confira a seguir a mais recente atualização da agenda, incluindo as cidades já previamente informadas pelo AEROIN no último sábado:

Dia 30 de março
Santo Antônio do Jardim (SP)

Dia 2 de abril
Vinhedo (SP)

Dia 6 de abril
Santiago (RS)

Dias 10 a 14 de abril
Chile – FIDAE 2024

Dia 20 de abril
Ponta Grossa (PR)

Dia 21 de abril
Itapetininga (SP)

A programação acima descrita pode sofrer alterações, tanto com alteração/cancelamento das demonstrações previstas quanto com inclusão de mais cidades.

Força Aérea compartilha a bonita história de dois irmãos – um Especialista e uma futura Especialista de Aeronáutica


Murilo Basseto | Publicada em 25/03/2024 17:34

Nesta segunda-feira, 25 de março, em função da celebração do Dia do Especialista de Aeronáutica, a Força Aérea Brasileira (FAB) compartilha a bonita história de dois irmãos Especialistas de Aeronáutica, conforme reproduzida no texto abaixo do vídeo a seguir:

Família Especialista

“Disciplina, Amor e Coragem” formam os pilares do Código de Honra do Aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

Foi inspirado nesse lema que o Sargento Everton Bruno Batista Augusto, da especialidade Mecânica de Aeronaves (BMA), natural de Aparecida (SP), ingressou na FAB para realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS), em 20 de janeiro de 2003. Passados 21 anos, hoje o militar faz parte do efetivo da Seção de Apoio Aéreo da EEAR, contribuindo para o cumprimento da missão da Instituição.

O sonho de ser graduado da Força Aérea Brasileira (FAB) surgiu quando, ainda criança, nos tempos em que observava o seu pai – o Sargento Joselito de Paula Augusto, da especialidade de Serviço de Guarda e Segurança (SGS), também lotado na Escola que é chamada de “Berço dos Especialistas” – trajar com orgulho a farda azul, motivando-o a seguir rumo “aos astros e além”, em referência ao lema da EEAR: Ad Astra Et Ultra.

“Tenho muito orgulho e devo gratidão à Força Aérea por tudo que tenho e, principalmente, pela oportunidade de poder contribuir com a distinta missão dessa renomada Instituição de ensino, onde pude me capacitar e me aperfeiçoar profissionalmente para, hoje, contribuir com o desenvolvimento das habilidades e com a transmissão dos conhecimentos às demais gerações de Alunos que aqui ingressam’’, ressalta o militar, que é Instrutor de sua especialidade.

No dia da sua formatura de conclusão de curso, em 25 de junho de 2004, o jovem levou como convidada a sua irmã, que na ocasião tinha apenas dois anos de idade. Assim, nascia mais um sonho dentro da mesma família. Ao longo dos anos, a pequena Lívia Graziela Pereira Batista Ribeiro admirou seu irmão pela carreira escolhida, o que fez aflorar a sua paixão pela aviação e o desejo de servir ao país.

Em 2021, ela decidiu se dedicar ainda mais aos estudos, ao saber que a EEAR contemplaria o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA). Assim, buscou aproveitar a oportunidade para se tornar uma Sargento da Força Aérea Brasileira e alçar voos mais altos, inspirada na história de seu irmão.

No dia 7 de janeiro de 2024, o sonho começou a se tornar realidade quando a jovem ingressou na EEAR, após ser aprovada no processo seletivo para o CFS, na mesma especialidade do seu irmão. A então Aluna Lívia Ribeiro entrou para a história ao integrar a primeira turma que contemplou o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA), contando com seis mulheres, e de Material Bélico (BMB), composta por três mulheres.

E foi na Cerimônia Militar alusiva ao término do Estágio de Adaptação Militar, no dia 9 de fevereiro de 2024, que a emoção se fez presente, quando o Sargento Augusto e a Aluna Lívia Ribeiro protagonizaram um encontro emocionante no pátio do Corpo de Alunos. Irmãos unidos pelo azul da FAB.

“Sempre levei em consideração o exemplo inspirador do meu irmão, que me motivou a escolher essa profissão admirável. Hoje, sou muito feliz e orgulhosa de ter feito a escolha certa e, principalmente, fazer parte dessa mudança e contribuir para a quebra de paradigmas em minha área de atuação”, destacou a Aluna Lívia Ribeiro.

EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica, que carrega o título de “Berço dos Especialistas”, está localizada em Guaratinguetá (SP), sendo o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul.

Tendo como missão formar e aperfeiçoar os graduados do Comando da Aeronáutica, a Escola oferta especialidades em diferentes áreas técnico-profissionais, ensejando, assim, um conjunto de todo eficaz para o cumprimento da missão constitucional e das atribuições subsidiárias que cabem à Força Aérea Brasileira.

A EEAR, desde a sua criação, em 25 de março de 1941, já formou mais de 70 mil profissionais e aperfeiçoou outros 54 mil graduados, sendo este o dia dedicado aos Especialistas de Aeronáutica, como forma de enaltecer e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que se dedicam diuturnamente em prol do lema “voar e fazer voar”.

Ao longo de sua história, a EEAR tem se destacado pela excelência no ensino e pela constante adequação curricular e modernização de sua infraestrutura, face aos novos desafios que os avanços tecnológicos exigem.

Atualmente, existem duas formas de ingressar na EEAR. Uma delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), que tem duração aproximada de dois anos e exige, dentre outros requisitos, o ensino médio completo. A outra acontece por meio do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), que possui duração de, aproximadamente, um ano, e exige que o candidato tenha concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino e possua o Curso Técnico de Nível Médio na área pretendida.

Informações da EEAR / FAB

PORTAL PODER AÉREO


ESPECIAL: Caça Gripen no Domingo Aéreo na Base Aérea de Belém (PA)


Joaquim Neto | Publicada em 25/03/2024

No domingo chuvoso de ontem, desafiei as previsões meteorológicas, armado de câmera e acompanhado por meu filho e esposa, para registrar o domingo aéreo na Base Aérea de Belém (BABE). As imagens que compartilho aqui foram capturadas sob essas circunstâncias improvisadas, um testemunho do meu esforço em conciliar as responsabilidades parentais com a paixão pela aviação.

À minha chegada, a presença marcante de uma multidão, desafiando igualmente a chuva, foi a primeira surpresa do dia. Contrariamente ao que se poderia esperar, o clima não afastou os entusiastas, que, como eu, aguardavam ansiosos pela oportunidade de avistar de perto o novo caça Gripen da FAB, o protagonista do evento.

Minhas expectativas em relação ao Gripen, alimentadas por comentários frequentes sobre suas dimensões modestas, especialmente em comparação com outras aeronaves militares como o Mirage, o Xavante e o AMX que conheci, sofreram um ajuste imediato. Ao contrário da impressão inicial de que encontraria um jato diminuto, deparei-me com uma máquina imponente e com seu armamento moderno.

Não pude deixar de notar a ironia do Gripen, uma criação do frio norte europeu, sendo submetido ao teste das condições de umidade e calor típicas da nossa região. Embora para nós, habitantes locais, o clima fosse considerado moderado, imagino que para os padrões escandinavos, representasse um desafio considerável.

As fotos, apesar das limitações impostas pelo cenário e pela necessidade de cuidar de meu filho durante o evento, são um relato visual da minha jornada nesse dia.

PORTAL DEFESANET


Dia do Especialista: A Família Especialista da FAB


Ricardo Fan | Publicada em 25/03/2024

“Disciplina, Amor e Coragem” formam os pilares do Código de Honra do Aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Foi inspirado nesse lema que o Sargento Everton Bruno Batista Augusto, da especialidade Mecânica de Aeronaves (BMA), natural de Aparecida (SP), ingressou na FAB para realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS), em 20 de janeiro de 2003. Passados 21 anos, hoje o militar faz parte do efetivo da Seção de Apoio Aéreo da EEAR, contribuindo para o cumprimento da missão da Instituição.

O sonho de ser graduado da Força Aérea Brasileira (FAB) surgiu quando, ainda criança, nos tempos em que observava o seu pai – o Sargento Joselito de Paula Augusto, da especialidade de Serviço de Guarda e Segurança (SGS), também lotado na Escola que é chamada de “Berço dos Especialistas” – trajar com orgulho a farda azul, motivando-o a seguir rumo “aos astros e além”, em referência ao lema da EEAR: Ad Astra Et Ultra.

“Tenho muito orgulho e devo gratidão à Força Aérea por tudo que tenho e, principalmente, pela oportunidade de poder contribuir com a distinta missão dessa renomada Instituição de ensino, onde pude me capacitar e me aperfeiçoar profissionalmente para, hoje, contribuir com o desenvolvimento das habilidades e com a transmissão dos conhecimentos às demais gerações de Alunos que aqui ingressam’’, ressalta o militar, que é Instrutor de sua especialidade.

No dia da sua formatura de conclusão de curso, em 25 de junho de 2004, o jovem trouxe como convidada a sua irmã, que na ocasião tinha apenas dois anos de idade. Assim, nascia mais um sonho dentro da mesma família. Ao longo dos anos, a pequena Lívia Graziela Pereira Batista Ribeiro admirou seu irmão pela carreira escolhida, o que fez aflorar a sua paixão pela aviação e o desejo de servir ao país. 

Em 2021, ela decidiu se dedicar ainda mais aos estudos, ao saber que a EEAR contemplaria o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA). Assim, buscou aproveitar a oportunidade para se tornar uma Sargento da Força Aérea Brasileira e alçar voos mais altos, inspirada na história de seu irmão.

No dia 7 de janeiro de 2024, o sonho começou a se tornar realidade quando a jovem ingressou na EEAR, após ser aprovada no processo seletivo para o CFS, na mesma especialidade do seu irmão. A então Aluna Lívia Ribeiro entrou para a história ao integrar a primeira turma que contemplou o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA), contando com seis mulheres, e de Material Bélico (BMB), composta por três mulheres.

E foi na Cerimônia Militar alusiva ao término do Estágio de Adaptação Militar, no dia 9 de fevereiro de 2024, que a emoção se fez presente, quando o Sargento Augusto e a Aluna Lívia Ribeiro protagonizaram um encontro emocionante no pátio do Corpo de Alunos. Irmãos unidos pelo azul da FAB.

“Sempre levei em consideração o exemplo inspirador do meu irmão, que me motivou a escolher essa profissão admirável. Hoje, sou muito feliz e orgulhosa de ter feito a escolha certa e, principalmente, fazer parte dessa mudança e contribuir para a quebra de paradigmas em minha área de atuação”, destacou a Aluna Lívia Ribeiro.

EEAR

A Escola de Especialistas de Aeronáutica, que carrega o título de “Berço dos Especialistas”, está localizada em Guaratinguetá (SP), sendo o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul. Tendo como missão formar e aperfeiçoar os graduados do Comando da Aeronáutica, a Escola oferta cerca de 28 especialidades em diferentes áreas técnico-profissionais, ensejando, assim, um conjunto de todo eficaz para o cumprimento da missão constitucional e das atribuições subsidiárias que cabem à Força Aérea Brasileira (FAB).

A EEAR, desde a sua criação, em 25 de março de 1941, já formou mais de 70 mil profissionais e aperfeiçoou outros 54 mil graduados, sendo este o dia dedicado aos Especialistas de Aeronáutica, como forma de enaltecer e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que se dedicam diuturnamente em prol do lema “voar e fazer voar”. Ao longo de sua história, a EEAR tem se destacado pela excelência no ensino e pela constante adequação curricular e modernização de sua infraestrutura, face aos novos desafios que os avanços tecnológicos exigem.

Atualmente, existem duas formas de ingressar na EEAR. Uma delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), que tem duração aproximada de dois anos e exige, dentre outros requisitos, o ensino médio completo. A outra acontece por meio do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), que possui duração de, aproximadamente, um ano, e exige que o candidato tenha concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino e possua o Curso Técnico de Nível Médio na área pretendida.

Fotos: Soldado Nogueira e Arquivo Pessoal

VI COMAR realiza Ciclo de Palestras alusivo ao Dia do Especialista

Evento teve por objetivo trabalhar temas pertinentes ao fortalecimento de valores e à carreira dos Graduados

Ricardo Fan | Publicada em 25/03/2024

O Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), realizou, entre os dias 20 e 22/03, em Brasília (DF), nos Auditórios do Grupamento de Apoio de Brasília (GAP-BR) e do Serviço de Recrutamento e Preparo de Pessoal da Aeronáutica de Brasília (SEREP-BR), o Ciclo de Palestras em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica. O evento, coordenado pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Brasília (GUARNAE-BR), Suboficial Especialista em Suprimento Técnico, Roberto Moraes Ramos, teve como objetivo trabalhar temas pertinentes ao fortalecimento de valores e à carreira dos Graduados, trazendo oportunidades e conhecimento ao efetivo. 

“O encontro foi uma oportunidade única para reforçar os pilares que sustentam a excelência e o compromisso dos nossos graduados. Cada tema abordado reflete a nossa dedicação em promover um ambiente onde valores, como honra, ética e integridade, são vivenciados diariamente”, expressou o Suboficial R. Moraes.

Na abertura, o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Jefferson Cesar Darolt, deu as boas-vindas aos militares presentes e destacou que o Ciclo de Palestras é um reconhecimento aos nossos Especialistas. “Esse ciclo de palestras tem como público-alvo nossos Sargentos e Suboficiais Especialistas. O objetivo é relembrar temas importantes que, muitas vezes, em nosso dia a dia, deixamos de lado. Que todos aproveitem bem as palestras, que abordarão assuntos relevantes e empolgantes para que vocês possam galgar uma trajetória de sucesso dentro da Força Aérea Brasileira”, disse.

O evento reuniu temas como Liderança; Honra e Pertencimento; A importância do Processo de Avaliação e o Impacto na carreira do Graduado; Processo de Seleção de Medalhística da FAB; Processo de Escolha e Seleção de Graduados para Funções Especiais no Brasil e Exterior e Ética e Integridade na Carreira do Graduado.

