NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


SBT


Doações ao Rio Grande do Sul: veja como funciona campanha da FAB para arrecadar donativos

Iniciativa Todos Unidos pelo Sul reúne mantimentos para vítimas de chuvas e enchentes no RS em três bases aéreas (DF, RJ e SP)

Felipe Moraes | Publicada em 10/05/2024 09:47

A campanha "Todos Unidos pelo Sul!", coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para reunir mantimentos aos afetados por chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul, tem recebido toneladas de doações de todo o país. A jornalista Iasmin Costa, coapresentadora do programa Brasil Agora, mostra bastidores dessa operação para arrecadar donativos na edição desta sexta-feira (10).

A iniciativa começou na noite de 3 de maio e pede doações de itens como roupas, colchonetes, água potável e alimentos não perecíveis. Há três pontos de coleta para centralizar a arrecadação, funcionando sempre das 8h às 18h: Base Aérea de Brasília, Base Aérea do Galeão (RJ) e Base Aérea de São Paulo.

A FAB divulgou, na noite dessa quinta (9), números atualizados da operação de ajuda e socorro ao RS:

  • Aeronaves empregadas: 17;
  • Aeronaves utilizadas: C-95 Bandeirante, KC-390 Millennium, KC-30, C-98 Caravan, SC-105 Amazonas, C-105 Amazonas, H-60L Black Hawk, H-36 Caracal;
  • Militares envolvidos: 2.346;
  • Pessoas resgatadas: 2.167;
  • Pets resgatados: 232;
  • Evacuação Aeromédica (EVAM): 53;
  • Carga (donativos): 108 toneladas;
  • Carga (material de apoio): 395 toneladas.
PORTAL DO GOVERNO DO BRASIL


FAB, Exército e voluntários levam 400 toneladas de donativos para Canoas (RS) neste sábado (11)

Imprensa poderá cobrir decolagem de aeronave da Base Aérea de Brasília. Três hangares do local armazenam doações destinadas à população do Rio Grande do Sul

Da Redação | Publicada em 10/05/2024 16:14

Em mais uma etapa da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), 20 carretas do Exército Brasileiro e veículos de empresários voluntários transportarão 400 toneladas de donativos — entre roupas, colchonetes, água potável e alimentos — rumo a Canoas (RS), neste sábado, 11 de maio.

A decolagem da aeronave ocorrerá na Base Aérea de Brasília em uma ação de cooperação entre FAB, Exército e membros da sociedade civil em apoio à população do Rio Grande do Sul (RS), em virtude das enchentes no estado.

IMPRENSA — A entrada de veículos de imprensa na Base Aérea de Brasília, para cobertura da decolagem e da ação conjunta, está autorizada a partir das 5h deste sábado. O recebimento dos profissionais será realizado no prédio do Comando da Base até as 5h40.

A Força Aérea Brasileira solicita que a confirmação da participação na cobertura seja enviada para o e-mail imprensa@fab.mil.br, com nome do profissional e veículo de imprensa, até as 19 horas desta sexta-feira, 10 de maio.

TODOS UNIDOS PELO SULA campanha, lançada no dia 30 de abril pela FAB, chegou à marca de 1.500 toneladas de donativos recebidos nas bases aéreas de Brasília, Galeão e São Paulo. A comunidade foi convidada a participar da ação, doando roupas, colchonetes, água potável e gêneros alimentícios não-perecíveis.

O transporte dos donativos está sendo feito diariamente, com destino à Base Aérea de Canoas, por meio de aeronaves da FAB, como o KC-30, do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) – Esquadrão Corsário, e o KC-390 Millennium.

DOAÇÕES CONTINUAM A Força Aérea Brasileira (FAB) continua coletando os donativos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. As doações podem ser entregues das 8h às 18h na Base Aérea de Brasília, na Base Aérea de São Paulo e na Base Aérea do Galeão.

Já os Correios ampliaram o recebimento de doações para agências de todo o Brasil. Mais de 10 mil unidades do país passam a receber itens como água (prioritário), alimentos da cesta básica, material de higiene pessoal, material de limpeza seco, roupas de cama e de banho e ração para pet.

A entidade é responsável pelo transporte dos donativos aos moradores do estado gaúcho e já arrecadou mais de 1,5 mil toneladas de donativos para distribuição à população afetada. Mais de mil toneladas já foram entregues.

