NOTIMP - NOTICIÁRIO DA IMPRENSA

Capa Notimp Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.


PORTAL AEROIN


Base Aérea de Porto Velho conclui plano de eficiência energética para reduzir o consumo de energia elétrica


Da Redação | Publicada em 25/04/2024 20:47

A Base Aérea de Porto Velho (BAPV) informa que foi concluído, na quarta-feira passada, dia 17 de abril, um trabalho de um plano de eficiência energética em conjunto com a empresa de energia Energisa, que visa impactar positivamente o consumo e os gastos com energia. 

As modificações elétricas feitas este ano vêm de extensas tratativas e coordenações iniciadas em março de 2023, que culminaram em uma significativa redução no consumo de energia nas instalações da BAPV. Além disso, gerou maior iluminação, trazendo benefícios não somente para as operações militares noturnas, mas principalmente para o meio ambiente e para as finanças públicas.

A partir de agora, a BAPV terá uma redução planejada de 620,63 MWh/ano, o que equivale a uma redução de 103,11 kW de demanda de ponta e uma queda de 29,66% no consumo elétrico anual. Essa economia energética é equivalente ao consumo médio de 309 residências, demonstrando o impacto substancial das modificações feitas. 

Com a implementação bem-sucedida do plano, haverá uma redução mensal de 23 mil reais nos gastos com energia elétrica, totalizando uma economia anual de 276 mil reais.

O Comandante da Base Aérea de Porto Velho, Coronel Aviador Marcos de Oliveira Macedo, ressaltou a importância da colaboração: “Essa parceria exemplifica um compromisso conjunto com a sustentabilidade e a eficiência operacional. Os resultados positivos desse plano não só servirão como exemplo para instituições que buscam maior eficiência energética, mas também incentivarão práticas semelhantes”.

 

 

 

PORTAL PODER AÉREO


Colaboração Real 5 – Episódio 7: O uso de cenários virtuais na operação do caça Gripen no 1º GDA


Redação | Publicada em 25/04/2024 17:31

O novo episódio da 5ª temporada da web série “Colaboração Real – O caça do Brasil” está no ar. Veja como os simuladores de voo do Gripen, instalados no 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), contribuem para a operação do caça.

O sistema auxilia na ambientação dos pilotos da Força Aérea Brasileira com a aeronave e a realização de missões estratégicas com cenários realistas e situações de alta complexidade.

OUTRAS MÍDIAS


Patos Hoje - Em visita técnica, aeronave da Esquadrilha da Fumaça chama atenção em Patos de Minas

Na verdade, trata-se de uma visita técnica de pilotos da Força Aérea Brasileira em preparação para a apresentação que vai acontecer em Patos de Minas.

Maurício Rocha | Publicada em 25/04/2024 14:13

Muitos patenses foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira (25) pela presença de um avião da Esquadrilha da Fumaça sobrevoando os céus da cidade. Na verdade, trata-se de uma visita técnica de pilotos da Força Aérea Brasileira em preparação para a apresentação que vai acontecer em Patos de Minas.

A aeronave da Esquadrilha da Fumaça pousou no Aeroporto de Patos de Minas e fez algumas manobras de reconhecimento do local. Um dos integrantes da Força Aérea Brasileira também foi até a Lagoa Grande, onde será a concentração do público para assistir o espetáculo que será realizado na cidade.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça está marcada para o dia 12 de maio, a partir das 16h e atende a uma solicitação do vereador José Luiz (Podemos) e vai fazer parte das comemorações do aniversário de 132 anos de Patos de Minas.