NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


MINISTÉRIO DA DEFESA


Forças Armadas alteram processos para produção de máscaras de tecido


Da Redação | Publicada em 26/04/2020 19:25

Brasília (DF), 26/04/2020 - Para proteger militares e civis que atuam no enfrentamento à pandemia da COVID-19, as Forças Armadas se adaptaram para desempenhar uma nova tarefa. Em diversas localidades, Organizações da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira estão produzindo máscaras de tecido para serem distribuídas entre os públicos interno e externo.

Apenas o Comando Conjunto Sul produz 1,7 mil máscaras por dia. Ao todo, dez unidades do Exército, sediadas no Paraná e no Rio Grande do Sul, estão trabalhando na manufatura do equipamento de produção individual descartável. Da FAB, as Alas 3 e 4, sediadas no Rio Grande do Sul, em Canoas e em Santa Maria, respectivamente, também participam da produção. A Marinha emprega o 5º Distrito Naval, em Rio Grande, no mesmo Estado. Ao todo 136 militares atuam na tarefa.

Na Região Sudeste, uma parceria entre o Comando Conjunto Leste e o Serviço Social do Comércio (SESC-RJ) possibilita a produção de máscaras descartáveis no Rio de Janeiro (RJ). Com o material disponibilizado pelo SESC, militares da Brigada de Infantaria Paraquedista do da Força Terrestre atingiram a produção de 400 máscaras diárias. O efetivo empregado na atividade é o responsável pela manutenção de paraquedas no Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar (DOMPSA). Além das máscaras, a Brigada também participou de campanha de arrecadação de alimentos.

Ainda no Rio, militares da Companhia de Comando da 4ª Região Militar distribuíram matéria-prima para a confecção de máscaras em confecções, oficinas, facções e por costureiras independentes do projeto “Um Milhão de Máscaras”.

O Comando Conjunto Sudeste, que atua no Estado de São Paulo, também está produzindo máscaras de tecido e TNT para uso dos militares que atuam durante a Operação COVID-19. Ao todo, 50 militares de três unidades em Campinas (SP) e Barueri (SP) mantêm produção de 1.480 unidades diárias. Um deles, o 22º Batalhão Logístico Leve Aeromóvel, adaptou seus maquinários de capotaria e correaria e treinou seu pessoal para confeccionar máscaras.

No âmbito do Comando Conjunto Planalto, o 16º Batalhão Logístico (16º B Log) está mobilizado na produção de máscaras de proteção individual em tecido e reutilizáveis. São empregados na atividade os militares da oficina de capotaria da Companhia Logística de Manutenção. Depois de produzidas, as máscaras são higienizadas, embaladas e distribuídas em apoio à tropa. Confeccionadas em tecido tricoline, as máscaras podem ser lavadas e reutilizadas. Usadas de forma correta, ajudam na proteção, principalmente dos militares que mantém contato com o público.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio Grande do Norte (SENAI-RN), realiza oficinas de costura para a produção de máscaras de tecido. A ação se dá na sede do Departamento Regional do Abrigo do Marinheiro em Natal (RN), com máquinas de costura adquiriras para o Projeto “IntegrAção”. As máscaras de tecido estão sendo utilizadas pelas tripulações das organizações militares e Família Naval.

Operação COVID-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Doação de kits alimentação e higienização estão entre as iniciativas para superar a pandemia de Covid-19


Da Redação | Publicada em 26/04/2020 17:49

Brasília (DF), 26/04/2020 – Panfletagens para conscientização sobre os cuidados a serem tomados durante a pandemia, doação de alimentos e desinfecção de locais públicos. Essas são algumas das atividades com que mais de 29 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estiverem envolvidos este fim de semana.

Em bairros da capital maranhense a panfletagem conscientizou moradores sobre as medidas sanitárias necessárias no enfrentamento ao novo coronavírus. Já em auxílio à organização da infraestrutura do Hospital de Campanha de Santarém (PA), localizado no Parque Municipal da Cidade, integrantes do 8º Batalhão de Engenharia de Construção realizaram a montagem de beliches. No mesmo Estado, o local que abriga famílias atingidas por enchente, em Nova Marabá, foi higienizado. Os militares aproveitaram a oportunidade para fazer panfletagem e palestra sobre a como diminuir os riscos de propagação da COVID-19.