VOLUNTARIADO – Os Correios também estão selecionando voluntários para trabalhar na triagem de donativos. O apoio será necessário nos municípios de Cajamar e Guarulhos, no estado de São Paulo; em Brasília (DF), no Setor de Oficinas Sul/SOF Sul; e em Curitiba, Cascavel e Londrina, no Paraná. As inscrições podem feitas pelos e-mails sgreo-bsb@correios.com.br (Brasília), pelo formulário https://forms.office.com/r/aWbDzJ2Ac1 (São Paulo) e voluntariosparana@correios.com.br (Paraná), e devem conter nome completo e telefone de contato. Mais informações sobre a atuação como voluntário também podem ser obtidas nesses e-mails de contato.

COLETA NO RS – No Rio Grande do Sul, as doações podem ser entregues nas agências centrais dos Correios dos municípios São Borja, Santo ngelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobé, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaquã, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butiá, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Fontoura Xavier, Guaporé, Ilópolis, Mato Leitão, Nova Bréscia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teutônia, Taquari, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Em Porto Alegre, a arrecadação ocorre nos Centros de Distribuição Domiciliária Vila Jardim, (Avenida Saturnino de Brito, 46, Vila Jardim), Antônio de Carvalho (Avenida Bento Gonçalves, 6613), Restinga (Estrada Barro Vermelho, 59) e Cavalhada, (Camaquã, 408). Todos funcionam das 8h às 17h e recebem itens como: colchões, cobertores, lençóis de solteiro, água, produtos de higiene, copos plásticos, fraldas infantis e geriátricas e rações para cães e gatos.

PORTAL AEROIN


Mais de 1.400 movimentos aéreos já foram coordenados pela FAB na calamidade na região de Porto Alegre


Da Redação | Publicada em 10/05/2024 14:58

Desde o início da mobilização das aeronaves em apoio à operação de resgate das vítimas da enchente no Rio Grande do Sul (RS), em 1º de maio, e a realização dos voos de resgate nas áreas afetadas, foram contabilizados 1.429 movimentos aéreos na região de Porto Alegre. O controle de tráfego aéreo na região de Porto Alegre está sendo realizado pelos militares do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), Unidade Subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) por meio do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II).

“A demanda anterior às operações humanitárias era de aproximadamente trinta movimentos diários na Base Aérea de Canoas. Somente no dia 08/05, foram registrados 288 movimentos aéreos de aeronaves de resgate das vítimas, demandando maior atenção na manutenção da segurança das atividades aéreas durante a prestação do serviço de controle de tráfego aéreo”, afirma o Comandante do DTCEA-CO, Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto.

Com o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho, a Base aérea de Canoas está recebendo aeronaves envolvidas nos resgates e voos comerciais em apoio as ações de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Até esta quinta-feira (09/05), quatro voos comerciais já pousaram na Base Aérea de Canoas levando donativos e equipamentos para apoio às áreas afetadas no RS. O Controle de Aproximação de Porto Alegre (APP-PA), que está operando remotamente da Sede do DTCEA-CO, presta o serviço de controle de tráfego aéreo às aeronaves que ingressam na sua área de jurisdição.

Para ordenar o fluxo de aeronaves da Base Aérea de Canoas (BACO), a Torre de Controle de Canoas (TWR-CO) provê o controle das aeronaves de pousos e decolagens. “Tanto o APP-PA quanto a TWR-CO estão atuando no controle, ordenamento e segurança das operações aéreas na BACO, quer seja comercial ou humanitária, em apoio à operação de resgate da tragédia no Rio Grande do Sul”, explica o Capitão Emilião.

OUTRAS MÍDIAS


FATOS 24H - Helicóptero da FAB transfere dois pacientes com problemas cardíacos de Cachoeira do Sul para Santa Cruz


Da Redação | Publicada em 10/05/2024 20:07

A chegada de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) em Santa Cruz do Sul chamou a atenção de moradores da região central no início da tarde desta sexta-feira, 10 de maio, por volta das 13h. A aeronave oficial pousou no gramado do campo municipal, que fica situado dentro do Parque da Oktoberfest.

A situação chamou a atenção pois a base aérea para as operações de suporte humanitário na região havia sido transferido, desde terça-feira (7), para a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

De acordo com informações coletadas pela reportagem do Portal Arauto no local, a aeronave da FAB trazia dois pacientes de Cachoeira do Sul. Segundo a tenente Ludmila, da FAB, eles estariam apresentando problemas cardíacos, o que tornou necessário um transporte mais ágil entre Cachoeira e Santa Cruz do Sul.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estava no local aguardando os pacientes que vinham com o helicóptero.

Há seis dias, no sábado (4 de maio), um paciente de 35 anos com problemas cardíacos já havia sido transportado pela FAB de Cachoeira para Santa Cruz do Sul, em razão da enchente ter interrompido as estradas.