Participaram como palestrantes: o Subcomandante do VI COMAR, Coronel Aviador Glauco dos Santos Cândido; o Coronel Aviador Wllices Dantas de Carvalho, do Estado Maior da Aeronáutica (EMAER), o Tenente-Coronel Aviador Emanuel Patricio Beserra Garioli, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER); o Tenente-Coronel Aviador Juarez Bessa Leal, da Secretaria de Avaliação e Promoções (SECPROM); o Tenente-Coronel Aviador Davi de Abreu, da Assessoria de Recursos Humanos do Gabinete do Comandante da Aeronáutica (GABAER) e o Sargento Especialista em Administração George Alves de Albuquerque Junior, da Secretaria de Conselho do GABAER.

Para a Sargento Especialista em Administração Diana Anastácia Menezes Teles, do Centro de Controle Interno da Aeronáutica (CENCIAR), o Ciclo de Palestras trouxe uma visão de vários aspectos que, por vezes, não estão evidentes na rotina dos militares. “Foi uma oportunidade de relembrar os conceitos básicos que regem a nossa vida militar, enfatizando como a honra, o pertencimento, a lealdade e a liderança são pilares essenciais para a construção de um militar exemplar, bem como corroborando para esclarecer dúvidas pertinentes ao plano de avaliação dos graduados”, declarou.

Texto com informações do Tenente Adenildo / VI COMAR – Fotos: Sargento Müller Marin / CECOMSAER

 

 

 

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL DÍARIO CAMPINEIRO - Esquadrilha da Fumaça volta para festejar os 75 anos de Vinhedo


Publicada em 25/03/2024

Malabarismo, velocidade e muita emoção. Assim, Vinhedo vai celebrar os 75 anos no próximo dia 2 de abril, feriado municipal, com a presença da Esquadrilha da Fumaça abrilhantando o aniversário da cidade e a abertura da 60ª Festa da Uva e 12ª Festa do Vinho de Vinhedo. 

Repetindo o enorme sucesso do ano passado, a apresentação gratuita está programada para ter início, pontualmente, às 15h30, tendo o Parque Municipal Jayme Ferragut como cenário para concentração do público. 

Com a missão de realizar demonstrações aéreas por todo o Brasil e pelo mundo afora, a Esquadrilha da Fumaça difunde a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB). O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA (nome oficial) fica sediado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP, a 144 quilômetros de Vinhedo.

A apresentação

Com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e em 21 países, a Esquadrilha da Fumaça representa para milhares de pessoas a oportunidade de estabelecer contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira. 

Toda apresentação conta com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função específica. Um oitavo piloto fica em solo realizando a locução.

Geralmente, a demonstração tem duração de 35 minutos e conta com cerca de 50 acrobacias. Em uma demonstração aérea, antes da decolagem, os sete pilotos são acompanhados pelos mecânicos da área de manutenção e se apresentam para o Líder da Esquadrilha, marchando até os aviões e iniciando as ações necessárias para a partida das aeronaves. Após todos os procedimentos de segurança, é dado início ao show aéreo.

História

A Esquadrilha da Fumaça nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindo-lhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.

Em 14 de maio de 1952, aconteceu a primeira demonstração oficial da Esquadrilha da Fumaça, no Rio de Janeiro. Com mais de 70 anos de história, a Fumaça se concretizou como um instrumento de comunicação social da FAB, com manobras arrojadas e algumas exclusivas que a fazem diferenciar das demais esquadrilhas do mundo, como o voo invertido em formação, sua especialidade.

PORTAL - RÁDIO J FM - Dia do Especialista de Aeronáutica 25 de Março

No dia 25 de março, celebramos uma data especial dedicada aos profissionais altamente qualificados que integram a Força Aérea Brasileira.

Da Redação | Publicada em 25/03/2024

No dia 25 de março, celebramos uma data especial dedicada aos profissionais altamente qualificados que integram a Força Aérea Brasileira (FAB) e desempenham um papel fundamental na área da aviação.

O Dia do Especialista de Aeronáutica é uma ocasião de reconhecimento e gratidão, marcada pela lembrança da fundação da Escola de Especialistas de Aeronáutica em 25 de março de 1941. Esta instituição emblemática foi estabelecida apenas dois meses após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro do mesmo ano.

Neste dia, prestamos uma sincera homenagem a todos os especialistas de aeronáutica que, com dedicação e competência, contribuem para o sucesso e a segurança das operações aéreas em nosso país. Seu comprometimento e profissionalismo são pilares fundamentais na defesa e no desenvolvimento da aviação brasileira.

Que esta data sirva como um momento de reconhecimento do valor e da importância desses profissionais, cujo trabalho incansável e expertise são essenciais para o progresso contínuo da Força Aérea Brasileira e para a proteção de nossa nação.

Honra aos Especialistas de Aeronáutica!