Em outro extremo do País, no município de Lapa, no Paraná, o Comando Conjunto Sul prossegue nas ações de manutenção dos estoques de sangue. Militares do 15º Grupo de Artilharia de Companha Autopropulsado realizaram a doação no Centro de Hematologia e Hemoterapia. Iniciativa semelhante foi repetida pelos militares da Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, no mesmo Estado.

Em outro Estado da região, no município de Santa Maria, no Rio Grande do sul, 60 Militares da 3ª Divisão de Exército realizaram a desinfecção do Calçadão da cidade, um dos locais mais movimentados. Iniciativa semelhante ocorreu em Uruguaiana, no mesmo Estado. O 22° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em parceria com a prefeitura, realizou a descontaminação da rodoviária e do terminal de transportes coletivos. Atividade semelhante ocorreu em Corumbá, em Mato Grosso do Sul. O local descontaminado foi o Posto de Imigração Esdras, na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Já na capital de Rondônia, a Equipe de Resposta Biológica, Nuclear, Química e Radiológica, composta por militares do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, realizou desinfecção em áreas de grande circulação do Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira. No Nordeste, foi desinfetada a Câmara Municipal da capital potiguar. 

Em outros pontos do País, na capital paranaense, no município gaúcho de Bagé, em Fortaleza, Ceará, e em Ilhéus, na Bahia, famílias dos alunos da cadastrados no Programa Forças no Esporte (PROFESP), receberam kits de alimentação. Já a Associação Eternos Beloguianos, do 8º Batalhão Logístico, entregou, em Viamão, Alvorada, Canoas (RS) e em Florianópolis, na Praia dos Ingleses, na vizinha Santa Catarina, alimentos e material de higiene a pessoas de baixa renda.

Com foco na proteção, o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais ampliou a produção de equipamentos para auxiliar no combate à pandemia. No local, entre os novos itens produzidos estão kits hospitalares fabricados em aço carbono. A produção de máscaras também foi assumida por voluntárias de Piracicaba, em São Paulo.

As Forças Armadas, atentas às necessidades da distribuição dos Equipamentos de Proteção Individual, estiveram envolvidas no transporte de quatro toneladas desses materiais. Uma aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira, decolou do Rio de Janeiro tendo como destino a capital federal e Belém, no Pará.

Entre as atividades ininterruptas, está a inspeção naval. A Agência da Capitania dos Portos em Camocim intensificou as ações de nas praias localizadas entre os municípios de Barroquinha e Chaval, na divisa dos estados do Ceará e do Piauí. Em Três Lagoas, Minas Gerais, os militares continuam apoiando a campanha de vacinação da gripe H1N1.

Em meio às dificuldades do distanciamento social e o trabalho incessante de todos os profissionais que estão na linha de frente de combate à Covid-19, há sempre tempo para momentos de descontração. Por isso, militares têm levado alento por meio de música. No domingo, a Banda de música do CINDACTA III fez apresentação em vilas militares do Recife.

Operação COVID-19
O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate à COVID-19. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando Aeroespacial (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia que recebeu o nome de Operação COVID-19.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas poderão ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determinará a melhor forma de atendimento.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL AGORARN - Câmara Municipal de Natal recebe desinfecção na manhã deste domingo (26)

Trabalho foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local

Por Redação | Publicada em 26/04/2020 10:52

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto pela Marinha do Brasil (Comando do 3º Distrito Naval), Exército Brasileiro (7ª Brigada de Infantaria Motorizada) e Força Aérea Brasileira (ALA 10), realizou, neste domingo (26), a desinfecção da Câmara Municipal de Natal.

O trabalho foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local. A atividade contou com militares das Forças Armadas, habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos 10 Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação Covid-19, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil.